Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino, tem seus times confirmados para 2024

Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, terá início em setembro com a primeira etapa. São planejadas mais duas etapas, em outubro e novembro

 

O Super Sevens 2024 tem seus participantes confirmados. A competição máxima do rugby sevens feminino contará com uma 1ª divisão com 8 clubes, que jogarão um total de 3 torneios, e uma 2ª divisão, igualmente com 8 clubes, que jogarão 2 torneios.

A 1ª divisão de 2024 contará com os seis primeiros colocados da temporada 2023, o campeão da 2ª divisão de 2023 e o melhor classificado do Brasil Sevens 2023. Com isso, estarão na elite feminina deste ano Niterói (Niterói, RJ), Melina (Cuiabá, MT), Curitiba (Curitiba, PR), São José (São José dos Campos, SP), Delta (Teresina, PI), Pasteur (São Paulo, SP), El-Shaddai (Rio de Janeiro, RJ) e Rio Rugby (Rio de Janeiro, RJ). O Pasteur (7º colocado do Super Sevens 2023 e 2º melhor colocado do Brasil Sevens) não estava garantido na primeira divisão, mas herdou a vaga que era do Band Saracens, 3º colocado da 1ª divisão de 2023.

O Band Saracens, de São Paulo (SP), encerrou suas atividades e, com isso, deixou a competição. “Após 40 anos de existência, o Band Saracens decidiu encerrar suas atividades em 2024. Buscando sua continuidade no cenário competitivo nacional, a categoria feminina do Band decidiu migrar integralmente (atletas e staff) para a Poli, hoje um dos maiores clubes do Brasil. Esperamos com isso, dar prosseguimento ao nosso projeto campeão e em breve voltar ao pódio do cenário nacional onde nos encontramos desde 2018.” Carolina Palazzini, atleta e ex vice presidente do Bandeirantes.

“Conversamos com todas as partes envolvidas e entendemos que este era o caminho mais correto. O Bandeirantes teve uma bela história no rugby nacional e conseguiu grandes resultados recentes com sua categoria feminina, mas com o encerramento do CNPJ do clube existe de fato uma quebra na continuidade institucional. A comissão técnica e as atletas que estavam no Band confirmaram que irão se transferir para a Poli e desejamos boa sorte a todas no novo trabalho. Em campo, elas terão a oportunidade de subir ao Super Sevens caso consigam os resultados necessários já no Brasil Sevens 2024, no fim do ano”, comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Brasil Rugby.

Com a manutenção do Pasteur na elite nacional, os participantes da 2ª divisão do Super Sevens 2024 serão: Leoas de Paraisópolis (São Paulo, SP), Maringá (Maringá, PR), Jacareí (Jacareí, SP), Goianos (Goiânia, GO), Desterro (Florianópolis, SC), USP (São Paulo, SP), Charrua (Porto Alegre, RS) e Rugby Sem Fronteiras (Brasília, DF). O time brasiliense não estava garantido na competição, mas herdou a vaga aberta pelo Pasteur por ter sido o melhor colocado no Brasil Sevens 2023 entre os times não classificados até então ao Super Sevens.

A primeira etapa está planejada para os dias 28 e 29 de setembro, ao passo que a segunda etapa deverá ocorrer nos dias 19 e 20 de outubro. Já a terceira e última etapa está planejada para 16 e 17 de novembro. No entanto, as datas poderão sofrer alterações. Os locais de cada etapa ainda serão confirmados, bem como a composição de torneios de cada etapa, uma vez que cada etapa contará com a primeira divisão adulta somada a mais algum torneio (segunda divisão adulta e/ou juvenil).

O modelo de disputas segue o mesmo de 2023. As 6 primeiras colocadas de 2024 garantirão permanência na 1ª divisão de 2025, ao passo que a campeã da 2ª divisão será promovida. A última vaga na 1ª divisão de 2025 será do time melhor colocado no Brasil Sevens, abrindo chance de permanência para a 7ª e a 8ª colocadas da 1ª divisão ou de promoção à elite nacional para as demais equipes da 2ª divisão e para clubes que não jogaram o Super Sevens em 2024. O Brasil Sevens 2024 está marcado para 14 e 15 de dezembro, mas poderá ainda sofrer alteração em sua data.

 

Super Sevens 2024

1ª divisão: Niterói (Niterói, RJ), Melina (Cuiabá, MT), Curitiba (Curitiba, PR), São José (São José dos Campos, SP), Delta (Teresina, PI), Pasteur (São Paulo, SP), El-Shaddai (Rio de Janeiro, RJ) e Rio Rugby (Rio de Janeiro, RJ)

2ª divisão: Leoas de Paraisópolis (São Paulo, SP), Maringá (Maringá, PR), Jacareí (Jacareí, SP), Goianos (Goiânia, GO), Desterro (Florianópolis, SC), USP (São Paulo, SP), Charrua (Porto Alegre, RS) e Rugby Sem Fronteiras (Brasília, DF)

 

1ª etapa: 28 e 29 de setembro

2ª etapa: 19 e 20 de outubro

3ª etapa: 16 e 17 de novembro

 

Foto: Fotojump