Tupis fizeram jogo apertado contra argentinos de Córdoba nesta quarta-feira

Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV está no Paraguai disputando o Torneio Cross Border. Após jogos contra argentinos, a rodada final opõe Brasil e Paraguai

 

Nesta quarta-feira, os Tupis fizeram a segunda partida pelo Torneio Cross Border, em Assunção, no Paraguai. Assim como no domingo, o Brasil voltou a enfrentar uma das mais fortes seleções provinciais da Argentina, Córdoba, que é uma das regiões argentinas onde o rugby é mais popular. O duelo foi parelho do começo ao fim, com os argentinos emergindo vitoriosos por apertados 23 a 20. O jogo final dos Tupis será no sábado contra o Yakaré XV, franquia paraguaia, que venceu hoje Tucumán por 31 a 23. Cordobeses e tucumanos foram os vitoriosos da primeira rodada.

O jogo começou com try argentino em corrida de Quetglas. Córdoba fez um primeiro tempo superior, com mais posse de bola do que o Brasil, mas os Tupis souberam mostrar forte defesa e o placar foi mexido apenas na base dos penais, com Zé reduzindo para o Brasil, Russo respondendo para os Dogos e Zé fechando o primeira tempo com chute certeiro de longo distância, que deixou o marcador em 13 a 6.

O segundo tempo começou com os Dogos levando perigo e marcando o segundo try do duelo com Iglesias, aos 50′, em jogada nascida de lateral. O Brasil deu o troco aos 60′ com Endy marcando o try em maul que devolveu os Tupis ao páreo. Um cartão amarelo e um vermelho seguidos, no entanto, prejudicaram a reação brasileira, com Córdoba punindo os Tupis com try de Acosta. Porém, os Tupis se focaram na virada e, em grande corrida, Ariel marcou o try do empate brasileiro a poucos minutos do fim do duelo. O pecado veio no apagar das luzes, com os Tupis cedendo um último penal para os argentinos assegurarem a vitória por 23 a 20.

“Conseguimos lutar até o último lance. É uma construção que estamos fazendo. Pecamos nos penais e esses erros fazem a diferença, mas estamos confiantes para o jogo contra o Paraguai”, comentou Lucas “Zé” Tranquez, camisa 10 dos Tupis.

O Torneio Cross Border é uma competição de desenvolvimento voltada para evoluir as seleções brasileira e paraguaia, com a Confederação Brasileira de Rugby apostando em elenco jovem para a competição.

 

20 X 23

🇧🇷Brasil 20 x 23 Córdoba🇦🇷

Local: Estádio Héroes de Curupayti, Assunção, Paraguai

🇧🇷Brasil

Tries: Endy e Ariel

Conversões: Zé (2)

Penais: Zé (2)

15 Guilherme Coghetto (Farrapos), 14 Alison Crispin (SPAC), 13 Victor “Feijão” Silva (São José), 12 Antonio Zanatta (Verona, Itália), 11 Ariel Rodrigues (Poli), 10 Lucas “Zé“ Tranquez (Poli), 9 Felipe “Felipinho” Gonçalves (Pasteur), 8 Adrio de Melo (Pasteur) (c), 7 Maiki Lemes (Jacareí), 6 Cleber “Gelado” Dias (Poli), 5 Kauã Guimarães (Pasteur), 4 Gabriel “Fúria” Oliveira (Jacareí), 3 Levy Marinho (Jacareí), 2 Diego Vidal (Cork Constitution, Irlanda), 1 Alexandre “Texugo” Alves (Desterro);

Suplentes: 16 Endy Pinheiro (Curitiba), 17 Brendon Alves (Pasteur), 18 Joel Ramirez (Jacareí), 19 Ben Donald (Mount Maunganui, Nova Zelândia), 20 Pedro “Pedrão” Soares (Poli), 21 Igor Luciano Silva (Pasteur), 22 Lucas “Spaguinho” Spago (Pasteur), 23 Robert Tenório (Poli);

Treinador: Josh Reeves

🇦🇷Córdoba

Tries: Quetglas, Iglesias e Acosta

Conversões: Russo (1)

Penais: Russo (1) e Kember (1)

1. Santiago Pulella, 2. Conrado Iglesias, 3. Juan Romero; Omar Gutiérrez, 5. Lautaro Ramírez; 6. Augusto Cugnini, 7. Francisco Abrile, 8. Conrado Roura; 9. Facundo Villalba, 10. Gaspar Russo; 11. Francisco Moya, 12. Santiago Tobal, 13. Valentín D’Angelo, 14. Nicolás Olguín; 15. Julián Quetglas.

Suplentes: 16. Agustín Acosta, 17. Mauro Palacios, 18. Luciano Gabellieri, 19. Federico Albrisi, 20. Federico Simondi, 21. Vicente Pezzutti, 22. Mauricio Kember, 23. Nicolás Cantarutti;

Foto: Eugenio Astesiano/URP