Revelado o elenco dos Cobras para o Super Rugby Américas 2023
Brasil será representado pelos Cobras Brasil XV, apresentados pela Superbid Exchange, na mais importante liga de rugby das Américas. O início da competição será no dia 18 de fevereiro
O rugby brasileiro se prepara para o desafio da largada do Super Rugby Américas, a liga profissional mais importante do continente, que conta com franquias de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Estados Unidos. O Brasil é representado pelos Cobras, que vivem novo momento em sua história agora jogando uma nova liga e vestindo as cores da Superbid Exchange, patrocinadora oficial da franquia.
Os Cobras já têm confirmado o elenco principal com 36 nomes, sendo 21 avançados (forwards, isto é, que vestirão as camisas de 1 a 8) e 15 atletas de linha (backs, camisas 9 a 15) confirmados pelo diretor técnico e treinador interino Josh Reeves. Ao todo, 21 dos jogadores confirmados no elenco entraram em campo pelos Cobras na temporada 2022. Gabriel Paganini segue como o capitão do time, ao passo que Adrio de Melo é o vice capitão. Dois jogadores que já estavam atuando pelos Tupis, a Seleção Brasileira, mas que atuavam no exterior, foram incorporados ao elenco dos Cobras. São eles o hooker Diego Vidal, vindo do rugby irlandês, e o segunda linha neozelandês Ben Donald, que passou a infância no Brasil e já cumpre requisitos para defender a seleção.
“Todos os atletas que estão na lista mostraram evolução física e técnica nos últimos meses e a prova maior desse desenvolvimento foi o Torneio Cross Border que fizemos no fim do ano passado no Paraguai. Aqueles que mostraram o melhor desempenho ganharam este espaço nos Cobras”, comentou Reeves. “Queremos criar uma forte identidade do time, aproveitando o momento de nova marca e do novo desafio que é o Super Rugby Américas”.
Além dos 36 nomes revelados, haverá uma segunda lista com nomes que poderão aparecer ao longo da temporada. Trata-se do sistema “academy”, que inclui os jovens talentos que estão sendo trabalhados pelo sistema de alto rendimento da Brasil Rugby. Tal lista será em breve confirmada, mas entre os 36 nomes do elenco principal já estão alguns jogadores recém-promovidos do “academy”, que são os casos de André Brandão, Alison Crispin, Pedrão Aparecido e Igor Luciano.
O elenco dos Cobras ainda inclui quatro atletas argentinos contratados para a competição. São eles o scrum-half Facundo Villalba, proveniente do Córdoba Athletic; o fullback Nico Cantarutti, que chega do Tala, também de Córdoba; o pilar Bautista Vidal, oriundo do tradicional Alumni, da região de Buenos Aires; e o segunda linha Lucio Anconetani, vindo de outro clube tradicional, o Duendes, de Rosario, e que já atuou na liga profissional sul-americana pelos Jaguares argentinos. “O foco dos reforços argentinos é suprir áreas mais carentes e garantir um time mais equilibrado. Buscamos atletas de bom nível e que poderiam agregar realmente ao grupo, sobretudo no aspecto de fortalecer uma cultura de profissionalismo”, afirmou Reeves.
Os detalhes da comissão técnica dos Cobras serão também publicados em breve.
Primeiras linhas
Brendon Alves (Pasteur)
Levy Marinho (Jacareí)
Alexandre “Texugo” Alves (Desterro)
Leonardo “Neymar” Souza (São José)
Endy Willian Pinheiro (Curitiba)
Diego Vidal (Cork Constitution, Irlanda)
André Brandão (Jacareí)
Henrique Ferreira (Pasteur)
Bautista Vidal (Alumni, Argentina)
Joel Ramirez (Jacareí)
Segundas linhas
Gabriel Paganini (c) (Poli)
Ben Donald (Mount Maunganui, Nova Zelândia)
Lucio Anconetani (Duendes, Argentina)
Kauã Guimarães (Pasteur)
Gabriel “Fúria” Oliveira (Jacareí)
Diver Ceballos (Espartanos, Colômbia)
Terceiras linhas
Cleber “Gelado” Dias (Poli)
Adrio de Melo (v) (Pasteur)
Matheus Cláudio (Jacareí)
Luccas “Hanz” Adib (Poli)
André Arruda (Desterro)
Pedro Henrique “Pedrão” Aparecido (Poli)
Donnacha Byrne (Sligo, Irlanda)
Scrum-halves
Facundo Vilalba (Córdoba Athletic, Argentina)
Douglas Rauth (Curitiba)
Felipe “Felipinho” Gonçalves (Pasteur)
Igor Luciano Silva (Pasteur)
Aberturas
Lucas “Zé” Tranquez (Poli)
Lucas “Spaguinho” Spago (Pasteur)
Centros
Robert Tenorio (Poli)
Victor Guilherme “Feijão” Silva (São José)
Alain Altahona (Duendes, Colômbia)
Pontas/fullbacks
Daniel “Maranhão” Lima (Poli)
Ariel Rodrigues (Poli)
Robson Morais (Pasteur)
Sergio Luna (SPAC)
Alison Crispim (SPAC)
Nicolás Cantarutti (Tala, Argentina)
Guilherme Coghetto (Farrapos)
Sobre a Superbid Exchange
A Superbid Exchange é uma plataforma tecnológica de alta segurança e transparência com múltiplas modalidades de transações online para bens de capital: venda direta, leilão extrajudicial, judicial, administrativo e rural. Em um ambiente de trade para operações de compra e venda de ativos únicos, a Superbid Exchange propicia alternativas de capital para as empresas e oferece diversidade de ativos aos compradores. A empresa estimula a economia circular há mais de 20 anos, destacando em seu catálogo diferentes categorias de mercado, como industrial, agrícola, automotivo, pecuária, imobiliário e de bens de consumo. Conta com mais de 8 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores em toda a América Latina.
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, Deloitte, Alupar Taesa, Comgás, Cultura Inglesa, Pinheiro Neto Advogados e Crown Embalagens. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gerdau, Atlas Schindler, Gilbert, CVC Capital Partners e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, CSN, Irko Hirashima e Universal Assistance.
www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)