
BR XV começou com tudo em Curitiba, Jacareí e São José dos Campos! É rugby XV feminino adulto e masculino M19
O Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV teve início nesse sábado com as categorias feminina adulta e masculina M19 (sub 19). Ao todo, 9 regiões enviaram seleções, com os jogos acontecendo em Curitiba (PR), Jacareí (SP) e São José dos Campos (SP)
O sábado, dia 13, foi de pontapé inicial para os campeonatos brasileiros de rugby XV feminino adulto e masculino M19. É o BR XV, disputado por seleções regionais que têm como objetivo fomentar as categorias menos desenvolvidas dentro dos clubes e promover a integração em nível nacional de atletas e comissões técnicas. As duas competições começaram com jogos em Curitiba, Jacareí e São José dos Campos, com 18 delegações e mais de 400 atletas envolvidos, que foram a campo em jogos de rugby XV em tempo reduzido, permitindo de 2 a 3 jogos por equipe no mesmo dia.
Nascido no ano passado, o BR XV tem a proposta de fomentar as categorias que hoje são menos desenvolvidas dentro dos clubes. Nas duas competições, as equipes foram distribuídas em Grupo Sul, com as seleções de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e Grupo Sudeste, com as seleções de São Paulo Capital, São Paulo Vale, São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro-Oeste. Avançarão às semifinais o 1º colocado do Grupo Sul, o 1º e o 2º colocados do Grupo Sudeste e o melhor entre o 2º do Sul e o 3º do Sudeste.
A primeira etapa dos grupos Sul foi realizada em Curitiba, com o Paraná levando a melhor nas duas categorias, vencendo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tanto no masculino M19 como no feminino adulto.
Já os grupos do Sudeste foram divididos em dois campo. O feminino adulto jogou em Jacareí e teve o atual campeão Centro-Oeste falando mais alto com 3 vitórias em 3 jogos, incluindo triunfos sobre o São Paulo Vale, time da casa e vice campeão do ano passado, por 22 a 3, e sobre São Paulo Capital, por 17 a 0. Com duas vitórias, sobre Minas Gerais (reforçada por atletas da Bahia) e São Paulo Interior, o Rio de Janeiro começou bem ocupando agora o segundo lugar geral. Outro destaque foi a vitória da Capital sobre o Vale por 12 a 0 em jogo de rivalidade.
Por sua vez, o masculino M19 aconteceu em São José dos Campos e quem largou na frente foi o time da casa, São Paulo Vale, que derrotou São Paulo Capital por 18 a 0, na reedição da final do ano passado (vencida pela Capital). O outro triunfo do Vale foi sobre São Paulo Interior. Capital, Rio de Janeiro e Centro-Oeste tiveram uma vitória cada, mostrando que haverá equilíbrio na competição.
A segunda etapa da fase de grupos ocorrerá no dia 3 de junho.
Ver essa foto no Instagram
Feminino Adulto
1ª etapa
Grupo Sudeste
Árbitros: Erika Weiss, Anne Marcondes e Talita Araújo
Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP
Grupo Sul
Árbitros: Ana Cecilia Kruschewsky, Amanda Macedônio e Tayrine Bovo
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Masculino M19
1ª etapa
Grupo Sudeste
Árbitros: Vitor Silverio, Lucas Machado e Pedro Anacleto
Local: CT Ange Guimera – São José dos Campos, SP
Grupo Sul
Árbitros: Lucas Santos e Felipe Otero
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Foto: Ícaro Leal/Fotojump