Hora de finais! É o mata-mata do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, nesse sábado

O Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, entra em sua fase decisiva. Nesse sábado, dia 1º de outubro, serão disputadas as quartas de final da competição. São jogos únicos, apenas ida, e quem vencer avançará às semifinais. Os duelos nesta fase opõem os primeiros e os quartos colocados dos grupos Sul e Sudeste, assim como os segundos e os terceiros colocados, com mando de jogo para os clubes com as melhores campanhas.

De um lado do chaveamento, o Farrapos (RS), de Bento Gonçalves, receberá o atual campeão São José (SP), ao passo que a atual campeã paulista, a Poli (SP), de São Paulo, receberá o Desterro (SC), de Florianópolis. Do outro lado, o Pasteur (SP), também da capital paulista, receberá o Charrua (RS), de Porto Alegre, enquanto o Curitiba (PR) será o mandante contra o Jacareí (SP).

O sábado ainda será determinante sobre as sedes das partidas das semifinais. Isso porque o mando de jogo das semis será destinado aos clubes que obtiverem as vitórias com maior margem de pontos na fase de quartas de final.

Todos os confrontos ocorrerão às 15h00 e a entrada n0s locais dos jogos é gratuita.

Os jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

 

Olho nos duelos

O único clube invicto até aqui na competição é o Farrapos, de Bento Gonçalves. O clube da Serra Gaúcha receberá o São José, atual campeão brasileiro. O Farrapos não perde no Estádio da Montanha simplesmente desde 2018 para nenhum clube e não é derrotado em seu estádio pelo São José desde 2015. No entanto, é bom ressalvar que os dois clubes não duelam desde 2017, quando os gaúchos venceram em casa por 43 a 20. Em 2016, a vitória foi do São José, em território paulista, por 33 a 27. Enquanto o Farrapos venceu todos os seus oito jogos no Super 12 deste ano, o São José teve quatro vitórias e seis derrotas. “Sabemos que o grupo dos paulistas era mais forte, tem outra realidade, e o jogo desse sábado será um grande desafio para mostrar onde estamos”, comentou Duda Zanrosso, atleta do Farrapos.

Em Curitiba, o segundo melhor do Grupo Sul, o Curitiba, terá pela frente o Jacareí, terceiro da chave paulista. O confronto direto favorece os Touros paranaenses, que venceram dois dos três duelos realizados entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, os dois clubes não se enfrentam desde 2017, quando o Jacareí venceu na casa do Curitiba, 23 a 17. O Curitiba começou forte a edição 2022, mas fechou a fase de grupos com três derrotas consecutivas, o que preocupa os Touros. Já o Jacareí oscilou, com três derrotas nos últimos quatro compromissos. Por isso, o jogo ganha ares de volta por cima para os dois times.

Já a capital paulista receberá os outros dois duelos. No campo tradicional do SPAC, o Pasteur receberá o Charrua, de Porto Alegre, naquele que será o primeiro duelo entre os dois times na história da competição. O Pasteur fez campanha forte de nove vitórias em dez jogos, mas chega para a partida com o peso da derrota na final do Campeonato Paulista no último sábado contra a Poli. Com isso, o jogo servirá para os Galos superarem o último revés e reencontrarem o caminho das vitórias, ao passo que os gaúchos buscam história, já que jamais alcançaram a fase de semifinais do campeonato nacional masculino. O Charrua chegou a flertar com o segundo lugar do Grupo Sul, mas perdeu para o Desterro na última partida e escorregou para o quarto posto.

Por fim, o confronto entre Poli e Desterro, no CEPEUSP, opõe dois clubes em alta. O time da casa está em festa após ser campeão do Campeonato Paulista (obtendo seu terceiro título nas últimas quatro edição do estadual), ao passo que os visitantes catarinenses vivem ascensão no Campeonato Brasileiro, tendo acumulado três vitórias nos últimos quatro jogos, incluindo triunfos cruciais contra Charrua e Curitiba. Na história da competição, Poli e Desterro duelaram duas vezes, com a Poli tendo triunfado em casa por 45 a 24 justamente nas quartas de final de 2019. O Desterro, por sua vez, venceu o duelo anterior por 39 a 35, em 2017.

 

Super 12 – Quartas de final

01/10

15h00 – Farrapos (RS) x São José (SP)

Árbitro: Guilherme Zaparolli

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS

15h00 – Poli (SP) x Desterro (SC)

Árbitro: Victor Hugo Barboza

Local: SESI Osasco – Osasco, SP

15h00 – Curitiba (PR) x Jacareí (SP)

Árbitro: Lucas Saccomanno

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

14h30 – Pasteur (SP) x Charrua (RS)

Árbitro: Cauã Ricardo

Local: SPAC – São Paulo, SP

Foto: Estádio da Montanha – Kévin Sganzerla