Brasil bate Paraguai e jogará a divisão de acesso ao Circuito Mundial de Rugby Sevens masculino

Tupis ficam com o 3º lugar em torneio na Costa Rica e se classificam para os Jogos Pan-Americanos e para o World Rugby Sevens Challenger, divisão de acesso à elite mundial

 

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens atingiu seus objetivos na temporada 2022 ao garantir classificação para os dois principais evento de 2023: os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o World Rugby Sevens Challenger, a 2a divisão do Circuito Mundial. Os Tupis foram a San José, na Costa Rica, para encararem o Sul-Americano Masculino de Rugby Sevens e terminaram o torneio com o terceiro lugar.

Os jogos de sábado valiam classificação aos Jogos Pan-Americanos e o Brasil fez sua parte derrotando o Paraguai na decisão por 14 a 5, após vencer também o time da casa por expressivos 54 a 0.

 

Domingo de decisões

Com a primeira meta alcançada, o Brasil se preparou para o domingo de mata-mata da competição continental. Contra a Argentina, pela semifinal, os Tupis fizeram uma partida épica. Com tries de Rauth, Nego e Muller, o Brasil abriu 21 a 0 sobre os Pumas, mas viu o rival virar o placar no segundo tempo para 26 a 21. Na última bola, no entanto, os Tupis garantiram o try do empate com o jovem Cafu, que jogou neste ano o Sul-Americano Juvenil e se provou revelação importante. Contudo, o chute da conversão que daria a vitória não entrou e a partida foi para a prorrogação com ponto de ouro. O Brasil acabou desperdiçando chute de penal e teve um cartão amarelo, que se provou fatal, dando espaço para o try argentino da vitória, 31 a 26.

Os Tupis não se abalaram e foram para o jogo final contra o Paraguai, valendo a vaga no Challenger. O Brasil foi superior o jogo todo e não teve a vitória colocada em risco em momento algum. Tries de Varejão e Felipe Sancery abriram 12 a 0, mas os paraguaios chegaram a reduzir antes do intervalo, quando os Tupis jogavam com 6 atletas após cartão amarelo. Recomposto, o Brasil aumentou o ritmo no segundo tempo e chegou a novo try com Rauth, recebendo lindo offload de Nego. O Paraguai acusou o golpe e Lucas Muller e Varejão correram para os tries da que fecharam a vitória brasileira, com os Yacarés marcando um último try de honra no lance final. 29 a 12 e vitória brasileira para assegurar a medalha de bronze do Sul-Americano.

“Objetivo cumprido: vagas para o Pan e para o Challenger conquistadas! Foi um campeonato muito duro, no qual erramos, acertamos e fomos construindo nossa equipe. O apoio de todos foi fundamental”, falou Douglas Rauth, um dos destaques da campanha brasileira.

O Chile se sagrou campeão do Sul-Americano ao derrotar a Argentina na final por 21 a 12. O Uruguai ficou com o 5º lugar, seguido por Venezuela e Costa Rica.

 

Acesso à elite mundial

O World Rugby Sevens Challenger terá início no ano que vem, com datas e locais de suas etapas a serem confirmados. A competição serve como segunda divisão do Circuito Mundial de Rugby Sevens (o World Rugby Sevens Series) e a cada ano o campeão do Challenger é promovido à elite, com o Uruguai tendo vencido a edição 2022. Com argentinos e uruguaio na primeira divisão, Brasil e Chile representarão a América do Sul na divisão de acesso. Ao todo, o Challenger contará com 12 seleções. Também participarão Alemanha, Bélgica e Itália, pela Europa; Jamaica, pela América do Norte; Uganda e Zimbábue, pela África; Hong Kong e Coreia do Sul, pela Ásia; e Tonga e Papua Nova Guiné, pela Oceania.

 

Costa Rica Sevens Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos e para o World Rugby Sevens Challenger

Local: Estádio Nacional – San José, 🇨🇷Costa Rica

Grupo PAN: 🇧🇷Brasil, 🇵🇾Paraguai, 🇻🇪Venezuela e 🇨🇷Costa Rica

Grupo SAR: 🇦🇷Argentina, 🇺🇾Uruguai e 🇨🇱Chile

*Horários de Brasília

Sábado, 26/11

🇵🇾Paraguai 40 x 05 Costa Rica🇨🇷

🇧🇷Brasil 28 x 00 Venezuela🇻🇪 (wo)

🇦🇷Argentina 14 x 22 Chile🇨🇱

🇧🇷Brasil 54 x 00 Costa Rica🇨🇷

🇵🇾Paraguai 28 x 00 Venezuela🇻🇪 (wo)

🇺🇾Uruguai 28 x 35 Chile🇨🇱

🇧🇷Brasil 14 x 05 Paraguai🇵🇾

🇨🇷Costa Rica 00 x 31 Venezuela🇻🇪

🇦🇷Argentina 33 x 07 Uruguai🇺🇾

Domingo, 27/11

16h00 – 🇦🇷Argentina 21 x 07 Venezuela🇻🇪

16h22 – 🇺🇾Uruguai 19 X 12 Paraguai🇵🇾

16h44 – 🇨🇱Chile 38 x 00 Costa Rica🇨🇷

‌—

18h16 – 🇺🇾Uruguai 29 x 22 Venezuela🇻🇪 – Triangular pelo 5º lugar

Semifinais

18h38 – 🇧🇷Brasil 26 x 31 Argentina🇦🇷

19h00 – 🇨🇱Chile 29 x 05 Paraguai🇵🇾

20h02 – 🇻🇪Venezuela 14 x 14 Costa Rica🇨🇷 – Triangular pelo 5º lugar

20h24 – 🇧🇷Brasil 29 x 12 Paraguai🇵🇾 – 3º lugar

21h41 – 🇺🇾Uruguai 57 x 00 Costa Rica🇨🇷 – Triangular pelo 5º lugar

22h03 – 🇨🇱Chile 21 x 12 Argentina🇦🇷 – Final

 

Tupis:

1 Matheus Cruz (Jacareí)
2 Douglas Rauth (Curitiba)
3 Joel Victor (Pasteur)
4 Daniel “Maranhão” Silva (Poli)
5 Matheus “Nego” Claudio (Jacareí)
6 Lucas Muller (Poli)
7 Gabriel Zurka (São José)
8 Felipe Sancery (São José)
9 Robson “Varejão” Morais (Pasteur)
10 Jacobus de Wet van Niekerk (Meraloma, Canadá)
11 Widson “Cafu” Menezes (El-Shaddai)
12 Gustavo “Rambo” Alburquerque (São José)
Treinador: Lucas “Tanque” Duque

📸Costa Rica Sevens Prensa