
Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, começa nesse sábado
Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV reúne os 12 melhores clubes do país e ganha novo formato neste em 2023
Sábado, dia 25 de março, marca o início de uma nova temporada do rugby nacional de clubes. O Super 12 terá seu pontapé inicial com novo sistema de disputas, colocando em ação o novo modelo de competições construído pela Confederação Brasileira de Rugby ao longo dos últimos anos.
O Super 12 foi mais regionalizado, a fim de reduzir deslocamentos e promover o desenvolvimento local dos clubes. Na 1ª fase, as 12 agremiações foram divididas em 3 grupos com 4 times cada, que se enfrentam no sistema de todos contra todos, em ida e volta. O Grupo A contará com clubes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, colocando frente a frente Farrapos (de Bento Gonçalves), Charrua (de Porto Alegre), Desterro e Joaca (ambos de Florianópolis), ao passo que o Grupo B mesclará clubes do Paraná – Curitiba e Pé Vermelho (de Londrina e região) – e São Paulo – Jacareí e São José). Já o Grupo C terá clubes de São Paulo e estará, no futuro, aberto a Rio de Janeiro e Minas Gerais. Neste ano, estão na chave Poli (atual campeã), Pasteur, SPAC (todos da cidade de São Paulo) e Tornados Indaiatuba.
Ao final de 6 rodadas, os 2 primeiros colocados de cada grupo avançarão à 2ª fase, o Hexagonal, que terá os 6 times jogando no sistema de todos contra todos, em turno único. Os 2 melhores do Hexagonal farão a grande final no dia 21 de outubro.
Por sua vez, os 2 últimos colocados de cada grupo da 1ª fase avançarão ao Torneio Qualificatório, que envolverá ainda os 2 primeiros colocados de cada um dos Torneio de Acesso (os 3 torneios regionais de 2ª divisão). No Qualificatório, as equipes serão divididas em 3 grupos regionais de 4 clubes cada, com as equipes se enfrentando em turno único, ao longo de 3 rodadas. Os 2 primeiros colocados de cada grupo do Qualificatório garantirão suas vagas no Super 12 de 2024.
Todos os jogos terão filmagem e serão disponibilizados no YouTube da Brasil Rugby.
Incentivo à base
O tamanho das categorias juvenis de cada clubes terá impacto no campeonato adulto. Tanto na fase do Hexagonal como no Qualificatório, os times com maiores categorias de base terão direito a um mando de jogo a mais, aproveitando o número ímpar de rodadas. “Nosso objetivo é premiar quem está trabalhando na base. Jogos em casa precisam ser encarados como oportunidades para o clubes construir um evento proveitoso para a sua comunidade e isso significa colocar os juvenis em campo”, esclareceu Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Confederação Brasileira de Rugby.
Primeira rodada começa com rivalidades interestaduais
A primeira rodada do Super 12 foi dividida entre dois finais de semana, com 3 jogos acontecendo no dia 25 de março e outros 3 no dia 1º de abril. A largada será dada com o Grupo B e com um duelo que tem história no rugby nacional: Curitiba e São José, que fizeram a final do Campeonato Brasileiro de 2014 (conquistado pelo Curitiba). O São José, no entanto, é o clube mais vitorioso do século XXI, com 10 títulos brasileiros de rugby XV no período. Tanto Curitiba como São José caíram nas quartas de final em 2022.
Sobre o jogo de abertura, Jake Mangin, treinador do Curitiba, comentou: “Celebrando 40 anos, estamos num processo de reconstrução e sabemos que o favoritismo não é nosso. O São José tem grande atletas e nós gostamos de ser azarões”.
Também pelo Grupo B e ainda no Paraná, em Londrina, o Pé Vermelho estreará sua nova casa, na UEL, enfrentando o vice campeão do último Super 12, o Jacareí. Será o primeiro jogo na história entre os dois clubes.
Enquanto isso, pelo Grupo A, tem “Clássico Verde”, entre os gaúchos do Farrapos e os catarinenses do Desterro, na Serra Gaúcha. São 11 vitórias do Farrapos e 6 do Desterro em jogos por competições oficiais entre os dois clubes, com os gaúchos tendo vencido os últimos 3 duelos. A última vitória dos catarinenses foi em 2018, mas o Desterro se orgulha de ter mais títulos nacionais, com 3 conquistas do Brasileiro – a última em 2005. Sedento pelo topo do rugby nacional, o Farrapos jamais foi campeão brasileiro, acumulando os vices de 2017 e 2018.
Os campeões
A Confederação Brasileira de Rugby substituiu a antiga Associação Brasileira de Rugby em 2010 e, desde então, os campeões foram:
- 2010 – São José (SP)
- 2011 – São José (SP)
- 2012 – São José (SP)
- 2013 – SPAC (SP)
- 2014 – Curitiba (PR)
- 2015 – São José (SP)
- 2016 – Curitiba (PR)
- 2017 – Jacareí (SP)
- 2018 – Poli (SP)
- 2019 – São José (SP)
- 2020-2021 – sem competição
- 2022 – Poli (SP)
Super 12 – 1ª rodada
25/03/2023
X
14h30 – Curitiba (PR) x São José (SP) – Grupo B
Árbitro: Cauã Ricardo
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
X
15h00 – Pé Vermelho (PR) x Jacareí (SP) – Grupo B
Árbitro: Pedro Oliveira
Local: CEFE-UEL – Londrina, PR
X
15h00 – Farrapos (RS) x Desterro (SC) – Grupo A
Árbitro: Lucas Santos
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
Tabela do Super 12 de 2023
Foto: Celso Oliveira/CRC