
Cobras Brasil Rugby conquista vitória histórica sobre o Peñarol na abertura do Super Rugby Américas
Equipe brasileira que disputa o Super Rugby Américas derrotou o atual campeão, o Peñarol, do Uruguai, na primeira partida da temporada. O jogo teve o apoio da Prefeitura de Jacareí (SP), que receberá todas as partidas dos Cobras em 2024
O Super Rugby Américas, a liga profissional de rugby XV do continente, começou neste fim de semana e a primeira rodada foi histórica para o rugby brasileiro. O Cobras Brasil Rugby derrotou pela primeira vez o Peñarol, do Uruguai, campeão da competição em 2022 e em 2023 e recheado de atletas que disputaram a última Copa do Mundo. A partida se encerrou em emocionantes 15 a 13 para o time brasileiro, que mostrou sua força em casa e premiou a torcida que compareceu em peso ao Estádio Du Cambusano, em Jacareí.
“Esta vitória é muito importante porque é o primeiro passo de todo um trabalho que já vinha forte e que ainda terá os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo no segundo semestre. Soubemos enfrentar o atual campeão e tivemos muita entrega do começo ao fim. Confiamos o tempo todo que podíamos ganhar e a vitória veio”, comentou o capitão Cleber “Gelado” Dias. “É muito gratificante jogar diante da torcida e queremos fazer de Jacareí uma fortaleza nossa”, complementou o terceira linha dos Cobras, que são apoiados pela Irko Hirashima, Superbid Exchange, Universal Assistance e BRG.
Os primeiros pontos da partida saíram de penal chutado por João Amaral para os Cobras. Porém, o Peñarol deu o troco e virou o placar com try em maul finalizado por Myszka. Zuccarino ainda puniu penal dos Cobras pouco depois abrindo 8 a 3, mas antes do intervalo os uruguaios foram reduzidos a 14 homens com amarelo a Mathias.
O segundo tempo foi dos Cobras, que empataram o duelo com try de Endy Willian, que finalizou jogada de velocidade depois que os Cobras ganharam bola na disputa aérea de chute. O troco uruguaio veio pouco depois com try de Mieres em passes até a ponta, mas os Cobras que teriam o momento final. Em maul, Endy finalizou o movimento com try que seria recompensando com a conversão da vitória chutada por Amaral. No fim, o Peñarol ainda pressionou, mas a defesa dos Cobras foi sólida e a vitória assegurada.
“Foi um jogo muito duro, como esperado, e muito importante. Conseguimos construir o jogo desde o início e fomos ganhando confiança. A parte mental foi muito positiva e fomos sólidos até o fim contra um time muito forte”, comentou o treinador Josh Reeves. Foi a primeira vitória brasileira na categoria sobre um time uruguaio desde 1964, quebrando longo jejum.
O próximo jogo dos Cobras será novamente em Jacareí, no dia 24 de fevereiro, contra o Dogos, da Argentina, que estreou na sexta vencendo o Raptors, dos Estados Unidos, por 56 a 8. O jogo será às 16h00, novamente no Estádio Du Cambusano, com 1 kg de alimento não perecível como ingresso.
Todos os eventos dos Cobras têm a Vila dos Cobras, o espaço de festa, com comidas, bebidas e música para torcedores e jogadores celebrarem o rugby juntos.
15 X 13
17/02 – 15h00 – Cobras 15 x 13 Peñarol
Local: Estádio Municipal Du Cambuzano – Jacareí, SP
Árbitro: Tomàs Bertazza | Assistentes:
Pablo de Luca e
Guilherme Zaparolli | TMO:
Victor Hugo Barboza
Cobras
Tries: Endy (2)
Conversões: Amaral (1)
Penal: Amaral (1)
15 Agustín Llano, 14
Ariel Rodrigues, 13
Lorenzo Massari, 12
Robert Tenório, 11
Alain Altahona, 10
João Amaral, 9
Douglas Rauth, 8
Adrio de Melo, 7
Matheus “Nego” Cláudio, 6
Cleber “Gelado” Dias (c), 5
Gabriel “Fúria” Oliveira, 4
Franco Carrera, 3
Francisco Moreno, 2
Endy Willian Pinheiro, 1
Brendon Alves;
Suplentes: 16 Henrique Ferreira, 17
Luciano Gabellieri, 18
Levy Marinho, 19
Ben Donald, 20
Rafael “Latrell” Teixeira, 21
Pedro Aparecido, 22
Lucas Spago, 23
Daniel “Maranhão” Lima;
Treinador: Josh Reeves
Peñarol
Try: Myszka e Mieres
Penais: Zuccarino (1)
15 Baltazar Amaya, 14
Gastón Mieres, 13
Bautista Basso, 12
Juan Manuel Alonso, 11
Mateo Viñals, 10
Juan Andrés Zuccarino, 9
Santiago Álvarez, 8
Manuel Diana, 7
Lucas Bianchi, 6
Santiago Civetta (c), 5
Felipe Aliaga, 4
Juan Manuel Rodriguez, 3
Mathias Franco, 2
Joaquín Myzska, 1
Mateo Sanguinetti;
Suplentes: 16 Francisco Garcia, 17
Mateo Perillo, 18
Duban Silvera, 19
Agustín Morales, 20
Manuel Rosmarino, 21
Juan Manuel Tafernaberry, 22
Ícaro Amarillo, 23
Juan Bautista Hontou;
Treinador: Leonardo Senatore
Classificação
Vitória = 4 pontosEmpate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Foto: Bruno Ruas @ruasmidia | Cobras Brasil Rugby