Brasil encara a 2a etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens na África do Sul entre sexta e domingo

Seleção Brasileira Feminina vai à Cidade do Cabo para encarar o segundo torneio da temporada 2022-23 da elite do rugby sevens mundial, com a brasileira Luiza Campos fazendo história

 

Os dias 9, 10 e 11 de dezembro serão do melhor rugby sevens mundial na Cidade do Cabo, África do Sul. O Cape Town Stadium, palco da Copa do Mundo de Futebol de 2010 e da última Copa do Mundo de Rugby Sevens, jogada em setembro deste ano, recebe a 2a etapa da temporada 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino (World Rugby Sevens Series), que contará com um total de 7 etapas, entre dezembro e maio, valendo 4 vagas nos Jogos Olímpicos de 2024. A terceira etapa do Circuito Mundial Masculino também será jogada, conjuntamente com a feminina. Todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo Star+, com as finais de domingo sendo exibidas também na ESPN3.

O Brasil está entre as 11 seleções da elite mundial do rugby sevens feminino e vai para a África do Sul com o objetivo de subir na classificação, após fechar o primeiro torneio em 12º. Cada torneio conta com as 11 seleções da 1a divisão e 1 convidada que, desta vez, será a seleção da casa. As Yaras encararão o forte Grupo B com a Nova Zelândia (medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio), Fiji (bronze em Tóquio) e Grã-Bretanha (criadora do esporte). Na 1a etapa, disputada em Dubai, o Brasil enfrenta neozelandesas e britânicas, com vitórias das oponentes.

No Grupo A estão a Austrália, atual campeã mundial e campeã da etapa de Dubai, Irlanda, Espanha e África do Sul, enquanto no Grupo C estão França (prata em Tóquio), Estados Unidos, Canadá e Japão. As duas primeiras colocadas de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas do geral avançarão às quartas de final, ao passo que as demais jogarão pelo 9º lugar. Cada equipe fará duas partidas na sexta, uma ou duas no sábado e duas no domingo.

Entre os homens, a etapa de Dubai foi vencida pela África do Sul, que está no Grupo A com França, Fiji e Canadá, enquanto o Grupo B tem Irlanda, Samoa, Uruguai e Japão. Já o Grupo C contará com Nova Zelândia, Argentina, Quênia e Espanha e o D com Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha e Uganda. O Brasil se classificou para a divisão de acesso masculina, que será realizada em datas a serem definidas em 2023.

 

Luiza Campos fará história na Cidade do Cabo

O torneio feminino da África do Sul ainda será especial para o Circuito Mundial por ser o 50º disputado desde a criação da competição, em 2012. Apenas quatro atletas que estarão em campo agora estiveram no primeiro da história do Circuito, realizado em Dubai, em 30 de novembro de 2012. Uma delas é a brasileira Luiza Campos que, aos 32 anos, completará seu 30º torneio de Circuito Mundial com a camisa das Yaras. “Eu fico muito feliz de ainda poder representar o Brasil depois de todos esses anos, ainda mais do lado de grandes nomes que seguem fazendo história”, comentou a atleta do Charrua Rugby Clube, de Porto Alegre.

 

Circuito Mundial Feminino de Rugby Sevens – 2a etapa – na Cidade do Cabo, África do Sul

Grupo A: 🇦🇺Austrália, 🇮🇪Irlanda, 🇪🇸Espanha e 🇿🇦África do Sul

Grupo B: 🇳🇿Nova Zelândia, 🇫🇯Fiji, 🇬🇧Grã-Bretanha e 🇧🇷Brasil

Grupo C: 🇫🇷França, 🇺🇸Estados Unidos, 🇨🇦Canadá e 🇯🇵Japão

*Horários de Brasília

Sexta, 09/12

08h06 🇧🇷Brasil x Nova Zelândia🇳🇿 (Star+)

12h30 🇧🇷Brasil x Fiji🇫🇯 (Star+)

Sábado, 10/12

07h41 🇧🇷Brasil x Grã-Bretanha🇬🇧 (Star+)

Quartas de final, das 12h44 às 14h15 (Star+)

Domingo, 11/12

Semifinais e finais, das 03h00 às 15h00 (Star+ para todos os jogos, ESPN3 a partir das 13h30)

Convocadas do Brasil

  • Mariana Nicolau (São José, SP)
  • Luiza Campos (Charrua, RS)
  • Rafaela Zanellato (Curitiba, PR)
  • Leila Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)
  • Thalia Costa (Delta, PI)
  • Isadora Lopes (Melina, MT)
  • Gisele Gomes (SPAC, SP)
  • Marina Fioravanti (Band Saracens, SP) (capitã)
  • Camilla Isis Carvalho (El Shaddai, RJ)
  • Andressa Alves (El Shaddai, RJ)
  • Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)
  • Marcelle Souza (El Shaddai, RJ)
  • Thalita Costa (Delta, PI)

Temporada 2022-23

1a etapa – Dubai (Emirados Árabes Unidos) – 2 e 3 de dezembro 2022

2a etapa – Cidade do Cabo (África do Sul) – 9 a 11 de dezembro 2022

3a etapa – Hamilton (Nova Zelândia) – 21 e 22 de janeiro 2023

4a etapa – Sydney (Austrália) – 27 a 29 de janeiro 2023

5a etapa – Vancouver (Canadá) – 3 a 5 de março 2023

6a etapa – Hong Kong (China) – 31 de março a 2 de abril 2023

7a etapa – Toulouse (França) – 12 a 14 de maio 2023

Foto: Luiza Campos pelas Yaras = Bruno Ruas @ruasmidia