Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens define as 12 jogadoras finais para Paris 2024

Rugby Sevens feminino dos Jogos Olímpicos será nos dias 28, 29 e 30 de julho no Stade de France, em Paris. Brasil enfrentará França, Estados Unidos e Japão

 

As Yaras estão prontas para Paris 2024. A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens viaja à França nesse sábado, dia 6, onde seguirá preparação aos Jogos Olímpicos na cidade de Saint-Affrique até sua estreia em Paris, no majestoso Stade de France, no dia 28 de julho. Os grupos para o Rugby Sevens foram conhecidos com as brasileiras tendo pela frente as anfitriãs francesa e os Estados Unidos no primeiro dia de ação e o Japão no segundo dia.

O treinador do Brasil, Will Broderick, definiu nesta semana as 12 atletas que defenderão o Brasil em Paris, com mais 2 atletas sendo nomeadas como reservas, para irem a campo em caso de atletas lesionadas. Com isso, a lista original de 18 nomes foi reduzido para 14. “Temos um time preparado para o desafio e cada vez mais motivado, sobretudo após a classificação também para a Copa do Mundo de Rugby XV”, apontou o treinador Will Broderick, em referência ao fato de 6 das atletas convocadas para Paris terem disputado no último sábado o jogo final das eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby XV de 2025 (a modalidade de 15 jogadoras), que resultou em vitória brasileira sobre a Colômbia e classificação inédita para a competição. “Agora é colocar as atletas de volta no ritmo do Rugby Sevens. Ao longo da temporada infelizmente tivemos algumas perdas por lesões durante o Circuito Mundial, como é o caso da Rafaela Zanellato, uma das melhores atletas do mundo, que não se recuperou a tempo. De todo modo, o elenco é aquele que vinha jogando, sem novidade, e estou muito animado com nossos próximos treinamentos, pois vamos implementar coisas novas em nosso jogo, seguindo nosso processo de evolução”, analisou o treinador que se despedirá das Yaras ao final da competição olímpica.

“É uma decisão que comuniquei internamente há um bom tempo atrás e as atletas já sabem desde dezembro passado. Eu sentia que estava fechando um ciclo e foi uma decisão difícil demais, pois entreguei tudo e me doei muito por quatro anos. Aprendi muito neste ciclo e quero encerrar tudo da melhor forma possível, com dedicação total. Ouvir o hino do Brasil e ver a bandeira me arrepiam, desde que joguei pela seleção. Tudo isso significou muito para mim. A decisão de não continuar é para dar espaço para eu buscar novas oportunidades de crescimento. Ter outras experiências me tornará um profissional melhor, mas isso não fecha as portas para no futuro eu retornar ao Brasil. Tomei a decisão num momento de alta das Yaras e tenho orgulho do que pude realizar aqui”, completou.

Das 12 atletas convocadas, a icônica Raquel Kochhann, recuperada de um câncer, e a capitã Luiza Campos defenderão as Yaras no mais importante evento do esporte pela terceira vez em suas carreiras, tendo jogado todas as edições dos Jogos Olímpicos que tiveram Rugby Sevens: o Rio 2016 e Tóquio 2020. Marina Fioravanti, Bianca Silva, as irmãs gêmeas Thalita e Thalia Costa, Mariana Nicolau e Milena Mariano chegarão aos Jogos Olímpicos pela segunda vez, após defenderem o Brasil em Tóquio. Estarão pela primeira vez nas Olimpíadas Marcelle Souza, Yasmim Soares , Gabriela Lima e Gisele Gomes. As duas atletas nomeadas como reservas para lesões são Leila Silva e Aline Furtado, com ambas tendo disputado o torneio de Tóquio.

“Esta convocação é muito especial para mim. Foram quase dois anos afastada dos gramados por causa de uma lesão no joelho e, principalmente, do câncer de mama. Foi um longo processo de recuperação, mas todo o esforço valeu a pena. Consegui voltar à seleção no início de 2024 e agora poderei realizar mais um sonho na carreira: participar dos Jogos de Paris”, comemora Raquel Kochhann.

O Rugby Sevens conta com 12 seleções, divididas em 3 grupos com 4 equipes cada. As 2 primeiras colocadas de cada grupo e as 2 melhores 3ªas colocadas do geral avançarão às quartas de final. Ao todo, são 3 dias de jogos femininos no Stade de France, o principal estádio parisiense.

 

Jogos Olímpicos – Paris 2024

Rugby Sevens Feminino

Grupo A: 🇨🇦Canadá, 🇨🇳China, 🇫🇯Fiji e 🇳🇿Nova Zelândia

Grupo B: 🇿🇦África do Sul, 🇦🇺Austrália, 🇬🇧Grã-Bretanha e 🇮🇪Irlanda

Grupo C: 🇧🇷Brasil, 🇫🇷França, 🇺🇸Estados Unidos e 🇯🇵Japão

*Horários de Brasília

Dia 28/07 (domingo): 12h00 🇧🇷Brasil x França🇫🇷 | 15h00 🇧🇷Brasil x Estados Unidos🇺🇸

Dia 29/07 (segunda-feira): 10h00 🇧🇷Brasil x Japão🇯🇵 | Quartas de final e Semifinais de 9º lugar, das 15h00 às 18h00

Dia 30/07 (terça-feira): Semifinais de 5º lugar, 09h30 a 10h30 e Semifinais de Ouro de 10h30 a 11h30 | 11h30 11º lugar | 12h00 9º lugar | 13h00 7º lugar | 13h30 5º lugar | 14h00 Bronze | 14h45 Ouro

 

CONVOCADAS

1 Mariana Nicolau (São José)

2 Luiza Campos (Charrua)

3 Milena Mariano (São José)

4 Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis)

5 Thalia Costa (Delta)

6 Thalita Costa (Delta)

7 Yasmim Soares (Melina)

8 Marina Fioravanti (Poli)

9 Gabriela Lima (El-Shaddai)

10 Raquel Kochhann (Charrua)

11 Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)

12 Marcelle Souza (El-Shaddai)

Reservas:

13 Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)

14 Aline Furtado (USP)

Comissão técnica:

Will Broderick – Treinador

Dannielle Abreu – Manager

Ismael Arenhardt – Preparador Físico

Nagela Freitas – Fisioterapeuta

Larissa Dourado – Psicóloga

João Luiz “Ige” da Ros – Analista

 

Foto: Fotojump