Tupis escalados para encararem os Yacarés

Os Tupis estão prontos para o primeiro jogo do ano que valerá pontos para o Ranking Mundial. O Brasil encara o Paraguai nessa quarta-feira, dia 24, pelo Três Nações sul-americano e terá um elenco próximo daquele que enfrentou o Chile na quarta-feira passada.

A comissão técnica brasileira optou por uma primeira linha igual à do primeiro desafio do mês, com Nelson, campeão da Major League Rugby norte-americana com o New York, formando de hooker ao lado de Leonel, do Civitavecchia, da Itália, e Henrique, dos Cobras. A segunda linha tem o capitão Gabriel Paganini formando ao lado de Fúria, que não jogou na quarta passada, mas esteve no XV titular do último sábado. Gelado é a novidade na terceira linha formando trio de Cobras com Bergo e Buda.

Na linha, a formação tem apenas uma mudança com relação ao primeiro jogo contra o Chile. É Coghetto, que jogou apenas no sábado contra os chilenos e volta a vestir a camisa 15. Maranhão fará dupla de pontas com Varejão, ao passo que Robert e Gabriel serão os centros. Por fim, a dupla criativa de scrum-half e abertura será composta por Rauth e Zé.

Entre os reservas, os pilares Levy e Brendon, o scrum-half Raj, o centro Joel e o ponta Feijão poderão ganhar seus primeiros caps, isto é, suas primeiras participações em jogos valendo Ranking Mundial.

“Estamos nos preparando para estes jogos há 2 meses. Durante este período tivemos o ingresso de novas pessoas no staff, como é o caso do Josh, que além da diretoria técnica da cbru, colabora como treinador dos Tupis e do Andrew Skehan, que trouxe um novo ponto de vista em algumas áreas do jogo. Tivemos o privilégio de fazer dois jogos contra a seleção chilena, onde pudemos experimentar e nos desafiar dentro das questões física, técnicas e táticas que nos propusemos. Além de dar a oportunidade de minutos internacional com a camisa dos Tupis para alguns atletas e assim dar profundidade ao nosso elenco. Os jogadores estão motivados e todos entendemos estamos competição com muita seriedade e importância para o que será a construção do futuro da nossa equipe”, comentou Fernando Portugal, head coach dos Tupis. “Porém, é importante ressaltar a logística da viagem, que está sendo desafiadora para os atletas. Jogamos contra o Chile em temperatura de 5 ºC com ar seco e agora jogaremos com umidade e 35 ºC em Barranquilla. Por isso estamos muito atentos com alimentação, hidratação e descanso. Não se trata apenas de treinar rugby”, completou.

Acerca dos oponentes, Portugal lembrou que “Paraguai e Colômbia estão há dois anos com franquias na SLAR, o que significa que puderam desenvolver atletas e o entendimento do jogo por parte deles evoluiu”.

O jogo terá transmissão ao vivo da ESPN3 e do Star+.

 

24/08 – 21h00 – 🇧🇷Brasil x Paraguai🇵🇾, em 🇨🇴Barranquilla – ESPN3 e Star+ AO VIVO

Árbitro: 🇨🇴Juan Manuel León

🇧🇷Brasil: 15 Guilherme Coghetto, 14 Robson “Varejão” Morais, 13 Robert Tenório, 12 Gabriel Zurka, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas “Zé” Tranquez, 9 Douglas Rauth, 8 André “Buda” Arruda, 7 Adrio de Melo, 6 Cleber “Gelado” Dias, 5 Gabriel “Fúria” Oliveira, 4 Gabriel Paganini, 3 Henrique Ferreira, 2 Murilo “Nelson” Rebolo, 1 Leonel Moreno;

Suplentes: 16 David Müller, 17 Brendon Alves, 18 Levy Marinho, 19 Felipe Rosa, 20 Arthur Bergo, 21 Rafael “Raj” Spago, 22 Joel Santos, 23 Victor “Feijão” Silva;

🇵🇾Paraguai: 15 Arturo López, 14 Facundo Paiva, 13 Juan Chilavert, 12 Enzo Sander, 11 Elías Sotelo, 10 Sebastián Urbieta (c), 9 Diego Muño, 8 Marcos Riquelme, 7 Ariel Núñez, 6 Carlos Plate, 5 Mariano Garcete, 4 Ignacio Martínez, 3 Enrique Quinteros, 2 Emilio Gorostiaga, 1 Daniel Cabral;

Suplentes: 16 Lucas Otaño, 17 Camilo Blasco, 18 Estéfano Aranda, 19 Álvaro Báez, 20 Mateo Rodríguez, 21 Rafael Bareiro, 22 Héctor Gaseo, 23 Diego Argaña;

 

Foto: 📷Matías Matus Acebo @mmatusacebo