
Colonos (RS), Centauros (RS), Charrua (RS) e Desterro (SC) se enfrentaram por duas vagas no Super 12 de 2025
Sábado de duelos entre times catarinenses e gaúcho no Rugby XV masculino e feminino por quatro competições diferentes
O sábado foi de grandes duelos no Rugby XV entre times de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No masculino adulto, os olhares estiveram sobre a primeira e a segunda divisões do Campeonato Brasileiro.
Pelo Super 12, a primeira divisão nacional, Charrua, de Porto Alegre, e Joaca, de Florianópolis, duelaram na capital gaúcha em partida atrasada que encerrava a fase de grupo da competição. Já eliminado da luta pelo título, o Charrua fechou sua campanha com vitória por 38 a 21 sobre o vice líder Joaca, que está classificado para a fase final, o hexagonal. O triunfo colocou o Charrua na terceira posição, deixando para trás o outro clube da capital catarinense, o Desterro.
Enquanto isso, no Acesso, a segunda divisão, o Colonos, de Marau, conquistou vitória sobre o Centauros na casa do rival e ficou com o título da Taça Sul, o grupo que envolveu clubes gaúchos e catarinenses. O jogo foi em Estrela e também terminou com celebração para o time mandante, pois o 18 a 12 no placar foi o suficiente para o Centauros ficar com o segundo lugar geral e se garantir no Qualificatório para o Super 12, a competição de promoção à elite nacional. Charrua, Desterro, Colonos e Centauros se enfrentarão em turno único, entre agosto e setembro, para definirem quais serão os dois clubes da região que jogarão o Super 12 em 2025.
No outro jogo do Acesso, o Antiqua, de Pelotas, se despediu com sua primeira vitória na competição ao fazer 34 a 17 sobre os catarinenses do SJB. O clube de São João Batista precisava da vitória para deixar o Centauros para trás e avançar ao Qualificatório, mas acabou superado no Rio Grande do Sul e está eliminado.
BR XV agitou o rugby feminino adulto e o masculino M19 em Florianópolis
Na capital catarinense, o dia foi de largada para o BR XV Desenvolvimento, a divisão de fomento do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV. As seleções de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se enfrentaram nas categorias feminina adulta e masculina M19 e os triunfos couberam aos times da casa.
As catarinenses venceram entre as mulheres por 36 a 12, ao passo que os catarinenses celebraram vitória por 45 a 15 no M19 masculino. As partidas foram válidas pelos confrontos semifinais de ida, com a volta ocorrendo no Rio Grande do Sul em data e local a confirmar.
Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
03/08 – 15h00 – Charrua 38 x 21 Joaca
Árbitro: Felipe Chaves
Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS
*Cidade onde clube tem o mando da maioria de seus jogos
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
2ª rodada do Torneio de Acesso ao Super 12 – 2ª divisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
03/08 – 15h00 – Antiqua UFPel 34 x 17 SJB
Árbitro: Daniel Mallmann
Local: Estádio Marechal Arthur da Costa e Silva – Pelotas, RS
03/08 – 15h00 – Centauros 12 x 18 Colonos
Árbitro: Vilmar Freitas
Local: Campo Delfinense – Estrela, RS
Pontuação:Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por 7 pontos de diferença ou menos = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos de diferença = 0 pontos | Equipe que marcar 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto a mais
BR XV – Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais
Feminino Adulto Desenvolvimento – jogo de ida
03/08 – 11h00 – Santa Catarina 36 x 12 Rio Grande do Sul
Árbitro: Taís Balconi
Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC
Masculino M19 Desenvolvimento – jogo de ida
03/08 – 15h15 – Santa Catarina 45 x 15 Rio Grande do Sul
Árbitro: Fernando Ceolatto
Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC