Jogos Olímpicos Paris 2024: Brasil conhece adversárias no rugby sevens feminino

Yaras fazem sua estreia no dia 28 de julho, na França

A seleção brasileira feminina de rugby sevens conheceu neste domingo, 23, suas adversárias na primeira fase dos Jogos Olímpicos Paris 2024, após sorteio realizado em Mônaco. Os grupos foram sorteados ao final do torneio Pré-Olímpico Mundial, que teve no feminino a China conquistando a última vaga ao superar o Quênia na decisão da vaga.

Em Paris, as Yaras estão no grupo C, ao lado de França, Estados Unidos e Japão, e fazem sua estreia no torneio no dia 28 de julho, no Stade de France.

“Este grupo oferece oportunidades, jogar contra o time que está em casa (França) será um desafio, com o estádio cheio será uma oportunidade incrivel, Estados Unidos e Japão são dois times fortes, com estilos de jogos diferentes. Para nossa preparação será interessante, treinaremos para várias formas de jogar, misturando velocidade e força. Nos prepararemos para todos os cenários possíveis ” Will Broderick, técnico das Yaras Sevens

O Brasil volta a campo no próprio dia 28 para enfrentar um desses três times.. Com 12 seleções divididas em três grupos, os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

No último dia 18, Will Broderick anunciou a lista de convocadas para os Jogos Olímpicos com 18 nomes (veja a lista completa abaixo). Ainda que somente 14 atletas possam ser inscritas no torneio, sendo uma delas na condição de suplente, a opção foi por avaliar a condição física de algumas jogadoras até às vésperas do embarque para a França.

O Brasil viaja em 7 de julho para Saint-Affrique (França), a 650km de Paris, para duas semanas de aclimatação. No local, a equipe terá à disposição uma base de treinamento exclusiva, com direito a campo oficial, refeitório e academia. Já no dia 21, desembarcam na cidade-sede dos Jogos e ingressam na Vila Olímpica.

As Yaras participaram de todas as edições dos Jogos Olímpicos desde que o rugby sevens foi incluído no programa olímpico. No Rio 2016, a seleção venceu três partidas – duas contra o Japão e uma contra a Colômbia – e ficou na 9º colocação. Já em Tóquio 2020, nova vitória contra as japonesas e 11ª posição no geral.

Tupis agora miram Los Angeles 2028

A seleção brasileira masculina de rugby sevens, os Tupis, encerrou neste sábado, 22, sua participação no Pré-olímpico Mundial, em Mônaco, após partida contra Hong Kong China: 36 a 0 para os asiáticos.

Com o resultado, a equipe registrou sua segunda derrota no Grupo C e não avançou à próxima fase da competição.

“Sabíamos que não seria fácil conquistar a vaga olímpica, já que apenas o campeão vai aos Jogos. Mas levamos uma equipe jovem, e este é um trabalho de longo prazo, no qual optamos por abrir espaço a talentos do rugby brasileiro e dar experiência internacional a eles. Acreditamos que esta equipe possa conquistar bons resultados neste novo ciclo”, afirma o treinador da seleção brasileira, Lucas “Tanque” Duque.

Na última sexta-feira, o Brasil fez sua estreia na competição contra a Espanha: 38 a 0. Foi o primeiro confronto entre as equipes em 24 anos. A seleção ainda faria um terceiro jogo no torneio, mas a partida acabou cancelada após Papua Nova Guiné desistir do Pré-olímpico a poucos dias do início do evento.

Estão classificados para o torneio olímpico de rugby sevens masculino as seguintes seleções: França, Argentina, Fiji, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, Uruguai, Estados Unidos, Quênia, Japão, Samoa e a campeã do Pré Olímpico, a África do Sul. Os sul-africanos derrotaram na final em Mônaco a Grã-Bretanha por 14 a 5 neste domingo, em duelo de medalhistas olímpicos das edições passadas (os sul-africanos venceram o bronze no Rio 2016, na mesma edição que os britânicos foram prata).

Jogos Olimpicos Paris 2024 – Rugby Sevens

Confira abaixo o calendário de jogos do Brasil em Paris 2024 (sempre no horário de Brasília):

28 de julho
A definir – Brasil x Oponente Grupo C
A definir – Brasil x Oponente Grupo C

29 de julho
A definir – Brasil x Oponente Grupo C
15h00 – Disputa de 9º a 12º lugares
15h30 – Disputa de 9º a 12º lugares
16h00 – Quartas de final 1
16h30 – Quartas de final 2
17h00 – Quartas de final 3
17h30 – Quartas de final 4

30 de julho
9h30 – Disputa de 5º a 8º lugar
10h00 – Disputa de 5º a 8º lugar
10h30 – Semifinal 1
11h00 – Semifinal 2
11h30 – Disputa de 11º e 12º lugares
12h00 – Disputa de 9º e 10º lugares
13h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
13h30 – Disputa de 5º e 6º lugares
14h00 – Disputa pelo Bronze
14h45 – Final

Torneio feminino
Grupos
A: Nova Zelândia, Fiji, Canadá, China
B: Austrália, Irlanda, Grã-Bretanha, África do Sul
C: França, Estados Unidos, Japão, Brasil

Torneio masculino
Grupos
A: Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul, Japão
B: Argentina, Austrália, Samoa, Quênia
C: Fiji, França, Estados Unidos, Uruguai

 

Lista de pré-convocadas do Brasil para os Jogos Olímpicos:

Aline Furtado – USP (SP)
Anne Santos – El-Shaddai (RJ)
Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Camilla Ísis Carvalho – El-Shaddai (RJ)
Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP)
Marcelle Souza – El-Shaddai (RJ)
Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Luiza Campos – Charrua (RS)
Mariana Nicolau – São José (SP)
Marina Fiovaranti – Poli (SP)
Milena Mariano – São José (SP)
Rafaela Zanellato – Curitiba (PR)
Raquel Kochhann – Charrua (RS)
Thalia Costa – Delta (PI)
Thalita Costa – Delta (PI)
Yasmim Soares – Melina (MT)

Foto: World Rugby