
Vai começar o Super Sevens 2023, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens
O Super Sevens terá sua primeira etapa nesse fim de semana, nos dias 16 e 17 de setembro, em Jacareí (SP), com 8 clubes disputando a 1ª divisão e outros 8 na 2ª divisão. As finais terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Brasil Rugby
Sábado (dia 16) e domingo (17) serão do melhor do rugby sevens feminino de clubes brasileiro em Jacareí (SP). Será dada a largada para o Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino da modalidade, que reunirá 16 clubes, sendo 8 na primeira divisão e outros 8 na 2ª divisão, com um total de sete estados representados: São Paulo (com 6 clubes), Rio de Janeiro (4), Paraná (2), Santa Catarina (1), Goiás (1), Mato Grosso (1) e Piauí (1).
O Melina, de Cuiabá (MT), é o atual bicampeão brasileiro (2021 e 2022) e tem o favoritismo, mas terá forte concorrência de outros clubes, como as paulistas do Band Saracens (da capital) e do São José, que terminaram no pódio de 2022.
A 1ª etapa marca o retorno da ação do rugby sevens nacional feminino, após o primeiro semestre ter sido dedicado ao rugby XV feminino. Os jogos serão na “Toca do Jacaré,” o Campo do Balneário, com entrada gratuita.
O Super Sevens
O Super Sevens é jogado no sistema de circuito, com 3 torneios (etapas) somadas valendo o título da 1ª divisão e 2 torneios valendo o título da 2ª divisão. Após o torneio de Jacareí, haverá ainda uma etapa nos dias 7 e 8 de outubro, que será a penúltima da 1ª divisão e a última da 2ª divisão, e uma última etapa da 1ª divisão nos dias 11 e 12 de novembro.
Na 1ª divisão, ao final de 3 etapas, os 3 melhores clubes na somatória geral garantirão o Bolsa-Atleta, com o primeiro colocado sendo declarado campeão brasileiro. Além disso, os 6 primeiros colocados garantirão permanência na 1ª divisão para 2024, enquanto o 7º e o 8º colocados terão que disputar vaga na 1ª divisão pelo Brasil Sevens, outra competição nacional da categoria que ocorrerá em dezembro.
Na 2ª divisão, o campeão na soma das duas etapas será promovido à 1ª divisão de 2024, além de quem for rebaixado da 1ª divisão de 2023. Para completar, os clubes classificados de 2º a 6º garantirão permanência na 2ª divisão em 2024. O Brasil Sevens também determinará os últimos participantes para 2024.
Em cada etapa do Super Sevens, o primeiro colocado ganhará 10 pontos, o segundo 8, o terceiro 7, o quarto 6, o quinto 5, o sexto 3, o sétimo 2 e o oitavo 1.
O que esperar da 1ª divisão?
Na 1ª divisão, o Melina buscará manter a forma após vencer 5 dos 6 torneios disputados em 2022. O Niterói, campeão brasileiro de 2017 e 2018, as piauienses do Delta e as paulistas do Pasteur, campeãs da 2ª divisão de 2022, fecham o grupo com a missão de encararem o Melina.
O Grupo B terá a dupla de Band Saracens, campeão do Super Sevens 2019, e São José, atual campeão paulista, tendo a concorrência de Curitiba, campeão nacional em 2015 e 2016, e as Leoas de Paraisópolis, da capital paulista.
Novidades na 2ª divisão
Entre 2022 e 2023, a 2ª divisão cresceu de 6 para 8 participantes, igualando-se à 1ª divisão. As duas novidades são clubes que trabalham forte na base: Maringá, campeão do Super Sevens M19 (sub 19) de 2022, e El-Shaddai, do Rio de Janeiro, conhecido pelo grande número de atletas da seleção brasileira formadas recentemente.
No Grupo A, o Desterro, rebaixado da 1ª divisão de 2023, buscará se reerguer encarando Goianos, USP e o ascendente Maringá, ao passo que o Grupo B terá o vice campeão de 2022 Jacareí, time da casa, duelando com Rio Rugby, terceiro colocado do ano passado, Grêmio Náutico Maricá e El-Shaddai.
Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira.
Super Sevens – Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens – Etapa 1
1ª divisão
Grupo A: Melina (MT),
Niterói (RJ),
Delta (PI) e
Pasteur (SP)
Grupo B: Band Saracens (SP),
São José (SP),
Curitiba (PR) e
Leoas de Paraisópolis (SP)
2ª divisão
Grupo A: Desterro (SC),
Goianos (GO),
USP (SP) e
Maringá (PR)
Grupo B: Jacareí (SP),
Rio Rugby (RJ),
GN Maricá (RJ) e
El-Shaddai (RJ)
Arbitragem: Ana Cecília Kruschewsky, Anne Marcondes, Mirella Silva, Talita Araújo, Érika Weiss, Taís Balconi, Braz Magaldi, Vitor Silvério e Lucas Machado
Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP
Foto: Fotojump