Yaras enfrentarão Irlanda na Copa do Mundo de Rugby Sevens

Nesta quinta-feira foram definidos os confrontos da Copa do Mundo de Rugby Sevens de 2022, que será realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, no Cape Town Stadium, na Cidade do Cabo (África do Sul).

O Brasil participará do torneio feminino, que contará com 16 seleções. O formato de disputas é simples: mata-mata direto, começando da fase de oitavas de final. No dia 9, as Yaras (a Seleção Brasileira) encararão nas oitavas uma velha rival: a Irlanda, contra o qual o Brasil já realizou 18 partidas oficiais, com 6 vitórias brasileiras. Quem vencer o duelo entre Brasil e Irlanda encarará nas quartas de final no dia 10 de setembro a vencedora da partida entre Fiji e Japão. As semifinais e a final ocorrem no dia 11.

Esta será a quarta participação das Yaras na competição, sendo que as brasileiras disputaram todas as edições já realizadas pela categoria feminina. Em 2009, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o Brasil acabou na 10ª colocação, ao passo que em 2013, em Moscou (Rússia), e em 2018, em São Francisco (Estados Unidos), as Yaras ficaram com a 13ª colocação.

Os confrontos das oitavas de final serão os seguintes:

Austrália vs Madagascar

Estados Unidos vs Polônia

Canadá vs China

Fiji vs Japão

Irlanda vs Brasil

Inglaterra vs Espanha

Nova Zelândia vs Colômbia

França vs África do Sul

 

Brasil em todas as grandes competições do sevens feminino

O rugby sevens internacional conta com três grandes competições em escala mundial. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos, disputados a cada quatro anos. Também jogada de quatro em quatro anos é a Copa do Mundo de Rugby Sevens (Rugby World Cup Sevens), competição mais antiga da modalidade, jogada sempre dois anos depois dos Jogos Olímpicos. A próxima edição é neste ano, em setembro, na África do Sul.

A Copa do Mundo não deve ser confundida com o Circuito Mundial de Rugby Sevens (World Rugby Sevens Series), série de torneios realizada anualmente com 11 seleções disputando o título da primeira divisão.

Depois de entrar em campo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Brasileira Feminina está classificada para a Copa do Mundo de 2022 e segue na elite do Circuito Mundial.

 

Torneio masculino de Cape Town

A Copa do Mundo de Rugby Sevens também contará com o torneio masculino rolando em paralelo, com 24 times, começando de uma fase preliminar com 16. Os 8 melhores da edição 2018 começam o torneio nas oitavas de final.

 

1ª fase

Irlanda vs Portugal

Canadá vs Zimbábue

Samoa vs Uganda

Escócia vs Jamaica

Quênia vs Tonga

Gales vs Coreia do Sul

Hong Kong vs Uruguai

Alemanha vs Chile

 

Oitavas de final

Inglaterra vs Irlanda/Portugal

França vs Canadá/Zimbábue

Estados Unidos vs Samoa/Uganda

Nova Zelândia vs Escócia/Jamaica

Argentina vs Quênia/Tonga

Austrália vs Gales/Coreia do Sul

Fiji vs Hong Kong/Uruguai

África do Sul vs Alemanha/Chile

 

Foto: Mike Lee – World Rugby