Times nos torneios nacionais 2024: quem tem vaga no Super 7s, Super 12, Acesso, Copa do Brasil e Copa dos Campeões?

Calendário dos torneios nacionais 2024 será divulgado nas próximas semanas. O rugby XV masculino começará em março e o rugby sevens feminino no segundo semestre. Clubes deverão confirmar participação por email

 

Com o fim da temporada 2023, os campeonatos brasileiros de rugby XV masculino e rugby sevens feminino de 2024 têm seus classificados. Os times que conquistaram em campo o direito de jogarem as competições nacionais estão abaixo listados e os representantes de tais clubes deverão confirmar que as equipes disputarão as competições às quais estão classificadas pelo email torneios@brasilrugby.com.br. A data máxima de confirmação para os campeonatos masculinos de rugby XV é 19 de janeiro e para o Super Sevens feminino é o dia 30 de janeiro. Em caso de desistência expressa ou ausência de resposta confirmando participação, novas equipes serão convidadas com base nos resultados da última temporada.

No Super Sevens, haverá novamente 8 clubes na primeira divisão feminina nacional e outros 8 na segunda divisão, definidos pelas classificações finais do Super Sevens 2023 e do Brasil Sevens 2023.

No Super 12, a primeira divisão nacional masculina de rugby XV, as vagas foram definidas após as disputas do Qualificatório no ano passado. Os clubes paulistas foram distribuídos nos grupos de acordo com a classificação dos mesmos no Campeonato Paulista de 2023.

As vagas do Acesso (a 2ª divisão nacional masculina de rugby XV) foram determinadas com base nos times melhor classificados em seus campeonatos estaduais. O número de vagas por estado foi determinado com base no número de participantes em tais competições e mantendo divisão geográfica previamente estabelecida (Região 1 com clubes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Região 2 com clubes de Paraná e São Paulo e Região 3 com clubes de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo). Em 2023, não houve realização do Campeonato Mineiro, o que acarretou na perda de vaga do estado no Acesso, com todas as vagas sendo destinadas ao Rio de Janeiro. Como todos os clubes participantes do último Campeonato Fluminense estão garantidos no Acesso, São Paulo herdará vagas caso haja alguma desistência na Região 3, a fim de manter a distribuição geográfica. A criação de grupos do Acesso em outras regiões segue pendente da realização de competições com 4 clubes ou mais em prévio acordo com a CBRu.

A Copa do Brasil de 2024 (de rugby XV masculino) contará com 8 clubes participantes, uma vez que foram realizadas exatas 8 competições estaduais ou regionais no último ano. Tiveram vagas os campeões do Centro-Oeste, Nordeste, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Minas Gerais e o Norte ficaram sem vagas pela não realização de competições de rugby XV masculino em tais regiões.

A temporada 2024 ainda prevê para o rugby XV masculino o lançamento da Copa dos Campeões, que oporá os campeões do Super 12 e da Copa do Brasil anualmente.

Para o Brasil Sevens feminino, os torneios qualificatórios oficiais serão jogados até o fim de julho e os clubes deverão realizar inscrições em datas a serem confirmadas mais adiante. Já para o Brasil Sevens masculino, os clubes serão definidos até outubro com base nos campeonatos regionais e estaduais realizados ao longo dos 12 meses anteriores. 

 

Copa dos Campeões

(clubes deverão confirmar participação até 19/01)

Pasteur (SP, campeão do Super 12)

Poli (SP, campeão da Copa do Brasil)

 

Super 12

(clubes deverão confirmar participação até 19/01)

Grupo RS-SC: Farrapos (RS), Charrua (RS), Joaca (SC) e Desterro (SC)

Grupo PR-SP: Curitiba (PR), Jacareí (SP2), Poli (SP3) e Piracicaba (SP6)

Grupo RJ-SP: Niterói (RJ), Pasteur (SP1), São José (SP4) e SPAC (SP5)

 

Acesso

(clubes deverão confirmar participação até 19/01)

Grupo RS-SC: Colonos (RS), Centauros (RS), Antiqua (RS) e SJB (SC)

Grupo PR-SP: Pé Vermelho (PR), Ilhabela (SP), Engenharia (SP) e Tornados Indaiatuba (SP)

Grupo RJ*: Itaguaí (RJ), Rio Rugby (RJ), Carioca (RJ) e Maxambomba (RJ)

 

Copa do Brasil

(clubes deverão confirmar participação até 19/01)

Curitiba (PR, campeão paranaense)

Farrapos (RS, campeão gaúcho)

Joaca (SC, campeão catarinense)

Pasteur (SP, campeã paulista)

Niterói (RJ, campeão fluminense)

Melina/Cuiabá (MT, campeão do Centro-Oeste)

União Pernambucana (PE, campeão do Nordeste)

Porto Seguro (BA, campeão baiano)

 

Super Sevens

(clubes deverão confirmar participação até 30/01)

1ª divisão: Niterói (RJ), Melina (MT), Band Saracens (SP), Curitiba (PR), São José (SP), Delta (PI), El-Shaddai (RJ) e Rio Rugby (RJ)

2ª divisão: Pasteur (SP), Leoas de Paraisópolis (SP), Maringá (PR), Jacareí (SP), Goianos (GO), Desterro (SC), USP (SP) e Charrua (RS)

 

Brasil Sevens

Feminino: confirmação em data a ser comunicada mais adiante

Masculino: confirmação ao final de outubro