Six Nations: do documentário para o campo, vai começar o torneio mais antigo do mundo

O torneio esportivo entre seleções nacionais mais antigo do mundo vai começar nesse dia 2 de fevereiro: é o Six Nations, a principal competição de seleções de Rugby XV da Europa.

 

Criado em 1883 e completando 141 anos de existência, o Six Nations Championship é a competição internacional mais antiga do mundo entre todos os esportes coletivos e a mais prestigiada entre as seleções europeias de Rugby. A competição envolve anualmente as seleções masculinas de França, Irlanda, Inglaterra, Gales, Escócia e Itália, que se enfrentam em turno único, no sistema de pontos corridos, totalizando 5 rodadas de 2 de fevereiro a 16 de março. Em março ainda tem o início da versão feminina.

O Six Nations virou documentário na Netflix, com o “Six Nations: Full Contact”, dos mesmos produtores de “Fórmula 1: Dirigir para viver”, estreou nesta semana e já atraiu muita atenção, mostrando os bastidores dos seis times e as histórias de vários dos atletas e treinadores protagonistas da competição. As histórias de nomes como Finn Russell, da Escócia, Rees-Zammit, de Gales, Andrew Porter, da Irlanda, Ellis Genge, da Inglaterra, ou Gaël Fickou, da França, deram cara e contexto mais humano a um torneio que é famoso na Europa, mas que ainda busca ser mais conhecido pelo público brasileiro.

Em campo, a promessa é de outra competição imprevisível. “O Six Nations raramente tem um claro favorito e é dramático do começo ao fim. São cinco rodadas com pouca margem de erro e muita pressão. As histórias da Copa do Mundo do ano passado ainda ressoarão na competição europeia. Irlanda, atual campeã, e França chegam como favoritas, mas com o peso das eliminações precoces nas quartas de final do Mundial. Já a Inglaterra, que estava desacreditada, alcançou a semifinal do Mundial e volta a sonhar com o título europeu. A Escócia está no páreo, por ter sua geração mais talentosa desde seu último título, em 1999. E Gales é Gales, uma potência que adormeceu e pode despertar. Apenas a Itália não briga pela taça, mas ainda assim deve entregar bons jogos”, comentou Victor Ramalho, comentarista de rugby dos canais ESPN.

A primeira partida será logo a mais aguardada: França contra Irlanda, em Paris, na sexta-feira, com sabor de decisão, pois quem vencer assumirá o favoritismo pleno ao título. No sábado, a Itália recebe a Inglaterra, enquanto Gales recebe a Escócia. Tudo ao vivo nos canais ESPN e Star+.

Desde 2000, quando a Itália entrou para a competição, que deixou de ser Five Nations para virar Six Nations, a maior campeã é a Inglaterra, com 7 títulos. França e Gales têm 6 nesse período, ao passo que a Irlanda 5. Desde 1883, os ingleses têm 29 títulos e os galeses 28.

 

1ª rodada:

02/02 – 17h00 – França x Irlanda – ESPN2 e Star+
03/02 – 11h15 – Itália x Inglaterra – ESPN3 e Star+
03/02 – 13h45 – Gales x Escócia  – ESPN3 e Star+
Demais rodadas:
10/02 – Escócia x França
10/02 – Inglaterra x Gales
11/02 – Irlanda x Itália
24/02 – Irlanda x Gales
24/02 – Escócia x Inglaterra
25/02 – França x Itália
09/03 – Itália x Escócia
09/03 – Inglaterra x Irlanda
10/03 – Gales x França
16/03 – Gales x Itália
16/03 – Irlanda x Escócia
16/03 – França x Inglaterra
Foto: Irlanda contra França em 2023. Divulgação/Six Nations