Feminino estreia Brasileiro de rugby XV no sábado 19

A tão sonhada participação nacional das mulheres no rugby XV chegou com a realização do I Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais da modalidade a partir deste sábado (19).

Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o torneio inédito prossegue até 26 de junho e reunirá cerca de 500 atletas de nove seleções regionais: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo Vale (do Paraíba), Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Centro-Oeste, São Paulo Capital e São Paulo Interior.

Em cada categoria, equipes juvenis (M21 ou Sub21) e adultas se enfrentarão em três etapas. A primeira etapa, no dia 19 deste mês, acontecerá nas cidades de São José da Lapa (Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais), São João Batista (SC) e Indaiatuba (SP). A segunda, no dia 9 de abril, em Canoas (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). E a terceira, no dia 21 de maio, em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP).
As semifinais, marcadas para o dia 11 de junho, serão formadas pelas primeiras colocadas de cada um dos três grupos e a melhor segunda colocada. A grande final será realizada no dia 25 de junho. A definição dos locais das semifinais e da final dependerá das seleções regionais classificadas.

“Emocionante fazer parte deste marco para o rugby feminino brasileiro. Tão lutador para driblar as dificuldades e mesmo assim a maior potência do continente, agora tem um torneio nacional para chamar de seu. Pretendemos que se consolide e ajude a formar atletas e abastecer os clubes e nossa seleção”, salientou Mariana Miné, CEO da CBRu.

A coordenadora de Desenvolvimento do Rugby Feminino da Sudamérica Rugby, Bárbara Pichot, destaca a importância deste torneio brasileiro para o esporte sul-americano. “A região tem muito a ganhar com este passo dado pelo Brasil. A formação de atletas de rugby XV ampliará a base da pirâmide e alimentará a seleção nacional, contribuindo para melhorar o nível competitivo da modalidade no continente. Desejo muito êxito com este trabalho”, comentou a dirigente.

“Um torneio deste porte no calendário nacional possibilita o desenvolvimento qualitativo não apenas das atletas, mas de árbitros, treinadores e demais profissionais de staff técnico. Por meio de capacitações e mentorias integradas nas fases de treinamento e dos jogos entre os times. Este é um grande desafio qualificar toda esta cadeia de alto rendimento”, observou Júlio Faria, coordenador de Desenvolvimento do Jogo da CBRu.

Confira abaixo como estão divididos os grupos:
Grupo 1
– Seleção do Rio de Janeiro
– Seleção de Minas Gerias
– Seleção São Paulo Vale

Grupo 2
– Seleção do Paraná
– Seleção de Santa Catarina
– Seleção do Rio Grande do Sul

Grupo 3
– Seleção de São Paulo Capital
– Seleção de São Paulo Interior
– Seleção do Centro-Oeste