Copa Cultura Inglesa: o futuro do rugby brasileiro em campo em Taubaté, nos dias 10 e 11 de dezembro

A Copa Cultura Inglesa é o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais Juvenis de Rugby Sevens e será jogada nos dias 10 e 11 de em Taubaté com transmissão no YouTube da Brasil Rugby e no YouTube do Time Brasil

 

Está chegando a grande data para o rugby brasileiro juvenil. É a Copa Cultura Inglesa, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais Juvenis de Rugby Sevens. A competição ocorrerá entre os dias 10 e 11 de dezembro e reunirá nada menos que 30 times e 360 jogadoras e jogadores do Brasil inteiro em um grande final de semana de desenvolvimento para o rugby brasileiro.

O campeonato será em Taubaté (SP), no Volkswagen Clube, com entrada gratuita, e contará com seleções de todo o país jogando quatro torneios: M21 (sub 21) feminino, M18 (sub 18) feminino, M21 masculino  M21 feminino.

Nos dois torneios femininos, as participantes serão as seleções de São Paulo Capital, São Paulo Vale (Vale do Paraíba), São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Centro-Oeste. Já no M21 masculino estarão São Paulo Capital, São Paulo Vale , São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, enquanto participarão do M18 masculino São Paulo Capital, São Paulo Vale , São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Centro-Oeste.

Em 2021, o Centro-Oeste foi campeão do M21 feminino, enquanto o Paraná ganhou o M18 feminino. No masculino, São Paulo Capital venceu o M21 e São Paulo Vale venceu o M18.

Os jogos acontecerão durante as manhãs e tardes de sábado (10) e domingo (11), com a tabela de jogos final sendo divulgada ao longo da semana.

 

A competição mais tradicional para o rugby juvenil brasileiro

A Copa Cultura Inglesa é a mais tradicional e importante competição de rugby juvenil no Brasil. O projeto apoiado pela Cultura Inglesa começou em 2010 e, desde então, em todos os anos jovens jogadores e jogadoras de todo o país sonham em serem convocados para defenderem suas regiões no final do ano, numa verdadeira festa da bola oval, que prepara os jogadores para o futuro e serve de plataforma para serem identificados pela Confederação Brasileira de Rugby como talentos promissores para as seleções brasileiros.

Desde 2013, a Copa Cultura Inglesa é disputada no formato de rugby sevens, a modalidade olímpica do rugby. Valendo Bolsa-Atleta para os três times melhores colocados em cada categoria, a Copa Cultura Inglesa é o primeiro degrau no crescimento pessoal que o rugby proporciona para centenas de jogadores e jogadoras, muitos dos quais oriundos de projetos sociais.

 

Espaço de Bem-Estar do Atleta e Espaço Nina

Em 2022, a Copa Cultura Inglesa ainda terá uma grande novidade: o Espaço de Bem Estar do Atleta, que oferecerá área para que os jogadoras e jogadores possam cuidar da recuperação física, com fisioterapeutas e equipamentos dedicados a prevenção e tratamento de lesões.

O Espaço Saúde se soma à iniciativa do Espaço Nina, do Projeto Nina, voltado para as jogadoras dos times femininos. O Nina é o espaço de promoção do empoderamento feminino atrás do esporte, com o intuito de oferecer um espaço seguro para as meninas que chegam para o esporte e para nele poderem se desenvolver pessoal e esportivamente da melhor forma.

 

Como chegar:

Dados:

  • Feminino M18: Nascidas em 2006 / 2005 / 2004
  • Feminino M21: Nascidos em 2003 / 2002 / 2001 + 2 atletas nascidos em 2000 ou 1999
  • Masculino M18: Nascidas em 2006 / 2005 / 2004
  • Masculino M21: Nascidos em 2003 / 2002 / 2001 + 2 atletas nascidos em 2000 ou 1999

 

Foto: Brasil Rugby