Árbitros participam na Argentina de capacitação para o Super Rugby Américas

Cauã Ricardo é o árbitro brasileiro que esteve em Buenos Aires para as atividades realizadas pela Sudamérica Rugby, que preparou o plantel de arbitragem para o Super Rugby Américas

 

No grande grupo estavam dirigentes com experiência anterior na Superliga Americana de Rugby, além de provas-teste na região, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. A movimentada agenda incluiu reuniões de análise, apresentações da comissão técnica do Los Pumas e da UAR, trabalho de campo e a partida de preparação entre Pampas e Dogos XV na sexta-feira.

“As principais áreas de trabalho foram a disponibilidade de bola, a disputa justa do scrum, o manejo correto do jogo sujo e o relacionamento com o jogo e os capitães.”

“O que vai ser buscado no torneio”, explica Montes, “é principalmente ter velocidade e volume de jogo. Muita atenção e foco serão colocados na situação de tackle e pós tackle, chave para a primeira edição do Super Rugby Américas.”

O trabalho também contou com diversas apresentações e uma grande interação com a equipe técnica do Sindicato Argentino, com Francisco Rubio (Treinador de Rugby e Alto Rendimento), José Pellicena (Secretário Técnico de Seleções Nacionais), o Treinador Principal do Los Pumas Michael Cheika e seus assistentes Felipe Contepomi, Andrés Bordoy e Juan Fernández Lobbe.

“A participação da equipe da Argentina Rugby Union e do Los Pumas foi uma experiência incrível para todos nós; Os debates que tivemos e a troca de ideias, somados à visão que eles buscam do jogo, e o nível de detalhamento e análise que eles têm, agregaram muito nessa preparação”, destacou Montes.

Com as conclusões da Concentração, Montes se reunirá antes do início do Super Rugby Américas com os treinadores das sete franquias, além de trabalhar com os Árbitros Gerentes de cada país para continuar unificando critérios e colaborar com o desenvolvimento do rugby e da arbitragem no níveis abaixo do profissional.

Antes da chegada da maioria dos participantes, Montes, juntamente com Francisco González e Nehuén Jauri Rivero – dois dos árbitros com mais experiência em alto nível – também teve uma reunião com a equipe da ESPN que ficará a cargo das histórias de o torneio; os objetivos da equipe de árbitros foram explicados a eles e eles falaram sobre o jogo e as ações que costumam ser mais difíceis de relatar, deixando o espaço aberto para consultas, buscando conjuntamente que o público esteja bem informado sobre as decisões tomadas e as razões de tais decisões.

“Foi um grande encontro, muito importante também para esclarecer dúvidas e poder esclarecer muitas dúvidas que são geradas no rugby de alto nível.”

Finalmente, Montes disse:

“Esperamos que nosso grupo de árbitros seja justo, firme nas decisões de desarme e pós desarme ajudando o jogo a ser dinâmico. Trabalhamos muito e nosso objetivo é que eles sejam consistentes em suas decisões”.

Participaram:

Árbitros: Damián Schneider, Nehuén Jauri Rivero, Tomás Bertazza, Gonzalo De Achaval, Pablo Deluca (h), Simón Larrubia, Mauro Rossi, Nicolas Cotic, Luca Solda, Federico Longobardi, Juan Maio, Juan Manuel López, Juan Manuel Martínez, Federico Solari, Cauã Ricardo, Adrián Bogado e Juan Manuel León.

Avaliadores de Desempenho: Christian Sánchez Ruiz, Leonardo Borghi e Javier Mancuso

TMOs: Martín González Deibe, Marcelo Pilara, Alejandro Longres, Ignacio Calle, Lucas Galán, Maximiliano Miranda.

 

Texto e foto: Super Rugby Américas