Copa do Brasil de Rugby começa nesse sábado reunindo times de todos os campeonatos estaduais e regionais

Copa do Brasil de Rugby XV masculino começa com sua fase de quartas de final com partidas no sábado (27) e domingo (28)

 

Sábado e domingo de muita ação pela Copa do Brasil de Rugby, o torneio nacional de Rugby XV masculino que envolve os campeões de todas as competições estaduais e regionais de primeira divisão do país. Ao todo, 8 times participam da competição, classificados através das competições de 2023: Curitiba (campeão paranaense), Farrapos (de Bento Gonçalves, campeão gaúcho), Pasteur (de São Paulo, campeão paulista), Joaca (de Florianópolis, campeão catarinense), Niterói (campeão fluminense), Melina Cuiabá (campeão do Centro-Oeste), Porto Seguro (campeão baiano) e União Pernambucana (de todo Pernambuco, campeão da Copa Nordeste).

A Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata simples, com jogos únicos em cada fase. Os mandantes são aqueles que apresentaram maiores números de praticantes na categoria juvenil. As semifinais serão no dia 29 de junho. De um lado, o vencedor do duelo entre Curitiba e Farrapos enfrentando o vencedor de Pasteur e Joaca. Do outro lado, o vencedor de Melina Cuiabá e Niterói duelará com o vencedor de Porto Seguro e União Pernambucana. A grande final será no dia 3 de agosto.

Os vídeos de todos os jogos serão disponibilizado no YouTube da Brasil Rugby.

 

Quartas de final com clássicos e jogos inéditos

A rodada de quartas de final fomenta os clássicos regionais. A ação começa com o duelo entre Curitiba e Farrapos, ambos com muita história na elite do rugby nacional. Bicampeão do Campeonato Brasileiro (2014 e 2016), o Curitiba tem a vantagem histórica nos confrontos contra o Farrapos em torneios nacionais, 9 vitórias a 8, mas os 4 últimos encontros acabaram em vitórias gaúchas, com o time paranaense vivendo jejum diante do rival desde 2017. O último encontro foi justamente nas quartas de final da Copa do Brasil de 2023 com o Farrapos triunfando por 49 a 7 em Curitiba.

O outro duelo no lado “Sul” será inédito e opõe o atual campeão dos Campeonatos Brasileiro (Super 12) e Paulista, o Pasteur, e o Joaca, que se sagrou campeão catarinense pela primeira vez na história em 2023. Os dois times jamais se enfrentaram em competições oficiais de Rugby XV.

Do lado “Norte”, o duelo entre Porto Seguro e União Pernambucana já ocorreu no ano passado pela competição e foi emocionante, com os baianos vencendo por 12 a 3. “A Copa do Brasil é o evento mais importante do ano para o clube. Não só para nosso adulto masculino que irá a campo, mas também para toda a nossa comunidade. Aproveitamos o evento para realizar o Festival Nina, com muito rugby infantil e juvenil feminino antes da partida. Tem outdoor na cidade com expectativa de público novo querendo conhecer o esporte. Tem atleta nosso de Seleção Brasileira em campo, o Iarley. E, claro, nossos apoiadores participam desse dia super festivo”, falou o presidente do Porto Seguro Rugby Clube, Diego Hamilton dos Reis.

“Participar da Copa do Brasil é importante não só pelo resultado que podemos ter em campo. A importância é nos inserirmos nos torneios nacionais e isso movimenta muito o rugby da região. Todo mundo quer sentir o gosto de estar nesse torneio e as competições do Nordeste evoluem assim. É o fator multiplicador e potencializador que a Copa do Brasil tem, que nos permite fazer mais e mais ações na região para nos desenvolvermos”, comentou Marcelo Blanco, treinador do União Pernambucana.

Por fim, outro estreante na competição, o Melina Cuiabá enfrenta um dos gigantes históricos do rugby nacional, o Niterói, hexacampeão brasileiro e vice campeão na edição inaugural da Copa do Brasil. O Melina se consolidou como uma grande potência no rugby feminino e agora faz sua estreia no XV masculino nacional, com parceria com o Cuiabá Rugby Clube. “É uma honra representar o Centro-Oeste nesta grande competição nacional e estamos muito empolgados. O jogo contra o Niterói será muito duro e estamos trabalhando muito para mostrar que merecemos a vaga e estamos à altura da competição. Colocaremos muitos jovens em campo que terão uma oportunidade única de competir nesse nível. Será uma grande Copa do Brasil”, comentou o treinador do Melina Cuiabá, Filipe Bicudo.

 

Unindo todo o país

Minas Gerais e a região Norte ficaram de fora das disputas por conta da ausência de competições de Rugby XV em 2023, mas a expectativa é a entrada de tais regiões em 2025, com a entrada do Amazonas na Copa Centro-Oeste de 2024 e com a possibilidade de retorno do Campeonato Mineiro.

“Para um estado ou região pleitear vaga na Copa do Brasil, basta realizar neste ano seu campeonato estadual ou regional com os jogos e atletas sendo devidamente inscritos na Plataforma Brasil Rugby, nosso sistema de cadastro. Com o campeonato estando em ordem, podemos iniciar o processo de admissão do campeão na Copa do Brasil. Porém, é necessário que o campeonato estadual ou regional tenho ocorrido no ano anterior da Copa do Brasil que seu campeão disputará”, comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Confederação Brasileira de Rugby.

“O intuito da Copa do Brasil é de unir todo o país e oferecer representatividade numa competição nacional a toda a comunidade do rugby nacional, no que diz respeito ao Rugby XV masculino. Mais do que isso, o objetivo da Copa do Brasil é de fomentar as competições pelo país, pois a existência de vaga na competição pode servir de estímulo para mais times jogarem suas competições locais e ajudarem na construção e consolidação das federações estaduais e regionais. Precisamos de engajamento da comunidade do rugby no fomento ao rugby local. No rugby, é necessário jogar o máximo possível para se evoluir e engajar os praticantes, famílias e voluntários. Sem jogo, não há desenvolvimento. Mas para termos jogos de modo sustentável economicamente, é preciso que cada federação amplie e consolide seu calendário interno. A Copa do Brasil é a ponta do iceberg e um incentivo para essa organização local”, analisou Renato.

A Copa do Brasil, com o propósito de unir os campeões regionais e estaduais, nasceu em 2023 e teve como primeira campeã a Poli, de São Paulo. O nome “Copa do Brasil” foi usado anteriormente para uma competição diferente (equivalente à segunda divisão nacional).

 

Copa do Brasil 2024

Quartas de final

x

27/04 – 14h00 – Curitiba (PR) x Farrapos (RS)

Árbitro: Lucas Santos

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

x

27/04 – 15h00 – Pasteur (SP) x Joaca (SC) | Transmissão ao vivo no YouTube do Pasteur

Árbitro: Raíssa Alexia Santos

Local: SESI Guarulhos – Guarulhos, SP

X

27/04 – 18h00 hora de Cuiabá – Melina/Cuiabá (MT) x Niterói (RJ) – 19h00 hora de Brasília

Árbitro: Paulo Arruda | Transmissão ao vivo no Facebook do Melina Rugby Clube

Local: CT do Melina – Cuiabá, MT

x

28/04 – 11h00 – Porto Seguro (BA) x União Pernambucana (PE)

Árbitro: Gabriel Couto | Transmissão ao vivo no YouTube do Porto Seguro

Local: Estádio Agnaldo Bento dos Santos – Porto Seguro, BA

 

Calendário:

DiaHorário (Brasília)LocalEquipePlacarvsPlacarEquipeFase
27/04/202414:00Paraná Esporte - Curitiba, PRCuritiba (PR)19X48Farrapos (RS)Quartas de final
27/04/202415:00SESI Guarulhos - Guarulhos, SPPasteur (SP)51X14Joaca (SC)Quartas de final
27/04/202419:00 (18:00 hora de Cuiabá)CT do Melina - Cuiabá, MTCuiabá/Melina (MT)11X13Niterói (RJ)Quartas de final
28/04/202411:00Estádio Agnaldo Bento dos Santos - Porto Seguro, BAPorto Seguro (BA)22X29União Pernambucana (PE)Quartas de final
29/06/2024mando a definirPasteur (SP)XFarrapos (RS)Semifinal
29/06/2024mando a definirNiterói (RJ)XUnião Pernambucana (PE)Semifinal
03/08/2024XFINAL

Foto: Porto Seguro Rugby