Super 12: final do Campeonato Brasileiro de Rugby XV será sábado ao vivo no Canal GOAT

Canal GOAT transmitirá pelo YouTube pela primeira vez a final Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, entre dois clubes paulistanos, Poli e Pasteur

 

O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV é a nova atração do Canal GOAT. O Super 12, como é conhecida a competição, chega à sua grande final nesse sábado, dia 21 de outubro, com duas equipes de São Paulo, Poli e Pasteur, ambas da capital, duelando pelo título. O jogo acontece às 13h15 no campo do São Paulo Athletic Club (SPAC), na região de Santo Amaro.

“É uma grande satisfação para o rugby ter sua principal competição masculina exibida por um canal que cresce tão rápido e que vem apostando tanto em esporte emergentes. O rugby mostrará sua força com a transmissão no Canal GOAT e estamos confiantes de que Poli e Pasteur, recheados de atletas da Seleção Brasileira, entregarão um belo espetáculo. O Campeonato Brasileiro de Rugby completa 60 anos em 2023 e esta final celebra nosso esporte”, comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Confederação Brasileira de Rugby.

“Incluir o Super 12 de Rugby no Canal Goat é mais uma demonstração do nosso compromisso com a audiência e com as tendências do mercado. Estamos expandindo nossos horizontes e convidando a todos para fazer parte da comunidade Goat, além de abrir espaço para outros esportes, além do futebol. No sábado, estreamos com Rugby de qualidade e com transmissão gratuita”, comentou Luciana Festi, COO do Canal GOAT.

A Poli, clube fundado dentro da USP (Universidade de São Paulo) busca seu terceiro título na história da competição, tendo sido campeã em 2018 e 2022. Já o Pasteur, clube com origens na comunidade francesa de São Paulo, busca sua primeira conquista desde 1994, o que seria seu primeiro título na era moderna da competição, isto é, desde 2010, quando a Confederação Brasileira de Rugby foi fundada como sucessora antiga Associação Brasileira de Rugby.

Os dois times duelaram três vezes no Super 12 deste ano com o Pasteur, único invicto da competição, vencendo um dos duelos por 33 a 17, ao passo que as duas outras partidas acabaram empatadas, com o último jogo ficando em 18 a 18. A Poli encerrou a fase do hexagonal final na liderança, empatada em pontos com o Pasteur, mas levando vantagem no saldo de pontos.

“O jogo será o melhor dos últimos anos e e será decidido nos detalhes. O Pasteur chega à primeira final em 10 anos e vamos em busca de mais uma estrelinha”, comentou Felipe Zeni, do Pasteur.

“Quem assistir ao jogo verá o melhor nível de rugby que existe no Brasil e será uma grande partida. Vamos em busca de mais uma taça”, comentou Lucas Abud, da Poli.


O que é o Rugby?

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.

 

Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV

Final

21/10 – 13h15 – Poli x Pasteur

Árbitro: Pedro Oliveira

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

Campeões desde 2010

2010 – São José (SP)

2011 – São José (SP)

2012 – São José (SP)

2013 – SPAC (SP)

2014 – Curitiba (PR)

2015 – São José (SP)

2016 – Curitiba (PR)

2017 – Jacareí (SP)

2018 – Poli (SP)

2019 – São José (SP)

2020-2021 – sem competição (pandemia)

2022 – Poli (SP)

 

Foto: Fotojump/Brasil Rugby