Super 12 tem ação em São Paulo e Santa Catarina, enquanto Acesso agita o Rio de Janeiro

Campeonato Brasileiro de Rugby XV masculino tem 3 jogos pela 1ª divisão e 2 partidas pela 2ª divisão nesse fim de semana

 

O Super 12 está com tudo e vai se aproximando da metade de sua fase de grupos. Nesse sábado, dia 20, 3 partidas encerram a 3ª rodada da fase de grupos da primeira divisão nacional, ao passo que outros 2 jogos complementam a 1ª rodada dos Torneios de Acesso, a 2ª divisão brasileira.

Em Florianópolis, pelo Grupo A do Super 12, o Desterro, que ainda não venceu na competição, recebe o Charrua, de Porto Alegre. A chave teve já um jogo pela 3ª rodada, com o Farrapos vencendo o Joaca por 56 a 20 no começo do mês para assumir a liderança provisória da chave. Porém, o Charrua pode retomar a ponta caso vença em Santa Catarina, algo que conseguiu no ano passado, quando derrotou o Desterro em Florianópolis por 25 a 10. No entanto, o Desterro deu o troco sobre os gaúchos no jogo seguinte em Porto Alegre triunfando por 41 a 24. Histórico recente que apimenta o primeiro confronto deste ano.

Os outros dois duelos pela primeira divisão nacional são em São Paulo pelo Grupo C. Pasteur e Poli lideram a chave e estão invictos após empatarem no duelo direto. A Poli irá a Indaiatuba encarar o Tornados, que derrotou o SPAC no jogo passado e quer sonhar com um grande feito. No entanto, o histórico favorece o clube da capital paulista, atual campeão brasileiro. O último confronto entre os dois clubes acabou em vitória da Poli por 62 a 29.

Já SPAC e Pasteur fazem o clássico paulista, que opõe o clube de origem britânica e o clube de origem francesa. É o jogo dos clubes mais antigos da competições, com muita história em campo. Hoje, no entanto, o favoritismo é do Pasteur, que venceu os últimos 7 jogos oficiais, incluindo em 2022 por 57 a 19. A última vitória do SPAC foi em pelo Campeonato Paulista em 2017. Pelo Campeonato Brasileiro, o último triunfo do time dos britânicos foi em 2016. A partida promete, com o SPAC se renovando, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Pasteur.

Pelos Torneios de Acesso, o sábado é de rodada de abertura da Taça Rio-Minas, a competição que classifica 2 equipes para enfrentarem os 2 últimos colocados do Grupo C do Super 12. A jornada será de rodada dupla no Campo do Bento, em Maricá, com Niterói e Rio Rugby, os dois clubes mais antigos do estado em atividade, duelando no clássico que renova a velha rivalidade dos dois lados da Baía de Guanabara. Depois, o Carioca encara o Itaguaí, em duelo inédito por competições nacionais. O último confronto entre Niterói e Rio foi um jogão pelo campeonato estadual do ano passado encerrado em vitória do Niterói por 32 a 29, com o Niterói faturando o título estadual na sequência contra o Itaguaí. Em 2023, Carioca e Itaguaí já se enfrentaram pelo estadual fluminense, com vitória dos vice campeões por 72 a 17.

 

Super 12 – 3ª rodada

20/05 – 15h00 – Desterro (SC) x Charrua (RS)

Árbitro: Paulo Arruda

Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC

20/05 – 15h00 – Tornados Indaiatuba (SP) x Poli (SP)

Árbitro: Guilherme Zaparoli

Local: SESI Indaiatuba – Indaiatuba, SP

20/05 – 15h30 – SPAC (SP) x Pasteur (SP)

Árbitro:  Lucas Saccomanno

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

Torneios de Acesso

20/05 – 13h30 – Niterói (RJ) x Rio Rugby (RJ)

Árbitro: Braz Magaldi

Local: Campo do Bento, Inoã – Maricá, RJ

 

20/05 – 15h00 – Carioca (RJ) x Itaguaí (RJ)

Árbitro: Pedro Anacleto

Local: Campo do Bento, Inoã – Maricá, RJ

 

Tabelas

Super 12

*Cidade onde clube tem o mando da maioria de seus jogos

Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra

 

Torneios de Acesso

 

Foto: Desterro Rugby Clube