Rugby brasileiro apresenta trabalho na Conferência de Treinamento e Educação do World Rugby

Gabriel “Gabó” Cenamo apresentou o curso da Brasil Rugby de Curso de “Captação e Retenção de Jogadores para as Categorias de Base” para representantes das principais federações de rugby do mundo

 

Na última semana, o Departamento de Torneio e Desenvolvimento da Brasil Rugby teve participação importante na anual World Rugby Training & Education Conference (a Conferência de Treinamento e Educação do World Rugby, a federação internacional), realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.

O coordenador de treinamento e educação da Brasil Rugby, Gabriel “Gabó” Cenamo, representou a confederação e realizou uma das comunicação do evento, apresentando para representantes de federações do mundo todo o trabalho realizado pela Brasil Rugby com o inovador Curso de Captação e Retenção de Jogadores para as Categorias de Base.

A conferência tem por base atualizar as equipes de desenvolvimento dos países filiados e abre espaço para que os países apresentem seus cases de sucesso, isto é, projeto que vêm sendo bem sucedidos.

“Ficou muito claro na conferência que a maior preocupação do World Rugby hoje é com a saúde dos praticantes e ficou muito claro que estamos um passo a frentes de muitas federações nesse assunto, com os trabalhos da Lúcia e do Djudjo. Estamos, por exemplo, implementando o curso activate, de prevenção de lesões “, comentou Gabó, que ainda confirmou que o World Rugby está lançando cursos que ajudarão a melhorar a segurança dos tackles e o breakdown e que serão também implementados. “Os cursos estão evoluindo e agora a maior preocupação com a prevenção de concussões e estamos trazendo isso para nossos cursos”, complementou.

Sobre a apresentação do Curso de Captação e Retenção de Jogadores para as Categorias de Base, Gabó contou que “de todos os casos apresentados, a adoção de novas tecnologias por conta da pandemia foi central nas apresentações, o que foi muito interessante. O nosso curso foi desenhado também como online e foi muito gratificante receber o retorno das federações. Nosso curso e nossas ações foram muito bem aceitos e elogiados e esse era um dos nossos objetivos, pois queríamos que o Curso de Captação e Retenção rompesse barreiras para poder ser implementado também em outros lugares. Nossa proposta no curso é proporcionar experiências marcantes para os jovens e esse aspecto foi muito falado. O próprio representante da França veio falar comigo e eles têm projeto semelhante, o que mostra que estamos no caminho certo”.

O curso foi aplicado neste ano e será aberto novamente em 2023.