
Sábado de início para os Torneios de Acesso, a nova 2a divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby
São Paulo (SP), São João Batista (SC) e Estrela (RS) receberão os jogos na primeira rodada dos Torneios de Acesso para o Super 12 de 2024, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
O sistema do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV ganhou neste ano um acréscimo importante. São os Torneios de Acesso, que equivalem à segunda divisão nacional, com os 11 clubes participantes buscando promoção ao Super 12, a primeira divisão nacional.
A fórmula de disputas dos Torneios de Acesso é simples. São 3 torneios regionais: a Taça Sul, com 3 clubes do Rio Grande do Sul e 1 clube de Santa Catarina; a Taça SP-PR, com 3 clubes de São Paulo (o Paraná abriu mão da 4ª vaga); e a Taça Rio-Minas, com 4 clubes do Rio de Janeiro. Em cada torneio, as equipes se enfrentarão em turno único e os 2 primeiros colocados avançarão aos Torneios Qualificatórios.
Na Taça Sul, a primeira rodada terá o Centauros, de Estrela, duelando com o URTC, de Marau, em dérbi gaúcho, ao passo que o São João Batista, de Santa Catarina, receberá os gaúchos do Antiqua, de Pelotas. Já pela Taça SP-PR, os Leões de Paraisópolis, da capital paulista, duelarão com o Piracicaba. Os três jogos serão nesse dia 13 de maio. Apenas os duelos da Taça Rio-Minas começarão no dia 20 de maio.
Os dois primeiros colocados da Taça Sul enfrentarão no Qualificatório os 2 últimos colocados do Grupo A do Super 12, que é composto também por clubes catarinenses e gaúchos. Por sua vez, os 2 primeiros colocados da Taça SP-PR enfrentarão os 2 últimos colocados do Grupo B do Super 12, que conta com clubes paulistas e paranaenses. Já os 2 primeiros colocados da Taça Rio-Minas enfrentarão os 2 últimos do Grupo C do Super 12, formado apenas por clubes paulistas no momento. Os 2 primeiros colocados de cada um dos Qualificatórios garantirão vaga no Super 12 de 2024.
“Os Torneios de Acesso garantem que mais clubes tenham um caminho até a elite do rugby nacional. As vagas estão condicionadas pelos campeonatos estaduais, o que propicia que o sucesso dos clubes seja fruto do desenvolvimento regional, que é o único modo de garantir o crescimento sustentável do rugby”, comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Confederação. “O modelo de disputas dos Torneios de Acesso promove jogos entre times ascendentes com os clubes do Super 12. O sistema ao mesmo tempo garante que tenhamos os melhores na primeira divisão e oferece jogos de bom nível aos emergentes”, concluiu.
Torneios de Acesso – 1ª rodada
13/05 – 15h00 – Leões de Paraisópolis (SP) x Piracicaba (SP)
Árbitro: Fernando Zemann
Local: CT Touchdown – São Paulo, SP
13/05 – 15h00 – SJB (SC) x Antiqua (RS)
Árbitro: Daniel Mallmann
Local: Estádio Municipal Cristóvão Reinert – São João Batista, SC
13/05 – 15h00 – Centauros (RS) x URTC (RS)
Árbitro: Fernando Ceolatto
Local: Parque Princesa do Vale – Estrela, RS
Foto: João Neto / Fotojump