Super Rugby Américas: a mais importante competição de rugby das Américas, com participação brasileira

Cobras Brasil XV é a franquia brasileira no renovado Super Rugby Américas, que terá transmissão dos canais ESPN. A competição profissional do rugby pan-americano tem agora a marca da mais prestigiada competição do mundo

 

Em 2023, a antiga Superliga Americana de Rugby (SLAR) ganhará identidade nova. A competição agora será conhecida como Super Rugby Américas, reunindo o melhor do rugby do continente.

Iniciada em 2020, a SLAR foi a primeira liga profissional de rugby na América do Sul, com o Brasil sendo representado pela franquia dos Cobras Brasil XV. Por conta da pandemia, a edição 2020 foi cancelada e as edições 2021 e 2022 ocorreram em bolhas sanitárias, com os Cobras fazendo todos os seus jogos no exterior. No entanto, a partir de 2023, o Super Rugby Américas assumirá formato de ida e volta, com todos os times mandando partidas em seus países. Os Cobras mandarão suas partidas em São Paulo, em local a ser confirmado.

“Estamos muito empolgados com este passo adiante dado pelos Cobras. Somos parte da melhor liga de rugby do continente e queremos seguir evoluindo a qualidade do jogo e os nossos laços com nossa comunidade, que finalmente poderá se conectar diretamente com os Cobras. Receber partidas do Super Rugby Américas é um passo a mais na construção de um rugby brasileiro melhor e com vínculos mais fortes com nosso público”, comentou Mariana Miné, CEO da Brasil Rugby.


O Super Rugby Américas terá início no dia 18 de fevereiro e contará com 7 equipes de 6 países diferentes. Cada time disputará 12 partidas ao longo de 14 rodadas e os 4 primeiros colocados avançarão às semifinais. A grande final será no dia 9 de junho, em sede pré definida, a ser confirmada. A temporada terá um total de 45 partidas, transmitidas pelos canais ESPN/Star+.

Disputarão o Super Rugby Américas:

  • Cobras (São Paulo, Brasil)
  • Dogos (Córdoba, Argentina)
  • Pampas (Buenos Aires, Argentina)
  • Peñarol (Montevidéu, Uruguai)
  • Raptors (Glendale, região de Denver, Estados Unidos)
  • Selknam (Santiago, Chile)
  • Yacaré XV (Assunção, Paraguai)

O atual campeão é o Peñarol, do Uruguai. Já na edição 2021, o título da SLAR ficou com os Jaguares XV, da Argentina, que foram substituídos pela nova franquia argentina dos Pampas, baseados na região de Buenos Aires. Outro estreante, os Dogos, representam a província argentina de Córdoba. O Paraguai também terá novidade, substituindo o Olimpia pelo Yacaré XV.

Por fim, os American Raptors são a grande novidade da liga, marcando a expansão da competição para os Estados Unidos. Os Raptors estão baseados na cidade de Glendade, na região metropolitana de Denver. Os Raptors foram fundadores em 2018 da Major League Rugby, a liga profissional norte-americana, mas optaram pelo Super Rugby Américas.

 

Super Rugby: nome que significa excelência no rugby

Criado em 1996, o Super Rugby é uma das ligas mais fortes e prestigiadas do rugby internacional. Em 2021, o Super Rugby assumiu o nome de Super Rugby Pacific, passando a ser propriamente a liga da Oceania, reunindo franquias de Nova Zelândia, Austrália e Fiji e os melhores jogadores dessas seleções. Pela força das seleções neozelandesa (os All Blacks, tricampeões mundiais) e australiana (Wallabies, bicampeões mundiais), o Super Rugby é liga referência em todo o mundo e, a partir de 2023, empresta seu nome também à competição das Américas.A identidade criada para o Super Rugby Américas traz a logo consagrada do Super Rugby, mas com elementos que fazem referência ao continente americano.