De olho em Paris 2024, seleção feminina de rugby sevens estreia na nova temporada do Circuito Mundial

Primeira etapa do SVNS 2023-24 ocorre em Dubai, nos dias 2 e 3 de dezembro com transmissão do Star+; Brasil está no Grupo B, com Austrália, Irlanda e Japão

 

Uma das doze melhores seleções do mundo no rugby sevens, as Yaras estão em Dubai (Emirados Árabes Unidos) para a abertura da temporada 2023/2024 do Circuito Mundial. A equipe estreia contra a Austrália na madrugada deste sábado, 2, às 2h20 (horário de Brasília), em partida válida pelo Grupo B.

Com oito etapas a serem realizadas até junho de 2024, a competição é considerada estratégica para a seleção brasileira, pois, além da excelente oportunidade de encarar as principais potências do esporte, o Circuito Mundial servirá como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem. A temporada do SVNS se encerra no dia 2 de junho, ao passo que o rugby sevens feminino em Paris será jogados nos dias 24, 25 e 27 de julho.

Para a etapa de Dubai, onde também enfrentará as seleções da Irlanda e do Japão, o treinador Will Broderick optou por manter a base da equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, no início de novembro. A única novidade entre as convocadas é Thalita Costa, irmã gêmea de Thalia Costa, que terminou a última temporada entre as 10 maiores artilheiras de tries do circuito, com 21 marcados em 25 jogos disputados. O Brasil ainda teve Marina Fioravanti no Top 10 do mundo em número de tackles.

“É uma escalada de montanha até Paris e queremos crescer etapa a etapa do Circuito Mundial. A cada torneio precisamos ter evolução, de Dubai até Madrid. Precisamos de crescimento constante, pois o ano é longo, as viagens são longas e os jogos duros. Precisamos terminar o Circuito fortes física e mentalmente”, comentou Will Broderick.

No confronto direto contra as oponentes da primeira fase, o Brasil tem vantagem contra o Japão, com 10 vitórias e 9 derrotas na história do circuito. Contra a Irlanda, o Brasil tem 5 vitórias até hoje, o que também traz esperanças às Yaras. Com 12 equipes divididas em 3 grupos com 4 equipes cada, as 2 primeiras de cada grupo e as 2 melhores 3ªas colocadas avançarão às quartas de final. Todas as 12 seleções que estarão em Dubai jogarão todas as etapas até o último torneio, em Madri, compondo a 1ª divisão mundial.

Logo após a abertura do Circuito Mundial, a seleção feminina já embarca para a Cidade do Cabo (África do Sul), onde disputa a segunda etapa entre os dias 9 e 10 de dezembro. Depois, a competição retorna somente em 26 de janeiro, em Perth (Austrália). Após 10 temporadas desde a criação do Circuito Mundial feminino, a Nova Zelândia é a e maior vencedora da história com 7 conquistas. A Austrália vem na sequência do histórico com 3 títulos do Circuito, sendo os dois únicos países que já foram campeões. As australianas venceram o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a Nova Zelândia ficou com o ouro em Tóquio.

Confira abaixo todas as informações sobre a etapa de Dubai.

 

Etapa de Dubai
Grupo A: Nova Zelândia, Fiji, Grã-Bretanha e África do Sul
Grupo B: Brasil, Austrália, Irlanda e Japão
Grupo C: França, Estados Unidos, Canadá e Espanha

 

Horários dos jogos do Brasil

Sábado, 2 de dezembro (hora de Brasília)
Brasil x Austrália – 2h20
Brasil x Irlanda – 5h00
Brasil x Japão – 9h30

 

Lista de convocadas para a etapa:

Aline Furtado (USP – São Paulo, SP)
Andressa Alves (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis – São Paulo, SP)
Gabriela “Gabs” Lima (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis – São Paulo, SP)
Luiza Campos (Charrua – Porto Alegre, RS)
Mariana “Mari” Nicolau (São José – São José dos Campos, SP)
Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens – São Paulo, SP)
Milena “Mile” Mariano (São José – São José dos Campos, SP)
Rafaela “Rafa” Zanelatto (Curitiba – Curitiba, PR)
Thalia Costa (Delta – Teresina, PI)
Thalita Costa (Delta – Teresina, PI)
Yasmim Lima (Melina – Cuiabá, MT)

 

Calendário do Circuito Mundial

Dubai (Emirados Árabes) – 2 e 3 dezembro/23
Cidade do Cabo (África do Sul) – 9 e 10 dezembro/23
Perth (Austrália) – 26 a 28 janeiro/24
Vancouver (Canadá) – 23 a 25 fevereiro/24
Los Angeles (EUA) – 2 e 3 março/24
Hong Kong (China) – 5 a 7 abril/24
Singapura (Singapura) – 3 a 5 maio/24
Etapa Final – Madri (Espanha) – 31 maio a 2 junho/24

 

Foto: Bruno Ruas