Cobras Brasil XV pronto para buscar vitória contra chilenos no Super Rugby Américas

Cobras Brasil XV pronto para buscar vitória contra chilenos no Super Rugby Américas

Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, volta a receber o Cobras Brasil XV, a franquia brasileira no Super Rugby Américas, a liga profissional. Com transmissão da ESPN3 e Star+, os Cobras encaram no sábado, dia 18, às 16h00, os chilenos do Selknam pela 5ª rodada

 

Sábado é de muito rugby em São Paulo com a 5ª rodada do Super Rugby Américas, a grande liga profissional do continente, com o duelo cheio de rivalidade entre o Cobras Brasil XV e os chilenos do Selknam, às 16h00. O time brasileiro busca sua primeira vitória na competição e encara os vice campeões de 2022.

São 7 times se enfrentando em turno e returno, com o Brasil sendo representado pela franquia dos Cobras, apoiada pela Superbid Exchange, Irko Hirashima e Universal Assistance. A entrada no estádio é gratuita, mediante inscrição pelo link ingresse.com/sudamerica-rugby. O torcedor ainda poderá comprar tickets de consumação de comidas e bebidas antecipadamente pelo mesmo link, garantindo 20% de bônus em consumação. O evento é de organização da Confederação Brasileira de Rugby.

 

Trocas no time para o reencontro com a torcida e com o velho rival

O jogo de sábado será de grande valor para os Cobras, que reencontrarão a torcida, após viajarem na semana passada ao Uruguai para encararem o Peñarol. O jogo acabou com vitória dos atuais campeões por 33 a 7 e, com isso, os Cobras precisam reagir para voltarem a sonhar com o G4, que classifica às semifinais da liga. Na quinta-feira, o primeiro jogo da rodada opôs os dois times argentinos, Pampas, de Buenos Aires, e Dogos XV, de Córdoba, em San Isidro, na Grande Buenos Aires. Os visitantes venceram por 29 a 11 e abriram frente na liderança da competição, ao passo que o Pampas permaneceu no quinto lugar, dando esperanças aos times que estão na cola.

A rivalidade entre o rugby brasileiro e o rugby chileno se fortaleceu ao longo da última década. Em 2021, os Cobras derrotaram o Selknam por 21 a 20, mas os chilenos venceram os dois encontros de 2022, por 46 a 10, no Chile, e 37 a 8, em campo neutro, no Uruguai. Com isso, o duelo de 2023 será o primeiro em solo brasileiro e empolga o time e a torcida. Na última vez que a Seleção Brasileira, base dos Cobras, recebeu a Seleção Chilena, base do Selknam, o resultado foi triunfo brasileiro por 15 a 10, em Jundiaí, em 2019.

Para o confronto da 5ª rodada do Super Rugby Américas, o treinador dos Cobras, Josh Reeves, apostou 8 trocas no time titular. Na linha, o scrum-half Facundo Villalba reconquistou a camisa 9, que estava com Felipinho, ao passo que o ponta Sérgio Luna estreará na temporada com a camisa 14, deixando Altahona no banco. A novidade maior é Lucas Tranquez com a faixa de capitão e com a camisa 15, passando de abertura a fullback. O abertura segue Lucas Spago, autor de try contra o Peñarol, enquanto o argentino Nico Cantarutti, que foi camisa fullback no jogo passado, retomou a camisa 13 no posto do lesionado Robson “Varejão”.

Entre os avançados, o capitão Gabriel Paganini recebeu descanso e começará o jogo entre os reservas. Em seu lugar na segunda linha entra o neozelandês Ben Donald. Na primeira linha, os pilares Henrique Ferreira e Brendon Alves retornam para os lugares de Levy, que estará no banco, e Joel, lesionado. Já na terceira linha as trocas foram o irlandês Donnacha Byrne no lugar de André Arruda, que será opção na reserva, e Matheus “Nego” Cláudio voltando com a camisa 7 no lugar de Diver Ceballos. As escolhas para o banco de reservas ainda mostram a preocupação de Josh Reeves com os avançando, escolhendo 6 reservas para as posições das camisas 1 a 8, com apenas 2 reservas para os jogadores de 9 a 15.

Apesar das derrotas, o time brasileiro tem alguns bons números para celebrar, como o segundo lugar geral em turnovers (roubadas de bola), com 15, e o segundo lugar em tackles, com 62, mostrando qualidade no contato físico.

“O jogo com o Peñarol foi nossa primeira oportunidade de viajar como grupo, saindo da zona de treino e estreitando os laços do treino. Porém, o jogo não foi o que gostaríamos, apesar de certa melhora no segundo tempo. Temos que melhorar muito a disciplina, que vem nos atrapalhando, mas temos confiança na evolução do nosso time no ponto de contato e nas formações. O Selknam é muito duro e está se preparando para a Copa do Mundo, que é um sonho dos nossos atletas. Portanto, será um momento importante para nos medirmos”, comentou o treinador dos Cobras, Josh Reeves.

 

A história do rugby brasileiro em campo

Antes dos Cobras entrarem em campo, o torcedor que tiver ido mais cedo ao Nacional poderá curtir o jogo de veteranos entre o clube Keep Walking, voltando para os rugbiers das antigas, e um combinado de jogadores que defenderam a Seleção Brasileira em 1993. O evento “Rugby Legends”, que começa às 11h30, é mais uma ação promovida pela House of Rugby, parceira da Confederação Brasileira de Rugby na organização dos jogos dos Cobras no Brasil, e busca estreitar os laços entre a jovem franquia e a comunidade.


As atrações não param nas lendas do rugby. A Vila Cobras é o espaço onde o fã do rugby poderá comprar comidas e bebidas e ainda participar de brincadeiras com a temática do esporte, além de ser o palco para o terceiro tempo, a confraternização tradição do rugby após o término da partida. Quem for ao estádio poderá curtir o terceiro tempo simplesmente junto dos jogadores dos dois times e a festa será embalada pela banda de rock “King Kong”.

A Confederação Brasileira de Rugby ainda terá sua loja no estádio, em parceria com a Rugby Hookers, e haverá posto de coleta de doações de material esportivo e roupas para a ONG Hurra!, que desenvolve o esporte em bairros de baixa renda.

 

X

18/03 – 16h00 – 🇧🇷Cobras Brasil XV vs Selknam🇨🇱, em São Paulo – Estádio Nicolau Alayon

Árbitro: 🇦🇷Tomás Bertazza / Assistentes: 🇦🇷Nicolás Cotic e 🇧🇷Lucas Saccomanno / TMO: 🇧🇷Victor Hugo Barboza

🇧🇷Cobras: 15 Lucas “Zé” Tranquez, 14 Sergio Luna, 13 Nicolás Cantarutti, 12 Robert Tenório, 11 Ariel Rodrigues, 10 Lucas Spago, 9 Facundo Villalba, 8 Donnacha Byrne, 7 Matheus “Nego” Claudio, 6 Cleber “Gelado” Dias, 5 Lucio Anconetani, 4 Ben Donald, 3 Henrique Ferreira, 2 Endy Willian Pinheiro, 1 Brendon Alves;

Suplentes: 16 Diego Vidal, 17 Levy Marinho, 18 Bautista Vidal, 19 Gabriel Paganini, 20 Gabriel “Fúria” Oliveira, 21 André Arruda, 22 Douglas Rauth, 23 Alain Altahona;

🇨🇱Selknam: 15 Luca Strabucchi, 14 Clemente Armstrong, 13 Matías Garafulic (c), 12 Pablo Casas, 11 Gaspar Moltedo, 10 Francisco Urroz, 9 Lukas Carvallo, 8 Ernesto Tchimino, 7 Santiago Edwards, 6 Raimundo Martínez, 5 Javier Eissmann, 4 Pablo Huete, 3 Iñaki Gurruchaga, 2 Diego Escobar, 1 Salvador Lues;

Suplentes: 16 Augusto Böhme, 17 Javier Carrasco, 18 Vittorio Lastra, 19 Santiago Pedrero, 20 Tomás Orchard, 21 Nicolás Herreros, 22 Diego Warnken, 23 Ignacio Silva;

EquipePaísPontosJogosVitóriasEmpatesDerrotasBônus 4+Bônus 7-Pontos PróPontos ContraSaldo
1Peñarol RugbyUruguai5112100292406225181
2Dogos XVArgentina46129039136830365
3PampasArgentina371280432331229102
4Yacaré XVParaguai351270552306307-1
5SelknamChile231240843264272-8
7American RaptorsEstados Unidos1612201044282458-176
6Cobras Brasil XVBrasil1312201023268429-161
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra

 

Sobre a Superbid Exchange

A Superbid Exchange é uma plataforma tecnológica de alta segurança e transparência com múltiplas modalidades de transações online para bens de capital: venda direta, leilão extrajudicial, judicial, administrativo e rural. Em um ambiente de trade para operações de compra e venda de ativos únicos, a Superbid Exchange propicia alternativas de capital para as empresas e oferece diversidade de ativos aos compradores. A empresa estimula a economia circular há mais de 20 anos, destacando em seu catálogo diferentes categorias de mercado, como industrial, agrícola, automotivo, pecuária, imobiliário e de bens de consumo. Conta com mais de 8 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores em toda a América Latina.

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, Deloitte, Alupar Taesa, Comgás, Cultura Inglesa, Pinheiro Neto Advogados e Crown Embalagens. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gerdau, Atlas Schindler, Gilbert, CVC Capital Partners e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, CSN, Irko Hirashima e Universal Assistance.

www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

 

Foto: Bruno Ruas @ruasmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *