
Brasil Sevens tem seus grupos e tabela definidos
Brasil Sevens, competição nacional de rugby sevens para clubes, acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, no SPAC, em São Paulo, com transmissão do Canal Olímpico do Brasil
O Brasil Sevens está chegando com os torneios masculino e feminino adultos movimentando 34 equipes, de 11 estados diferentes, de todas as regiões do país. Neste ano, o Brasil Sevens servirá como a principal competição masculina da categoria, valendo Bolsa-Atleta para os clubes classificados nos três primeiros lugares. Serão 16 clubes masculinos, jogando em formato convencional de 4 grupos com 4 times cada.
Já para o feminino, o Brasil Sevens vale como a segunda competição nacional, tendo o Bolsa-Atleta já sido definido pelo Super Sevens, o circuito nacional. No entanto, o torneio feminino do Brasil Sevens terá peso, pois valerá as vagas remanescentes no Super Sevens 2024. O Brasil Sevens feminino contará com 18 clubes participantes, divididos em 6 grupos com 3 times cada na 1ª fase. Os campeões de cada grupo avançarão à segunda fase, sendo novamente divididos em 2 grupos com 3 times cada, dos quais sairão os 2 finalistas.
Dos 18 participantes do torneio feminino, 5 já estão garantidos na 1ª divisão do Super Sevens do ano que vem (são eles Niterói, Melina, Curitiba, São José e El-Shaddai, que irão a campo apenas pensando no título da competição). Com isso, os demais 13 participantes jogarão por 1 vaga na 1ª divisão do Super Sevens de 2024. Para além da vaga na elite do Super Sevens, ainda estarão em disputa as vagas remanescentes na 2ª divisão do Super Sevens de 2024. Band Saracens e Delta, que estão na 1ª divisão do Super Sevens, optaram por não participar do Brasil Sevens.
A competição ocorrerá em conjunto com o tradicional SPAC Lions 7s, que ainda contará com torneios de veteranos (mais de 35 anos), golden oldies (mais de 45), e outro torneio adulto masculino voltado para times não inscritos no Brasil Sevens. O SPAC Lions 7s é organizado pelo SPAC, com apoio da Brasil Rugby. Ao todo, o Lions de 2023 contará com 51 equipes e quase 800 atletas. As partidas ocorrerão nos dois campos da sede do SPAC em Santo Amaro – Campo 1, isto é, o campo tradicional de rugby, e o Campo 2, originalmente de futebol.
Clique aqui para baixar a tabela completa de sábado do SPAC Lions, incluindo os jogos todos torneios que não fazem parte do Brasil Sevens. Clique aqui para a tabela de domingo.
BRASIL SEVENS 2023
Masculino
Grupo A: Jacareí (SP),
Niterói (RJ),
Melina (MT) e
Rugby Sem Fronteiras (DF)
Grupo B: Pasteur (SP),
Curitiba (PR),
BH (MG) e
Cabanos (PA)
Grupo C: Poli (SP),
SPAC (SP),
Desterro (SC) e
Iguanas (SP)
Grupo D: São José (SP),
Farrapos (RS),
Leões de Paraisópolis (SP) e
Porto Seguro (BA)
Feminino
Grupo A: Niterói (RJ),
USP (SP) e
Cuiabá (MT)
Grupo B: Melina (MT),
Desterro (SC) e
Rugby Sem Fronteiras (DF)
Grupo C: Curitiba (PR),
Rio Rugby (RJ) e
URA (SP)
Grupo D: São José (SP),
Goianos (GO) e
Porto Seguro (BA)
Grupo E: Pasteur (SP),
Jacareí (SP) e
Charrua (RS)
Grupo F: Leoas de Paraisópolis (SP),
El-Shaddai (RJ) e
Poli (SP)
Jogam por vaga na 1ª divisão do Super Sevens 2024: Pasteur, Leoas de Paraisópolis, Jacareí, Desterro, Goianos, Rio Rugby, USP, Charrua, Poli, URA, Cuiabá, Rugby Sem Fronteiras e Porto Seguro;
Jogam por vaga na 2ª divisão do Super Sevens 2024: USP, Charrua, Poli, URA, Cuiabá, Rugby Sem Fronteiras e Porto Seguro;
Foto: Fotojump