
Super Sevens desembarca em São José dos Campos com decisões
A penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens será disputada nesse fim de semana, dias 5 e 6, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). As decisões do torneio serão exibidas no YouTube de Brasil Rugby a partir das 13h50 do domingo
O Super Sevens está em clima de decisões. O Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, será o palco para o Super Sevens nesse fim de semana, com as disputadas da penúltima etapa da 1a divisão e a etapa final da 2a divisão.
Título brasileiro poderá ser definido com antecipação
A 1a divisão chega para o torneio com chances do título ser definido. Isso porque as matogrossenses do Melina poderão erguer a taça já nesse fim de semana caso sejam campeãs da etapa. Isso porque o Melina conta hoje com 83 pontos e o título da etapa lhe renderia mais 22. Na pior das hipóteses, as matogrossenses ainda somariam no mínimo 9 pontos na etapa final (pontuação dada ao último colocado), o que resultaria em um mínimo de 114 pontos. No momento, o vice líder é o Band Saracens, que soma 71 pontos. Caso o time paulista seja vice campeão nessa penúltima etapa e campeão na etapa final, iria a 112 pontos.
Com tal matemática em mente, o torneio de São José dos Campos ganha em emoção, porque na fase de grupos Melina e Band Saracens estarão juntos no Grupo A, ao lado do time anfitrião, o São José, e das catarinenses do Desterro, que retornam após ausência em duas etapas. Os embates entre matogrossenses e paulistas prometem muito, com os duelos diretos em 2022 indicando isso. Melina e São José se enfrentaram 5 vezes, com 3 vitórias do Melina e 2 do São José, ao passo que o Band Saracens derrotou 2 vezes o São José neste ano, com 1 vitória joseense. Por outro lado, Melina e Band Saracens duelaram apenas na final da 1a etapa, com triunfo do Melina.
Já o Grupo B conta com as fluminenses do Niterói, em ascensão após o vice campeonato da última passada; as paulistanas das Leoas de Paraisópolis, que chegaram pela primeira vez às semifinais de um torneio desta temporada justamente na etapa passada; as paranaenses do Curitiba e as piauienses do Delta.
Quem será promovido à elite nacional?
Com a etapa final da 2a divisão sendo realizada nesse fim de semana, o grande campeão da competição, que ganhará a promoção à 1a divisão de 2023, será conhecido. A briga está resumida, na prática, a Jacareí e Pasteur, dois rivais paulistas, que estão separados por apenas 2 pontos na classificação, com vantagem para as Jacarés. Isso significa que para Jacareí e Pasteur o título da etapa final assegurará a promoção matematicamente, independente da classificação final dos demais times. Nos confrontos diretos pelo Super Sevens, Jacareí e Pasteur tiveram uma vitória cada, com o time da capital paulista vencendo na etapa passada. O Pasteur ainda está embalado por seu desempenho acima das Jacarés no Paulista da categoria, o que promete uma briga ainda mais acirrada pelo título.
O Rio Rugby também nutre esperanças de título, mas precisará ser campeão e torcer para o Jacareí terminar no máximo em 5o lugar o torneio e o Pasteur no máximo em 4o.
1a divisão
Grupo A: Melina (MT),
São José (SP),
Band Saracens (SP) e
Desterro (SC)
Grupo B: Niterói (RJ),
Leoas de Paraisópolis (SP),
Curitiba (PR) e
Delta (PI)
1º lugar = 22 pontos / 2º lugar = 19 pontos / 3º lugar = 17 pontos / 4º lugar = 15 pontos / 5º lugar = 13 pontos / 6º lugar = 10 pontos / 7º lugar = 9 pontos / 8º lugar = 8 pontos
2a divisão
Grupo Único:
Jacareí (SP),
Pasteur (SP),
Rio Rugby (RJ),
Goianos (GO),
USP (SP) e
GN Maricá (RJ)
1º lugar = 22 pontos / 2º lugar = 19 pontos / 3º lugar = 17 pontos / 4º lugar = 15 pontos / 5º lugar = 13 pontos / 6º lugar = 10 pontos
Arbitragem
Ana Cecília Kruschewsky
Érika Weiss
Vitor Silvério
Braz Magaldi
Lucas Saccomanno
Pedro Anacleto
Lucas Machado Siqueira
Local:
Estádio Martins Pereira – São José dos Campos, SP
Foto: Fotojump