Tupis conhecem oponentes na busca por vaga na elite mundial do rugby sevens
Seleção Brasileira Masculina de Rugby jogará em abril os torneios de acesso ao Circuito Mundial de Rugby Sevens. Na primeira etapa, o Brasil está no mesmo grupo de Uganda, Coreia do Sul e Jamaica
Entre os dias 20 e 22 de abril, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens irá a campo em Stellenbosch, na África do Sul, para as disputas do World Rugby Sevens Challenger, a segunda divisão do Circuito Mundial da categoria. Serão ao todo dois torneios em Stellenbosch em dois fins de semana seguido, entre 28 e 30 de abril. Ao todo, 12 seleções participam dos dois torneios, que têm o formato de 3 grupos de 4 seleções cada, com os 2 melhores de cada grupo e os 2 melhores 3ºs colocados avançando às quartas de final.
No primeiro torneio, os Tupis enfrentarão na fase de grupos Uganda, Coreia do Sul e Jamaica pelo Grupo C, em chave que soa favorável aos brasileiros. O Grupo A tem Alemanha, Tonga (ambas listadas entre as favoritas), Zimbábue e Bélgica, ao passo que no Grupo B estão Chile (também entre os favoritos), Itália (forte no rugby XV, mas ainda emergente no sevens), Hong Kong e Papua Nova Guiné.
O campeão da somatória dos dois torneios do World Rugby Sevens Challenger irá a Londres (Inglaterra) no fim de maio (data a confirmar) para encarar o 12º, o 13º e o 14º colocados da primeira divisão, em torneio que valerá a última vaga na elite mundial da temporada 2023-24 do Circuito Mundial. Hoje, o Circuito de 1ª divisão conta com 15 seleções e será reduzido para 12 em 2023-24.
Sul-americanas também em ação no feminino
Na categoria feminina, o Brasil está atualmente na primeira divisão mundial e, com isso, não precisará jogar o World Rugby Sevens Challenger. Entre as mulheres, a seleção campeã será diretamente promovida, uma vez que Circuito Mundial feminino será expandido em 2023-23 de 11 para 12 seleções. Colômbia e Paraguai são as equipes da América do Sul na disputa, que tem China, África do Sul e Polônia entre as favoritas.
World Rugby Sevens Challenger 2023
1ª Etapa – de 20 a 22 de abril, em Stellenbosch, África do Sul
Masculino
Grupo A: 🇩🇪Alemanha, 🇹🇴Tonga, 🇿🇼Zimbábue e 🇧🇪Bélgica
Grupo B: 🇨🇱Chile, 🇭🇰Hong Kong, 🇵🇬Papua Nova Guiné e 🇮🇹Itália
Grupo C: 🇺🇬Uganda, 🇰🇷Coreia do Sul, 🇯🇲Jamaica e 🇧🇷Brasil
Feminino
Grupo A: 🇵🇱Polônia, 🇨🇴Colômbia, 🇭🇰Hong Kong e 🇵🇾Paraguai
Grupo B: 🇿🇦África do Sul, 🇲🇬Madagascar, 🇲🇽México e 🇨🇿Tchéquia
Grupo C: 🇨🇳China, 🇧🇪Bélgica, 🇵🇬Papua Nova Guiné e 🇹🇭Tailândia
COB @timebrasil