Sábado e domingo de Sul-Americano Feminino de Rugby Sevens no Paraguai

Brasil disputará torneio em Asunción com a seleção de desenvolvimento. Jogos terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Sudamérica Rugby

 

O elenco de desenvolvimento da Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens estará em campo nesse fim de semana, nos dias 30 de setembro, e 1º de outubro, em Asunción, no Paraguai. Com muitos eventos de peso chegando, a comissão técnica optou por rodar elenco e usar o Sul-Americano para rodar o plantel, já de olho no Circuito Mundial de Rugby Sevens, que começa em dezembro. O Brasil, já classificado aos Jogos Olímpicos, está também entre as 12 seleções da primeira divisão mundial e contará com 8 torneios pelo Circuito entre dezembro e junho, antes de Paris 2024, o que demandará muito do elenco.

Das 12 atletas convocadas para o Sul-Americano, apenas 2 estão na convocação para os Jogos Pan-Americanos, que acontecem em novembro em Santiago, Chile. São elas Andressa Alves, que será a capitã no Paraguai, e Gisele Gomes. Outras três atletas, Isadora, Marcelle e Larissa, disputaram a Copa do Mundo de Rugby Sevens no ano passado, ao passo que Thalita é a única no grupo que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “O torneio abre a temporada 2023-24 para nós e queremos mostrar nossa evolução física, nosso trabalho no tackle e no ponto de contato. Queremos por em campo o que trabalhamos na Pré temporada e ampliar nosso elenco, aumentar a disputa interna por vagas no time e, com isso, com evolução individual, nossa seleção será mais imprevisível para os oponentes. Este torneio será uma mostra disso” comentou Will Broderick, treinador da seleção feminina.

O Sul-Americano terá 7 seleções, que se enfrentarão no sistema de todas contra todas, em pontos corridos. Estarão no torneio Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru, além do Brasil. As Yaras, o time principal do Brasil, já tinham sido campeãs do Sul-Americano disputado no primeiro semestre do ano e que foi válido como o Pré Olímpico da região. No entanto, com o intuito de aumentar o número de competições na região, a Sudamérica Rugby (a federação sul-americana) optou pela realização de uma edição de segundo semestre.

 

Convocadas:

1 – Larissa Alves (Curitiba – Curitiba, PR)
2 – Thalita Costa (Delta – Teresina, PI)
3 – Eshyllen Coimbra (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
4 – Anne Santos (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
5 – Amanda Rodrigues (Niterói – Niterói, RJ)
6 – Isadora Lopes (Melina – Cuiabá, MR)
7 – Maysa Fernandes (Curitiba – Curitiba, PR)
8 – Andressa Alves (c) (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
9 – Camilla Carvalho (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)
10 – Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis – São Paulo, SP)
11 – Aline Mayumi (Pasteur – São Paulo, SP)
12 – Marcelle Souza (El-Shaddai – Rio de Janeiro, RJ)

Treinador: Will Broderick

 

Tabela

*Horários de Brasília

Sábado, 30 de setembro

12h30 – Brasil x Uruguai

12h52 – Argentina x Colômbia

13h14 – Chile x Peru

17h00 – Brasil x Colômbia

17h22 – Peru x Paraguai

17h44 – Chile x Uruguai

19h29 – Brasil x Paraguai

19h51 – Argentina x Uruguai

20h13 – Colômbia x Chile

21h58 – Uruguai x Peru

22h20 – Paraguai x Argentina

 

Domingo, 1º de outubro

09h00 – Brasil x Peru

09h22 – Uruguai x Colômbia

09h44 – Argentina x Chile

11h29 – Colômbia x Peru

11h51 – Paraguai x Chile

17h00 – Brasil x Chile

17h22 – Sargenta x Peru

17h44 – Paraguai x Uruguai

19h29 – Brasil x Argentina

19h51 – Paraguai x Colômbia

 

Foto: Bruno Ruas @ruasmidia