Tupis confirmados em torneio estratégico na Espanha em novembro

Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV irá jogará entre os dias 11 e 18 de novembro a La Vila International Rugby Cup que envolve seleções estratégicas para a federação internacional

 

Entre os dias 11 e 18 de novembro, a cidade espanhola de Villajoyosa, na região de Alicante, receberá a La Vila International Rugby Cup, competição da World Rugby (a federação internacional da modalidade) que envolve quatro seleções emergentes melhor entre as melhores colocadas do Ranking Mundial: Espanha (time que ocupada o 19° lugar no Ranking Mundial), Estados Unidos (18°), Canadá (23°) e Brasil (26°, mas uma posição abaixo da suspensa Rússia).

Essas quatro seleções ficaram de fora da última Copa do Mundo, que está sendo jogada até o dia 28 de outubro na França. O Mundial conta com 20 seleções e as seleções envolvidas são consideradas prováveis participantes de edições futuras.

“O torneio de La Vila é crucial para o desenvolvimento dos Tupis e do rugby brasileiro. Nunca imvestimos tanto em preparar o futuro de nosso rugby com apoio às categorias de base e a projetos de fomento. Nossa seleção jogar torneios internacionais de nível é o estímulo crucial para fazermos girar a roda e converter o trabalho feito dentro de casa em evolução contínua no cenário mundial”, avaliou Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

O sistema de disputas é simples e de tiro curto. No dia 11, os Tupis (como é conhecida a seleção do Brasil) encaram na semifinal os Eagles (as Águias, a seleção dos Estados Unidos), enquanto a Espanha (Los Leones, os Leões) pegam o Canadá (os Canucks, apelido do país). No dia 18 serão jogadas a final e a disputa de bronze. O Brasil já enfrentou antes da pandemia essas três seleções e teve vitórias marcantes sobre o Estados Unidos em 2016 e sobre o Canadá em 2017 e 2019.

“É uma grande oportunidade para nos medirmos agora no nível internacional. O torneio vai nos mostrar onde deveremos nos focar nos próximos meses de olho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e nosso elenco está muito animado para estarmos juntos e nos desafiarmos nesse nível”, ressaltou Josh Reeves, treinador dos Tupis.

A base da Seleção Brasileira joga junto dos Cobras, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional da região, disputada no primeiro semestre. Após a competição, os Tupis foram a campo pelo Sul-Americano 4 Nações em agosto, sagrando-se campeões ao derrotarem chilenos, colombianos e paraguaios. Com a confirmação da La Vila International Rugby Cup, os Tupis asseguraram calendário fora da América do Sul, dando um passo adiante na exposição dos atletas a rugby de maior qualidade. A competição acontece ainda após a final do Campeonato Brasileiro, o Super 12, que ocorre no sábado, dia 21 de outubro, e dos Jogos Pan-Americanos, cujo torneio de rugby será nos dias 3 e 4 de novembro.

O presidente da World Rugby, o inglês Sir Bill Beaumont, disse: “A Copa do Mundo de Rugby de 2023 demonstrou o quanto as seleções emergentes se beneficiam ao jogar regularmente, não apenas contra os melhores times do mundo, mas também em partidas competitivas entre si. Além de discussões mais amplas sobre o calendário, a World Rugby continua a trabalhar arduamente para criar e financiar oportunidades como esta, trabalhando com novas cidades e parceiros com o objetivo final de aumentar a competitividade em todos os níveis”.

Não é a primeira vez que os Tupis jogam em Villajoyosa. Brasil e Espanha se enfrentaram na cidade em 2017, com vitória espanhola. Os ingressos para assistir ao torneio em Villajoyosa já estão à venda (clique aqui). Transmissão será em breve confirmada.

 

Foto: Photosport – Brasil x Espanha em Villajoyosa, 2017