Rugby XV feminino adulto e masculino juvenil vivem sábado de pontapé inicial: vai começar o BR XV 2023

Sábado, dia 13, começa o BR XV 2023, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV, que conta com disputas no feminino adulto e no masculino M19 (sub 19). Curitiba (PR), Jacareí (SP) e São José dos Campos (SP) recebem as primeiras partidas

 

O BR XV vai começar! A competição chega nesse sábado com sua segunda edição, dando um passo adiante no desenvolvimento do Rugby XV feminino e juvenil. Neste ano, o primeiro semestre contará com as disputas do adulto feminino e do M19 masculino, ao passo que o segundo semestre terá o M17 masculino e o M19 feminino.

Disputam os torneios do BR XV 9 seleções regionais, divididas em 2 grupos. Em cada categoria, o Grupo Sul tem 3 times (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), enquanto o Grupo Sudeste conta com até 6 equipes (Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo Vale, São Paulo Capital e São Paulo Interior).

As seleções vem sendo formadas desde fevereiro para treinamentos, unindo atletas de clubes diferentes. Sobre as seleções, Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios, explica: “buscamos fomentar a construção de seleções, pois é no trabalho conjunto, unindo os clubes, que podemos proporcionar o rugby XV nessas categorias. Hoje, ainda são poucos os clubes que conseguem ter equipes de rugby XV no feminino e no masculino juvenil, o que significa que as seleções são um meio de desenvolvimento da modalidade. No futuro, projetamos que atletas e comissões técnicas hoje impactadas pelo BR XV poderão fazer crescer o rugby XV feminino e juvenil em seus clubes, fazendo o ecossistema se transformar”.

O Grupo Sul terá sua largada com todos os jogos rolando em Curitiba nesse sábado. Já o Grupo Sudeste será jogado no Vale do Paraíba Paulista, com São José dos Campos recebendo o masculino M19 e Jacareí o feminino adulto. As partidas são em tempo reduzindo, permitindo que cada time jogue duas partidas, enfrentando dois oponentes diferentes no mesmo dia.

Ao todo, as categorias feminina adulta e masculina M19 terão duas etapas na primeira fase, com a segunda etapa rolando no dia 3 de junho. Ao final das duas etapas, o primeiro colocado e o segundo colocados do Grupo Sudeste, o primeiro colocado do Grupo Sul e o melhor time entre o segundo do Sul e o terceiro do Sudeste avançarão às semifinais, que serão jogadas em partidas de tempo integral no dia 24 de junho. A grande final do feminino será no dia 29 de julho e a grande final do masculino M19 está marcada para 5 de agosto.

Em 2022, na primeira edição, o Centro-Oeste se sagrou campeão do feminino adulto, derrotando São Paulo Vale na final. Já no M19 masculino o campeão foi São Paulo Capital, que também venceu o Vale na decisão.

Os jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby na segunda-feira. Porém, a organização paranaense já confirmou transmissão ao vivo do Grupo Sul.

 

Feminino Adulto

1ª etapa

Grupo Sudeste

Árbitros: Erika Weiss, Anne Marcondes e Talita Araújo

Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP

Grupo Sul

Árbitros: Ana Cecilia Kruschewsky, Amanda Macedônio e Tayrine Bovo

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

Jogos

 

Classificação

Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra

 

Masculino M19

1ª etapa

Grupo Sudeste

Árbitros: Vitor Silverio, Lucas Machado e Pedro Anacleto

Local: CT Ange Guimera – São José dos Campos, SP

Grupo Sul

Árbitros: Lucas Santos e Felipe Otero

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

Tabela

 

Classificação

Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra

 

Foto: Fotojump