Rugby XV feminino: pilar das Yaras jogará o Campeonato Francês, um dos melhores do mundo

Taís Costa jogará pelo tradicional Montpellier o Campeonato Francês Feminino de Rugby XV, que começa no dia 19 de novembro

 

O crescimento do Rugby feminino de 15 jogadoras no Brasil já rendeu frutos internacionais. Taís Costa, das Yaras (a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV), é a nova contratada do Montpellier, um dos principais clubes de rugby da França, para disputar a primeira divisão do país que tem um dos campeonatos mais fortes do mundo na modalidade.

Taís começou no esporte atuando pelo Asa Branca, clube de Fortaleza, e jogou pelo Delta, do Piauí. Em 2022, a jogadora se mudou para o Melina Rugby Clube, de Cuiabá, campeão brasileiro de rugby sevens em 2022, e a Seleção do Centro-Oeste, campeã brasileira adulta de rugby XV em 2022 e 2023. A jogadora, que atua na posição de pilar, defendeu a Seleção Brasileira neste ano pelas Eliminatórias para o WXV, a nova Liga Mundial da modalidade, e o efeito da exposição internacional foi logo o interesse do clube francês. “Essa oportunidade surgiu quando estávamos na Colômbia. O treinador do Montpellier viu meu jogo e se interessou”, comentou Taís. “Eu não esperava agora receber essa oportunidade e eu estou muito feliz. Quero aprender demais e contribuir com o clube. A França é o país do momento, com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos sendo lá e a oportunidade é incrível. Toda a dedicação abriu portas”, concluiu.

O Montpellier foi campeão francês por 8 vezes, a última em 2019, e a França é hoje a terceira colocada no Ranking Mundial feminino. O Campeonato Francês começa no dia 19 de novembro.

 

O Rugby XV feminino no Brasil

O rugby conta com duas categorias principais, o rugby de 7 (olímpico) e o rugby de 15 jogadoras (mais tradicional no mundo). Mais antiga e de maior sucesso, a Seleção Brasileira de Rugby Sevens é a potência sul-americana, 21 vezes campeã do continente e classificada três vezes seguidas para os Jogos Olímpícos. Nos últimos anos, no entanto, o foco da federação internacional vem mudando para o rugby de 15 jogadoras, em busca de desenvolver a modalidade que é mais completa e democrática do rugby, visando à igualdade de gênero. A Confederação Brasileira de Rugby relançou a seleção de 15 jogadores em 2019 e o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade em 2022, dando um passo adiante com a categoria participando dos qualificatórios para a Copa do Mundo e para o WXV (Liga Mundial). Em 2024, o Brasil voltará a jogar pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, que ocorre de 4 em 4 anos. A próxima edição da Copa do Mundo Feminina será em 2025, na Inglaterra.