Rugby XV feminino brasileiro terá sábado histórico com a inédita final feminina sub 19 em Maringá

O BR XV Feminino M19, o Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais M19 (sub 19), terá sua grande final nesse sábado, dia 28, no Parque Alfredo Nyffeler, em Maringá. Jogam pelo título das seleções do Paraná e de São Paulo Vale com transmissão no YouTube da Brasil Rugby

 

As seleções do Paraná e do Vale do Paraíba, organizadas pela Federação Paranaense de Rugby e pela Federação Paulista de Rugby, duelarão nesse domingo na decisão da histórica primeira edição do BR XV Feminino M19, o Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais M19 (sub 19). O torneio é um marco para o desenvolvimento do rugby XV feminino brasileiro, pois, pela primeira vez, a modalidade teve um campeonato nacional juvenil.

Invicto até o momento na competição, o Paraná venceu 7 partidas e teve 1 empate, em 8 jogos realizados, todos em formato reduzido, de 17 minutos de duração. A final será em jogo integral, realizado em dois tempos de 35 minutos. “A expectativa é a melhor possível. É a partida mais importante de rugby na história em nossa cidade e nossa meninas terão muito apoio de amigos e familiares. Um cenário muito positivo para um time que trabalha muito duro”, comentou Lucas “Bagé” Vieira, auxiliar técnico da Seleção Paranaense.

Matheus Cruz, treinador do Vale, também comentou sobre a expectativa para a partida: “esperamos um grande jogo, pois são duas equipes que se conhecem bem e são qualificadas. Estamos nos preparando bem mentalmente para o desafio”. Em 2023, os dois times duelaram duas vezes, com as paranaenses vencendo em São José dos Campos, casa do Vale, por 10 a 0 no primeiro encontro, ao passo que o segundo jogo, em Jacareí, acabou em atípico 0 a 0. Será o primeiro jogo entre os dois times no Paraná.

 

Avanço do Rugby XV feminino

O Rugby XV feminino de seleções nacionais  vem assumindo protagonismo com a criação do WXV, a nova liga mundial, e com a expansão da Copa do Mundo de 2025 para 16 equipes. Acompanhando o crescimento,  Confederação Brasileira de Rugby relançou a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV no ano passado e criou o BR XV, com as categorias adulta e M21 de seleções regionais ganhando espaço em 2022. Em 2023, os desenvolvimentos seguiram com São Paulo se tornando o primeiro estado com um campeonato estadual feminino de rugby XV e com o BR XV ganhando pela primeira vez a categoria M19.

 

BR XV M19 Feminino – Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais M19 (sub 19)

FINAL

28/10 – 13h30 – Paraná x São Paulo ValeAo vivo no YouTube da Brasil Rugby

Árbitro: Érika Weiss

Local: Parque Alfredo Nyffeler – Maringá, PR

Foto: Fotojump