Copa do Mundo de Rugby terá Argentina e Nova Zelândia, Inglaterra e África do Sul nas semifinais
As quartas de final da Copa do Mundo de Rugby foram emocionantes ao longo do fim de semana e tiveram vitórias de Argentina, Nova Zelândia, Inglaterra e África do Sul sobre, respectivamente, Gales, Irlanda, Fiji e França. O Mundial está sendo exibido nos canais ESPN e Star+
Um dos maiores eventos esportivos do ano, a Copa do Mundo de Rugby está sendo realizada neste ano na França e teve sua fase de quartas de final no último fim de semana com jogos que não desapontaram, com a jornada sendo considerada pelos especialistas uma das maiores de todos os tempos. Com os resultados, na sexta-feira, dia 21, a Argentina medirá forças com a Nova Zelândia, ao passo que no sábado tem África do Sul contra Inglaterra, a reedição da final do último Mundial, em 2019. Nova Zelândia e África do Sul têm três títulos e são os maiores campeões, enquanto os ingleses somam uma conquista e os argentinos buscam pela primeira vez na história chegarem à final.
“O que testemunhas no fim de semana foram quatro quartas de final decididas no apagar das luzes, com muita emoção e com o mais alto nível de rugby. Os jogos elevaram a modalidade a um patamar acima do sonhada, com jogos eletrizantes do começo ao fim. Muita bola em jogo, lá e cá, com chuva de pontos e show de tática e técnica”, comentou Victor Ramalho, comentarista dos canais ESPN.
No sábado, a Argentina alcançou pela terceira vez em sua história a fase semifinal ao derrotar Gales, de virada, por 29 a 17, depois de sair perdendo por 10 a 0. Foi apenas nos últimos instantes que os Pumas, como são conhecidos os argentinos, ampliaram o marcador com try decisivo do ídolo Nicolás Sánchez.
A sequência do sábado opôs a primeira colocada do Ranking Mundial, a Irlanda, e a maior campeã da competição, a tricampeã Nova Zelândia, conhecida como All Blacks. Nos últimos oito confrontos entre os dois países, os irlandeses tinham vencido cinco vezes e chegaram à partida com 17 jogos de invencibilidade, o que os colocava a apenas uma vitória do recorde mundial, que era de 18 vitórias da própria Nova Zelândia entre 2015 e 2016. Os All Blacks deram show e derrotaram os irlandeses no detalhe, 28 a 24, em partida de três tries para cada lado.
No domingo, a Inglaterra seguiu na busca pelo segundo título de sua história ao derrota a zebra Fiji, que chegava pelas terceira vez à fase de quartas de final. Os fijianos produziram uma partida memorável e chegaram a levar o jogo aos minutos finais empatado em 24 a 24, mas no fim um drop goal e um penal selaram a vitória da Inglaterra por 30 a 24.
Por fim, o último jogo das quartas opôs a seleção da casa, a França, uma das grandes favoritas ao título, e a atual campeã mundial, a África do Sul, conhecida como Springboks. O ritmo de jogo foi alucinante e as viradas no placar constantes, com o jogo merecendo ser lembrado por gerações de fãs do rugby. Diante de mais de 80 mil torcedores, os Springboks emergiram vitoriosos por 29 a 28, em jogo de quatro tries a três. A França celebrou o retorno do craque Antoine Dupont, ex melhor do mundo, mas foi a África do Sul que falou mais alto, liderada pelo veterano Eben Etzebeth, que fez o try da vitória.
Apesar da derrota da França, o Mundial está sendo considerado um sucesso e promete bater todos os recordes de público e audiência de sua história. É a 10ª edição da competição.
O que é o Rugby?
O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.
“O Rugby é um esporte apaixonante, muito dinâmico, de conquista territorial e criação de espaços. Apesar do intenso contato físico, o jogo é muito legal e com regras que buscam zelar pela integridade dos atletas”, comentou Victor Ramalho, comentarista de rugby dos canais ESPN e Star+.
Classificação final da fase de grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2023 (após 4 jogos por time)
Mata-mata
Quartas de final
14 de Outubro (Sábado) – 12h00 – Gales 17 x 29 Argentina | 16h00 – Irlanda 24 x 28 Nova Zelândia
15 de Outubro (Domingo) – 12h00 – Inglaterra 30 x 24 Fiji | 16h00 – França 28 x 29 África do Sul
Semifinais
20 de Outubro (Sexta) – 16h00 – Nova Zelândia x Argentina
21 de Outubro (Sábado0 – 16h00 – Inglaterra x África do Sul
Final
27 de Outubro – 16h00 – 3º lugar
28 de Outubro – 16h00 – Final
Foto: África do Sul derruba a seleção da casa, a França – Foto: Rugby World Cup / Divulgação