
Super 12, Campeonato Brasileiro de Rugby XV, chega à segunda rodada com clássicos paulistas
Dois clássicos paulistas agitam a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV: Poli contra Jacareí e São José versus Pasteur. Ainda duelam Piracicaba e Curitiba, no interior paulista, e Niterói e SPAC, em Cachoeiras de Macacu
O Super 12 chega à segunda rodada para seus grupos B e C nesse sábado, dia 18, com quatro confrontos. Primeiro, Poli e Jacareí duelam na USP, em São Paulo, às 13h30. Depois, os demais jogos serão às 15h00 com São José e Pasteur fazendo clássico estadual, enquanto o Piracicaba receberá o Curitiba. Já o SPAC visitará o Niterói, que mandará sua partida no interior fluminense, em Cachoeiras de Macacu.
O duelo entre Poli e Jacareí é muito aguardado, pois decidiu o título brasileiro de 2022, vencido pelos paulistanos. A Poli ostenta invencibilidade de quatro jogos contra os Jacarés, com o clube do Vale do Paraíba tendo vencido os politécnicos pela última vez na primeira fase do Brasileiro de 2022. O confronto é historicamente parelho, com 12 vitórias para a Poli e 10 para o Jacareí em competições oficiais da categoria.
São José e Pasteur são dois clubes com laços históricos, ambos com um pé no rugby francês. O duelo tem grande rivalidade desde as categorias de base, com os Galos levando a melhor nos últimos anos, com 5 vitórias consecutivas. A última derrota do Pasteur para o São José foi em 2019, ano que os joseenses ergueram a taça do Super 12 pela última vez. O Pasteur, desde então, vem levando a melhor e foi campeão brasileiro invicto em 2023.
Por sua vez, a ESALQ-USP, em Piracicaba, receberá o duelo entre o time da casa e o Curitiba, ambos chegando ao duelo com derrotas na primeira rodada. Os dois times já se enfrentaram no Campeonato Brasileiro, com o Curitiba derrotando o Piracicaba por 45 a 10 em casa no ano passado. Agora, será o primeiro duelo na casa do “Pira”.
Por fim, Niterói e SPAC farão o duelo histórico do Campeonato Brasileiro, que opõe dois dos clubes mais antigos do país. A rivalidade é histórica, com o SPAC 13 vezes campeão brasileiro e o Niterói 6 vezes. Em 2016, o duelo até ganhou taça própria, dada pelo programa “Mesa Oval” e pelo “Portal do Rugby”, a Taça Irmãos Turnbull, em tributo aos ex jogadores Ian e Colin Turnbull, que defenderam os dois clubes. O “Nikity’ venceu os paulistanos por 59 a 10 no encontro final pela taça em 2016. No entanto, Niterói e SPAC só voltaram a se enfrentar em 2023 desde então, com o SPAC vencendo por 40 a 14.
Os jogos do Grupo A, que envolvem clubes gaúchos, foram adiados. Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
2ª rodada do Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
x
18/05 – 13h30 – Poli x Jacareí
Árbitro: Paulo Arruda
Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
x
18/05 – 15h00 – Piracicaba x Curitiba
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Local: ESALQ – Piracicaba, SP
x
18/05 – 15h00 – São José x Pasteur
Árbitro: Lucas Saccomanno
Local: CT Ange Guimera – Poliesportivo Campo dos Alemães – São José dos Campos, SP
x
18/05 – 15h00 – Niterói x SPAC
Árbitro: Cauã Ricardo Santos
Local: Vila Olímpica – Cachoeiras de Macacu, RJ
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Foto: Rodrigo Correia / Agência NTZ