Brasil bate Argentina e Bélgica e lidera em torneio decisivo do Circuito Mundial de Rugby Sevens feminino
Yaras abriram as disputas da etapa final do SVNS na Espanha com vitórias contundentes sobre Bélgica (45 a 5) e Argentina (31 a 12). Com transmissões ao vivo do Star+, competição vale 4 vagas na elite mundial do Rugby Sevens para a temporada 2024-25
Entre sexta (31) e domingo (2), o estádio do Atlético de Madrid está recebendo a etapa final do Circuito Mundial de Rugby Sevens 2023-24 (HSBC SVNS), que conta com torneios masculinos e femininos, com disputas pelo título mundial e pelas repescagens de prom0ção e rebaixamento para a próxima temporada.
Entre as mulheres, o Brasil terminou a temporada regular da 1ª divisão mundial na melhor colocação da história, o 10º lugar geral, mas tem agora que disputar a repescagem para se manter entre as 12 melhores seleções do mundo. O torneio da repescagem reúne as seleções classificadas de 9º a 12º lugares da 1ª divisão e as seleções que ficaram de 1º a 4º lugares na segunda divisão, valendo 4 vagas na 1ª divisão de 2024-25.
As Yaras começaram com tudo a fase de grupos com vitórias contundentes sobre Bélgica e Argentina. Contra as belgas, as brasileiras largaram em desvantagem com try de Stevins, mas brilharam com uma avalanche de 7 tries sem resposta. As artilheiras Bianca e Thalia marcaram 2 tries cada, enquanto Gabi, Yasmim e Thalita marcando 1 try cada, ao passo que Raquel acertou 5 chutes de conversão para fechar o placar em 45 a 5.
Ver essa foto no Instagram
Contra as argentinas, o Brasil se impôs por 31 a 12, em jogo um pouco mais disputado. As Yaras saíram na frente com try na velocidade de Thalia, mas as Yaguaretés empataram com try de Reding. O Brasil deu logo o troco com nova corrida de Thalia e foi ao intervalo em vantagem de 19 a 7 após try de Bianca. Raquel ampliou com novo try na volta para o segundo tempo, enquanto Escalante reduziu para as argentinas. No fim, Milena fez longa corrida para o try que selou o triunfo brasileiro no clássico sul-americano, mantendo o tabu do Brasil jamais ter perdido para a Argentina em torneios oficiais.
No sábado, o Brasil encerra a fase de grupos encarando a África do Sul. Todas as equipes avançarão ao playoff decisivo, que terá o primeiro de cada grupo enfrentando o quarto do outro grupo e o segundo de cada grupo encarando o terceiro do outro lado. Com isso, as brasileiras ficarão atentas à chave de Japão, China, Espanha e Polônia.
Torneio de 🇪🇸Madri – 31 de maio, 1ºe 2 de junho
Torneio de Repescagem
A: 🇯🇵Japão, 🇪🇸Espanha,🇨🇳China, 🇵🇱Polônia
B: 🇧🇷Brasil, 🇿🇦África do Sul, 🇦🇷Argentina, 🇧🇪Bélgica
*Horários de Brasília
Sexta-feira, dia 31 de maio
🇿🇦África do Sul 24 x 07 Argentina🇦🇷
🇧🇷Brasil 45 x 05 Bélgica🇧🇪
🇿🇦África do Sul 40 x 07 Bélgica🇧🇪
🇧🇷Brasil 31 x 12 Argentina🇦🇷
🇪🇸Espanha 07 x 12 China🇨🇳
🇯🇵Japão 32 x 00 Polônia🇵🇱
🇪🇸Espanha 45 x 00 Polônia🇵🇱
🇯🇵Japão 14 x 17 China🇨🇳
Sábado, dia 1º de junho
🇦🇷Argentina x Bélgica🇧🇪
🇧🇷Brasil x África do Sul🇿🇦 – 08h51 (Star+ ao vivo)
🇨🇳China x Polônia🇵🇱
🇪🇸Espanha x Japão🇯🇵
Domingo, dia 2 de junho
10h08 a 11h56 – Playoff, a definir
Convocados
Luiza Campos (Charrua)
Mariana Nicolau (São José)
Raquel Kochhann (Charrua)
Thalia Costa (Delta)
Bianca Silva (Leoas)
Mariana “Tchoba” Fioravanti (Poli)
Marcelle Souza (El-Shaddai)
Milena Mariano (São José)
Thalita Costa (Delta)
Yasmim Soares (Melina)
Gabriela Lima (El-Shaddai)
Leila Silva (Leoas)
Isadora Lopes (Melina)
Comissão técnica:
Will Broderick – Treinador (Head Coach)
João Luiz “Ige” da Ros – Assistente técnico
Ismael Arenhardt – Preparador físico
Larissa Dourado – Psicóloga
Nagela Freitas – Fisioterapeuta
Dannielle Abreu – Manager
Foto: World Rugby