Yaras defendem hegemonia no Sul-Americano de rugby sevens feminino em Saquarema

Com patrocínio da TIM e transmissão de ESPN e Star+, competição classifica a campeã para os Jogos Pan-Americanos de 2023. É o primeiro torneio em casa da Seleção Brasileira Feminina desde o Rio 2016

 

A Seleção Brasileira Feminina (as Yaras, como são conhecidas) será anfitriã de um torneio internacional pela primeira vez desde 2016. Neste ano, o Brasil é a sede da 21ª edição do Sul-americano de Sevens Feminino, que será realizada pela Sudamérica Rugby (a confederação sul-americana) nos dias 10 e 11 de junho, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Pela sétima vez o torneio acontecerá no Brasil.

Com apoio da Prefeitura de Saquarema e transmissão exclusiva dos canais ESPN e da plataforma de streaming Star+, a tradicional competição será realizada pela sétima vez no Brasil e terá, além do Brasil, a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. A campeã do torneio se classificará automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

As partidas acontecerão no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, conhecido pelo torcedor de futebol por ser onde joga o time local Boavista Sport Club. O evento também será marcado pela solidariedade, não haverá cobrança de ingressos e os fãs de rugby precisarão apenas doar 1 kg de alimento não-perecível para assistir aos jogos entre as rivais sul-americanas.

“Uma emoção sem tamanho viabilizar que as Yaras voltem a disputar um torneio internacional no Brasil depois de seis anos. A última vez foi a estreia nos Jogos Olímpicos, Rio 2016. Queremos resgatar aquele clima de orgulho e festa e chamar nosso público para lotar as arquibancadas. Afinal, as Yaras são a grande potência do rugby na região e são protagonistas na força do esporte feminino no Brasil.”, destaca Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

“Receber o Sul-Americano de Seven Feminino de Rugby é um privilégio, além da reafirmação de que Saquarema tem vocação para sediar competições de várias modalidades esportivas. Preparar a cidade para receber com qualidade os atletas e torcedores de vários países e solidificar sua imagem como a capital nacional dos esportes é um desafio que estamos cumprindo”, explica a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

As seleções se dividem em dois grupos de quatro equipes que jogam contra todas do mesmo grupo na sexta-feira. As duas melhores de cada grupo avançam às semifinais no sábado, que ainda terá a grande final e as decisões de 3º, 5º e 7º lugares.

As Yaras são patrocinadas pela TIM e integraram neste ano a primeira divisão mundial. No nível continental, o Brasil vai em busca do seu 20º título sul-americano da categoria. O domínio é tamanho que elas ganharam 19 das 20 edições deste torneio, todas as vezes de modo invicto. Isto é, o Brasil jamais foi derrotado numa partida válida pela competição. A única edição que não teve participação brasileira foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.
“Estamos felizes de acompanhar as Yaras em mais uma competição, principalmente porque elas representam em campo os valores da nossa marca – liberdade, respeito e coragem. Somos parceiros da CBRu desde 2019 e apoiar o time feminino faz parte do nosso compromisso com a equidade de gênero e com a criação de mais oportunidades para as mulheres”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

O último título das Yaras foi comemorado em novembro passado no Uruguai, onde as brasileiras bateram na final as colombianas por 36 a 5. As duas seleções se credenciaram para a Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. As Yaras já estiveram como única representante sul-americana nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco) e agora irão acompanhadas das colombianas.

 

Convocação com continuidade

O técnico Will Broderick convocou 12 atletas para defenderem o Brasil no Sul-Americano (clubes entre parênteses). Mariana Nicolau, Luiza Campos, Rafaela Zanellato, Thalia Costa, Cláudia Teles, Aline Furtado, Marcelle Souza, Marina Fioravanti e Gabriela Lima jogaram a última etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens, disputada no mês passado na França.

1 Mariana Nicolau (São José)

2 Luiza Campos (Charrua)

3 Rafaela Zanellato (Curitiba)

4 Leila Silva (Leoas)

5 Thalia Costa (Delta)

6 Cláudia Teles (Niterói)

7 Aline Furtado (USP)

8 Marina Fioravanti (Bandeirantes)

9 Gabriela Lima (Charrua)

10 Andressa Alves (Charrua)

11 Larissa Alves (Curitiba)

12 Marcelle Souza (Charrua)

 

Tabela

Sexta – 10 de junho

Brasil x Guatemala – 10h – ESPN2 / Star+

Paraguai x Uruguai – 10h22 – ESPN2 / Star+

Colômbia x Peru – 10h44 – Star+

Argentina x Chile – 11h06 – Star+

Brasil x Uruguai – 12h28 – ESPN2 / Star+

Guatemala x Paraguai – 12h50 – ESPN2 / Star+

Colômbia x Chile – 13h12 – Star+

Argentina x Peru – 13h34 – Star+

Brasil x Paraguai – 15h26 – ESPN2 / Star+

Uruguai x Guatemala – 15h48 – ESPN2 / Star+

Argentina x Colômbia – 16h10 – Star+

Paraguai x Peru – 16h32 – Star+

 

Sábado – 11 de junho

Semifinais de 5º lugar – 10h00 e 10h22 – Star+

Semifinais pelo Ouro – 10h44 e 11h06 – ESPN2 / Star+

Decisão de 7º lugar – 13h28 – Star+

Decisão de 5º lugar – 13h50 – Star+

Decisão do Bronze – 16h12 – Star+

FINAL – Decisão do Ouro – 16h34 – Star + (ESPN2 a confirmar)

 

Mais informações:

https://brasilrugby.com.br/

#JogueComoUmaYara #RugbyFeminino #WomensRugby #rugby7s #talktoyaras

 

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

 

Sobre a modalidade

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

 

Informações para imprensa e influenciadores

Agência Esporte&Negócio – www.esporteenegocio.com.br/ (11) 5083 8845 / @esporteenegocio

Carlos Alessandro – carlos@esporteenegocio.com.br – (11) 98293 4224