
Joaca vence Desterro e conta com derrota do Charrua para o Farrapos para se classificar ao hexagonal do Super 12 de Rugby XV
Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV teve ação neste sábado com jogos pela primeira e segunda divisões. Na elite, Farrapos e Joaca venceram, enquanto na segundona o Rio Rugby comemorou
O Super 12 conheceu neste sábado, dia 27, seu último classificado ao Hexagonal final. É o Joaca, de Santa Catarina, que pela primeira vez em sua história está entre os seis melhores times do país.
O clube de Florianópolis venceu hoje o clássico da capital catarinense contra o Desterro e eliminou seu grande rival, que havia chegado ao Hexagonal em 2023. Os Corujas triunfaram por 17 a 15 em jogo emocionante decidido nos detalhes. O Desterro chegou a dois tries na partida, contra um do Joaca, mas foi a indisciplina rubroverde que se provou decisiva e o Joaca garantiu 4 penais certeiros para a vitória.
O resultado somado à derrota do Charrua no clássico gaúcho contra o Farrapos garantiu a classificação do Joaca. O Charrua recebeu em Porto Alegre o invicto Farrapos e precisava do triunfo, mas o que se viu foi uma vitória incontestável dos alviverdes de Bento Gonçalves por 50 a 7, eliminando o rival. O Farrapos chegou a 6 vitórias em 6 jogos.
Rio Rugby está no Qualificatório para o Super 12 e garante também o Carioca
Pelo Acesso, a segunda divisão nacional, o Rio Rugby fechou a Taça RJ com vitória contundente sobre o Itaguaí por 58 a 13, em jogo de 10 tries para o clube da Cidade Maravilhosa. O Rio manteve sua invencibilidade e impôs a segunda derrota para o Itaguaí, que se despediu de suas chances de promoção. O resultado assegurou o Carioca ineditamente ao Qualificatório.
Com isso, Rio Rugby e Carioca enfrentarão São José e Niterói no Qualificatório, o quadrangular que define duas vagas no Super 12 de 2025.
Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
27/07 – 13h30 – Joaca 17 x 15 Desterro
Árbitro: Pedro Oliveira
Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC
27/07 – 15h00 – Charrua 07 x 50 Farrapos
Árbitro: Guilherme Zaparoli
Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS
*Cidade onde clube tem o mando da maioria de seus jogosVitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
2ª rodada do Torneio de Acesso ao Super 12 – 2ª divisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
27/07 – 15h00 – Rio Rugby 58 x 13 Itaguaí
Árbitro: Pedro Anacleto
Local: Prefeitura UFRJ – Rio de Janeiro, RJ
Pontuação:
Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por 7 pontos de diferença ou menos = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos de diferença = 0 pontos | Equipe que marcar 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto a mais
Foto: Kévin Sganzerla