Quartas de final da Copa do Mundo de Rugby são destaques no fim de semana

Mundial de Rugby XV masculino está sendo jogado na França e as quartas de final acontecem nesse fim de semana com transmissões ao vivo dos canais ESPN e Star+. No sábado tem Gales contra Argentina e Irlanda versus Nova Zelândia, enquanto no domingo tem Inglaterra contra Fiji e França versus África do Sul

 

Um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de Rugby entra nesse sábado em sua fase de mata-mata, com as quartas de final agitando sábado e domingo na França.

A fase de quartas começa no sábado, dia 14, com sul-americanos em campo. Pela quinta vez na história no mata-mata, a Argentina mede forças com Gales em Marselha. Os dois times correm por fora na luta pelo título e têm no currículo o 3º lugar como melhor colocação – 1987 para os Dragões Vermelhos (Gales) e 2007 para os Pumas (como são chamados os argentinos). No último Mundial, em 2019, Gales ficou com o quarto lugar, ao passo que os argentinos caíram na fase de grupos.

Na sequência, no Stade de France, em Paris, tem Irlanda contra Nova Zelândia, um dos jogos mais aguardados no ano. Os irlandeses jamais passaram da fase de grupos, enquanto os All Blacks (a poderosa Nova Zelândia) são os maiores campeões mundiais, com três conquistas (1987, 2011 e 2015). O cenário atual, no entanto, é favorável à Irlanda, que ocupa o primeiro lugar do Ranking Mundial e está há 17 jogos invicta (a 1 vitória do recorde mundial), tendo vencido os dois últimos duelos contra os neozelandeses, ambos em 2022. Os All Blacks, no entanto, têm o melhor ataque da Copa do Mundo de 2023 e o jogo promete equilíbrio do início ao fim. O jogo terá quatro jogadores em campo que já foram os melhores do mundo – Jonny Sexton e Josh van der Flier, pela Irlanda, e Beauden Barrett e Brodie Retallick, pela Nova Zelândia.

O domingo começará com duelo inédito em quartas de final entre Inglaterra e Fiji em Marselha. Os ingleses já venceram a Copa do Mundo em 2003 e foram vice campeões na edição passada, mas não tiveram um grande 2023 até aqui, o que incluiu derrota em casa justamente para Fiji em amistoso pré Copa do Mundo. Os fijianos são mais famosos pelo rugby sevens, o rugby de 7 jogadores olímpico, do qual são bicampeões olímpicos, mas estão sendo a sensação da Copa do Mundo de 15 jogadores até o momento, tendo eliminado a bicampeã mundial Austrália na fase de grupos.

Por fim, Paris recebe o último jogo do domingo com a seleção da casa, a França, encarando a atual campeã mundial África do Sul. Os Springboks (como são conhecidos os sul-africanos) já venceram o Mundial em 3 oportunidades (1995, 2007 e 2019) e chegam fortes para medirem forças com os donos da casa, em duelo de 2º (França) contra 3º (África do Sul) colocados do Ranking Mundial. Os franceses estão embalados pela chance de título inédito, depois de terem acumulado três vice campeonatos mundiais. A França celebra o retorno do melhor jogado0r do mundo de 2021, Antoine Dupont, ao passo que a África do Sul tem o melhor do mundo de 2019, Piet-Steph Du Toit.

“França contra África do Sul e Irlanda versus Nova Zelândia são os jogos com sabor de semifinal, porque são os melhores times do mundo na atualidade. Há uma grande chance do campeão e, mais que isso, os dois finalistas saírem desses dois duelos. Porém, os jogos entre Gales e Argentina e Inglaterra e Fiji precisam de um olhar especial pois mostrarão qual desses times será capaz de quebrar a tendência dos favoritismos”, comentou Victor Ramalho, comentarista dos canais ESPN. “Um eventual desfecho de Irlanda e França batendo All Blacks e Springboks seria histórico, pois pela primeira vez os três maiores campeões do rugby mundial estariam de fora das semifinais, com sul-africanos e neozelandeses se juntando aos australianos no avião de volta para casa. As chances são reais de um domínio europeu, mas tudo segue em aberto e uma final entre All Blacks e Springboks também não seria surpreendente. Por outro lado, mais uma surpresa marcante que poderá ocorrer é Fiji alcançar a semifinal e isso seria épico para o rugby, pois consolidaria a ascensão das nações emergentes no esporte”, completou.

 

O que é o Rugby?

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.

“O Rugby é um esporte apaixonante, muito dinâmico, de conquista territorial e criação de espaços. Apesar do intenso contato físico, o jogo é muito legal e com regras que buscam zelar pela integridade dos atletas”, comentou Victor Ramalho, comentarista de rugby dos canais ESPN e Star+.

 

Classificação final da fase de grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2023 (após 4 jogos por time)

Grupo A: 1 🇫🇷França (18 pontos), 2 🇳🇿Nova Zelândia (15 pontos), 3 🇮🇹Itália (10 pontos), 4 🇺🇾Uruguai (5 pontos), 5 🇳🇦Namíbia (0 pontos)
Grupo B: 1 ☘️Irlanda (19 pontos), 2 🇿🇦África do Sul (15 pontos), 3 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿Escócia (10 pontos), 4 🇹🇴Tonga (5 pontos), 5 🇷🇴Romênia (0 pontos)
Grupo C: 1 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿Gales (19 pontos), 2 🇫🇯Fiji (11 pontos), 🇦🇺Austrália (11 pontos), 4 🇵🇹Portugal (6 pontos), 5 🇬🇪Geórgia (3 pontos)
Grupo D: 1 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Inglaterra (18 pontos), 2 🇦🇷Argentina (14 pontos), 3 🇯🇵Japão (9 pontos), 4 🇼🇸Samoa (7 pontos), 5 🇨🇱Chile (0 pontos)
Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por até 7 pontos de diferença = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos = 0 pontos | Equipe que marca 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto extra

 

Mata-mata

Quartas de final

14 de Outubro (Sábado) – 12h00 – Gales x Argentina | 16h00 – Quartas de final – Irlanda x Nova Zelândia

15 de Outubro (Domingo) – 12h00 – Inglaterra x Fiji | 16h00 – Quartas de final – França x África do Sul

 

Semifinais

20 de Outubro (Sexta) – 16h00 – (vencedores do dia 14)

21 de Outubro (Sábado0 – 16h00 – (vencedores do dia 15)

 

Final

27 de Outubro – 16h00 – 3º lugar

28 de Outubro – 16h00 – Final

 

Foto: França é a sede da Copa do Mundo de Rugby – Foto: Rugby World Cup / Divulgação