
Jacareí se garante no Hexagonal do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV, no fechamento da fase de grupos
Sábado de encerramento da fase de grupos do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, com o Jacareí (SP) se tornando o quinto time classificado ao Hexagonal Final, somando-se a Pasteur (SP), Poli (SP), SPAC (SP) e Farrapos (RS). Resta apenas uma vaga em aberto no Grupo A, que teve jogos adiados após as chuvas no Rio Grande do Sul
O Super 12 já conhece 5 dos seus 6 classificados ao Hexagonal final. Neste sábado, os grupos B e C foram encerrados e quem seguiu na luta pelo título foi o Jacareí, que fez sua parte e venceu fora de casa o Piracicaba por 78 a 0 pelo Grupo B. A partida foi de 12 tries sem resposta e assegurou os Jacarés no Hexagonal.
Pelo mesmo grupo, o Curitiba não conseguiu cumprir com seu objetivo e foi superado pela já classificada Poli por 36 a 6, em partida de 6 tries para os paulistas. O resultado manteve a invencibilidade da Poli na competição.
Quem também está invicto é o Pasteur, que triunfou em clássico contra o SPAC no Estádio Nicolau Alayon, antes do duelo entre Brasil e Hong Kong China. A partida foi de viradas no placar e muita emoção entre os dois clubes paulistanos mais antigos e acabou com triunfo dos Galos por 36 a 28, em jogo de 5 tries a 4. O SPAC também já estava assegurado no Hexagonal.
Enquanto isso, em Porto Alegre, o Charrua conseguiu uma crucial vitória por 21 a 8 sobre os catarinenses do Desterro, naquele que foi o primeiro jogo na capital gaúcha desde as enchentes. Com 3 tries a 1, o Charrua se manteve vivo na luta contra Joaca e Desterro pela última vaga no Hexagonal. O grupo ainda tem mais 3 partidas pela frente, com os clássicos estaduais no dia 27 entre Charrua e Farrapos, no Rio Grande do Sul, e Joaca e Desterro, em Santa Catarina, seguidos pelo jogo derradeiro no dia 3 de agosto entre Charrua e Joaca.
Por fim, Niterói e São José duelaram em jogo que já não valia mais posição para os dois times. O Niterói batalhou por sua primeira vitória e conseguiu 5 tries, mas os paulistas foram superiores e com 6 tries venceram por 40 a 29. São José e Niterói disputarão o Qualificatório contra dois times do Rio de Janeiro, que ainda serão definidos.
O Hexagonal final começará no dia 10 de agosto.
Engenharia/Leões conquistaram a Taça PR-SP no Acesso
Pela 2ª divisão nacional, o Acesso, o grupo envolvendo equipe paranaenses e paulistas definiu seu campeão nesse sábado com o Engenharia/Leões, da capital paulista, derrotando fora de casa o Tornados Indaiatuba por 23 a 15 em jogo de 3 tries a 1. Os dois clubes avançaram ao Qualificatório, a próxima fase, para enfrentarem Curitiba e Piracicaba pela promoção ao Super 12 de 2025.
Na Taça RS-SC, o São João Batista manteve as disputas completamente em aberto ao derrotar os gaúchos do Centauros em jogo incrível de 43 a 41. Os catarinenses fizeram 6 tries, contra 7 dos gaúchos, mas falaram mais alto na base dos chutes. O resultado manteve os dois times no páreo pela segunda vaga do grupo no Qualificatório. Quem já está classificado é o Colonos, após fazer 48 a 14 sobre o Antiqua, em Pelotas, casa do oponente. O placar eliminou o Antiqua. O grupo ainda terá mais uma rodada, no dia 3 de agosto.
Os vídeos das partidas do Super 12 e do Acesso estarão na íntegra no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
20/07 – 10h30 – Poli 36 x 06 Curitiba
Árbitro: Lucas Saccomanno
Local: SESI Osasco – Osasco, SP
20/07 – 12h00 – Pasteur 36 x 28 SPAC
Árbitro: Paulo Arruda
Local: Estádio Nicolau Alayon – São Paulo, SP
20/07 – 13h00 – Niterói 29 x 40 São José
Árbitro: Ana Cecília Kruschewsky
Local: Piranema Atlético Clube – Seropédica, RJ
20/07 – 14h30 – Piracicaba 00 x 78 Jacareí
Árbitra: Raíssa Alexia Santos
Local: ESALQ – Piracicaba, SP
20/07 – 15h00 – Charrua 21 x 08 Desterro
Árbitro: Taís Balconi
Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS
*Cidade onde clube tem o mando da maioria de seus jogos
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
2ª rodada do Torneio de Acesso ao Super 12 – 2ª divisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
20/07 – 14h00 – SJB 43 x 41 Centauros
Árbitro: Fernando Ceolatto
Local: Estádio Cristóvão Reinert – São João Batista, SC
20/07 – 15h00 – Tornados Indaiatuba 15 x 23 Engenharia/Leões
Árbitro: Lucas Machado
Local: Campo Municipal de Rugby – Indaiatuba, SP
20/07 – 15h00 – Antiqua UFPel 14 x 48 Colonos
Árbitro: Bryan Backes
Local: Estádio Marechal Arthur da Costa e Silva – Pelotas, RS
Pontuação:
Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por 7 pontos de diferença ou menos = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos de diferença = 0 pontos | Equipe que marcar 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto a mais
Foto: Fotojump
Foto: Ale da Costa/Portrait