Yaras XV convocadas para jogo contra Colômbia em Mogi das Cruzes

Brasil e Colômbia farão amistoso de rugby XV feminino no dia 12/11, às 14h00, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes

 

O dia 12 de novembro será histórico para o rugby brasileiro. O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, será o palco para o primeiro jogo em casa da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV na história. As Yaras XV encararão amistoso contra a Colômbia , marcando o início do trabalho do novo treinador AK Southey, sul-africano com longa história no rugby brasileiro. A partida será às 14h00 e terá transmissão ao vivo no canal de YouTube da Brasil e no YouTube do Time Brasil.

 

História jovem e futuro promissor

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV começou sua história em 2008 com viagem histórica à Holanda, mas ficou inativa até 2019, quando realizou amistoso contra a Colômbia. As colombianas foram oponentes do Brasil também em 2020, antes da pandemia, em partida que marcou a inédita participação do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da categoria.

O futuro do Rugby XV feminino está recheado de novos desafios para o rugby sul-americano. O World Rugby confirmou que o continente terá vaga direta na Copa do Mundo de 2025, fato inédito, além de vaga no WXV, a nova liga mundial da modalidade, que será lançada em 2023. Com isso, as Yaras retomam as atividades já com objetivos no horizonte.

“Volto feliz ao Brasil porque temos uma grande programação para as Yaras pela frente. Precisamos de um bom plano para o futuro, pois temos muitas oportunidades, e sei que podemos chegar à Copa do Mundo. Podemos jogar um rugby XV diferente, já que temos grande qualidade vindo de uma base do rugby sevens”, comentou Southey, que ressaltou o fato do rugby feminino brasileiro ter se desenvolvido ao redor do rugby sevens, modalidade na qual as Yaras estão no Top 10 do Circuito Mundial.

 

As 23 convocadas

Uma lista de 23 atletas foi confirmada nesta semana por AK Southey, com jogadoras oriundas de 11 clubes diferentes, de 5 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí e Mato Grosso.

Entre as convocadas, está uma atleta do time original de 2008: Beatriz “Baby” Futuro. Já outras três atletas – Dayana Dakar, Addalucia Nascimento e Eshyllen Coimbra – estiveram no time de 2020 que encarou a própria Colômbia, o qual foi o último jogo oficial das Yaras XV.

 

Yaras XV:

Addalucia Nascimento – Delta (PI)
Bruna Lotufo – Band Saracens (SP)
Beatriz Pagan – Rio Branco (SP)
Ana Carolina Santana – Melina (MT)
Sofia Marques – Band Saracens (SP)
Dayana Dakar – Niterói (RJ)
Eshyllen Coimbra – El-Shaddai (RJ)
Iris Coluna – Band Saracens (SP)
Silvana Santos – Leoas de Paraisópolis (SP)
Leticia Martins – Band Saracens (SP)
Ana Júlia Dias – Melina (MT)
Mariana Mendes – São José (SP)
Paula Sarmento – São José (SP)
Ariely Moreira – Maringá (PR)
Patricia Carvalho – Delta (PI)
Tainá Amorim – Melina (MT)
Carolina Palazzini – Band Saracens (SP)
Samara Arruda – Pasteur (SP)
Grasiele Bomfim – Band Saracens (SP)
Isabela Gomes – São José (SP)
Beatriz Futuro – Niterói (RJ)
Maysa Fernandes – Curitiba
Yasmim de Lima – Melina (MT)

 

Foto: Colombia Rugby