Brasil retornou aos gramados com grande batalha contra o Chile

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV viajou ao Chile para uma série de dois amistosos contra a seleção da casa e o primeiro embate foi travado nesta quarta-feira, dia 17, no Old Grangonian Club, em Santiago. Foi o primeiro jogo do Brasil XV em 2022, que enfrentou uma seleção chilena em ascensão após os andinos garantirem classificação à Copa do Mundo de 2023. O Brasil fez uma partida parelha do começo ao fim, sendo derrotado por emocionantes 36 x 27.

O head coach brasileiro Fernando Portugal utilizou o jogo para promover a renovação do elenco brasileiro, já de olho no próximo ciclo para a Copa do Mundo de 2027, ao passo que o Chile optou por colocar em campo uma base de atletas que conseguiram a classificação a 2023. Apesar da força dos anfitriões, quem largou na frente foi o Brasil, que marcou o primeiro try do jogo logo no começo em maul finalizado por “Nelson” Rebolo, o camisa 2 do Brasil que foi campeão da Major League Rugby norte-americana pelo New York neste ano.

O Brasil ainda ampliou pouco depois com penal chutado por “Zé” Tranquez, mas os chilenos reagiram com mais volume de jogo e encostaram no marcador com try de Herreros. Zé deu o troco com penal, porém os chilenos garantiram a posse de bola na reta final e após as fases Eissmann cravou o segundo try dos donos da casa. No entanto, antes do intervalo, o Brasil ampliou sua frente com try de Paganini, finalizou após a investida de Henrique, em ação mostrando a qualidade dos avançados brasileiros. 20 a 12.

No segundo tempo, o Chile teve maior domínio territorial e virou o placar com tries de Videla e Carvallo, ambos construídos após o Brasil defender bem o maul chileno. A sequência de cartões amarelos e o vermelho a Leonardo “Neymar” deixaram o Brasil com inferioridade numérica na reta final do jogo, permitindo ao Chile marcar o try da vitória novamente com Carvallo.

Ainda assim, o Brasil cresceu valentemente no fim e Daniel “Maranhão” cravou o terceiro try verde e amarelo que deu esperança de uma virada no fim. Porém, ainda com um jogador a mais em campo, o Chile fechou o placar com try de Videla, recebendo de Torrealba. Fim de jogo: 36 a 27.

“Tivemos um primeiro tempo muito bom de muita entrega defensiva”, comentou Fernando Portugal. “Nos propusemos a defender o maul deles e realmente conseguimos defender bem. Tivemos excelentes tackles e fomos bem na zona de contato”, acrescentando sobre o sucesso defensivo dos primeiros40 minutos. O treinador ainda exaltou a qualidade ofensiva brasileira: “fomos muito rápidos com a bola e mãos e isso se refletiu no placar de intervalo”. Sobre o segundo tempo, Portugal pontuou sobre a qualidade chilena, “eles cresceram conforme foram fazendo as trocas no elenco e souberam trabalhar o contra-ataque”. Os cartões acabaram se tornando fator decisivo no fim, “acabou sendo uma reação em cascata, mas é importante exaltar como foi impressionante a resposta dos nossos jogadores. Ficamos a 2 pontos da vitória no fim do jogo, o que notável. Tivemos muito caráter neste jogo”.

O segundo duelo contra os chilenos será no sábado, dia 20, às 17h00, hora de Brasília, com Star+ ao vivo.

 

36 X 27

Chile 36 x 27 Brasil, em Santiago

Árbitro: Damian Schneider (Argentina)

Chile XV

Tries: Videla (2), Carvallo (2), Herreros e Eissmann

Conversões: Videla (1)

15 Santiago Videla,  14 Martín Dumay, 13 Matías Garafulic, 12 José Larenas, 11 Lukas Carvalho, 10 Tomás Salas, 9 Nicolás Herreros, 8 Clemente Saavedra, 7 Ignacio Silva, 6 Martín Sigren (c), 5 Javier Eissmann, 4 Augusto Sarmiento, 3 Iñaki Gurruchaga, 2 Diego Escobar, 1 Javier Carrasco;

Suplentes: 16 Augusto Bohme, 17 Sebastián Otero, 18 Estaban Inostroza, 19 Thomas Orchard, 20 Raimundo Martínez, 21 Santiago Edwards, 22 Marcelo Torrealba, 23 Lucca Avelli;

Brasil XV

Tries: Nelson, Paganini e Maranhão

Conversões: Zé (3)

Penais: Zé (2)

15 Robson “Varejão” Morais, 14 Victor “Feijão” Silva, 13 Robert Tenório, 12 Gabriel Zurka, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas “Zé” Tranquez, 9 Douglas Rauth, 8 André “Buda” Arruda, 7 Matheus Cláudio, 6 Adrio de Melo, 5 Gabriel Paganini (c), 4 Cleber “Gelado” Dias, 3 Henrique Ferreira, 2 Wilton “Nelson” Rebolo, 1 Leonel Moreno;

Suplentes: 16 Leonardo “Neymar” Souza, 17 Brendon Alves, 18 Levy Marinho, 19 Felipe Rosa, 20 Arthur Bergo, 21 Rafael “Raj” Spago, 22 Guilherme Coghetto, 23 Joel Victor Santos;

 

Foto: Jean Campos W – @sugarshoot / @rugbychile.cl