Poli, Farrapos, Pasteur e Jacareí avançam às semifinais do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby
Neste sábado, o rugby brasileiro viveu as quartas de final do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. O Farrapos, de Bento Gonçalves, foi o único clube de fora de São Paulo a avançar às semifinais, juntando-se a Pasteur, Poli e Jacareí.
O clube gaúcho se manteve como o único invicto da competição ao superar o São José, atual campeão brasileiro (de 2019, último ano de disputa da competição), por 35 a 16. A partida se provou parelha no começo, com o duelo indo ao intervalo em apenas 18 a 13 a favor do Farrapos. No entanto, jogando em casa, onde não perde desde 2018, o alviverde gaúcho se impôs na segunda etapa, marcando os tries decisivos.
Apenas o Jacareí foi capaz de triunfar fora de casa. O clube do Vale do Paraíba foi a Curitiba e derrotou os Touros por 26 a 05, após um primeiro tempo impecável de 3 tries para os paulistas. O duelo foi ao intervalo em 23 a 05 para o Jacareí, mas o segundo tempo não saiu como os visitantes queriam, com apenas um penal movimentando o placar e com os paranaenses negando tries aos Jacarés.
Já na capital paulista, o Pasteur recebeu o Charrua e não teve facilidade para derrotar o clube de Porto Alegre. Forte na zona de contato, o Charrua fez um primeiro tempo de alto nível, indo ao intervalo com derrota parcial de apenas 12 a 11. Entretanto, mais experiente em fases de mata-mata, o Pasteur cresceu na reta final e triunfou por 31 a 16, obtendo os tries cruciais na segunda etapa.
Por fim, a Poli recebeu no SESI Osasco os catarinenses do Desterro e a partida começou muito equilibrada, com o clube de Florianópolis largando na frente e mantendo o duelo em 10 a 10 até o intervalo. A Poli, no entanto, cresceu no segundo tempo e cravou mais 5 tries para celebrar o 43 a 10.
Os jogos das semifinais estão marcados para o fim de semana do dia 15 de outubro. A Poli receberá o Farrapos, ao passo que o Pasteur será mandante contra o Jacareí.
Como estabelecido pelo regulamento, os resultados das quartas de final determinaram os mandos das semifinais, com o primeiro critério sendo o ponto bônus, isto é, a vitória por 4 ou mais tries. Por tal razão, o Jacareí, que fez 3 tries contra o Curitiba, não terá o mando contra o Pasteur, que anotou 5 tries em sua vitória.
Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
Super 12 – Quartas de final
01/10
15h00 – Farrapos (RS) 35 x 16 São José (SP)
Árbitro: Guilherme Zaparolli
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
15h00 – Poli (SP) 43 x 10 Desterro (SC)
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Local: SESI Osasco – Osasco, SP
15h00 – Curitiba (PR) 05 x 26 Jacareí (SP)
Árbitro: Lucas Saccomanno
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
14h30 – Pasteur (SP) 31 x 16 Charrua (RS)
Árbitro: Cauã Ricardo
Local: SPAC – São Paulo, SP
SEMIFINAL
Pasteur (SP) x Jacareí (SP)
Poli (SP) xFarrapos (RS)
Foto: Farrapos x São José / Kévin Sganzerla