Yaras fazem história e terminam em 6o lugar no Circuito Mundial de Sevens em Dubai

As Yaras encheram o esporte nacional de orgulho ao terminar na sexta colocação e realizar sua melhor campanha no Circuito Mundial de Sevens, promovido pela World Rugby. Na disputa pelo quinto lugar, hoje (27) em Dubai, elas perderam no instante final da partida para a Grã-Bretanha por 21 a 22 e ainda assim comemoraram a jornada histórica. A etapa do circuito, a penúltima do ano, foi vencida pela Austrália, que bateu Fiji por 22 a 7. A França ficou com o bronze depois de vencer a Rússia por 40 a 0.

Horas antes, no último confronto da fase classificatória, a seleção brasileira já tinha presenteado os fãs de rugby com uma façanha: vencer pela primeira vez os Estados Unidos, por 12 a 10. O jogo em que as oponentes se equilibraram no poder defensivo e empataram em número de tries (dois), a pequena diferença a favor do Brasil foi a conversão de Raquel Kochhann.

No jogo contra a tradicional Grã-Bretanha, quarta colocada nos Jogos do Rio (2016) e Tóquio (2020), as Yaras repetiram a forte marcação no centro do campo. Aguentaram a pressão até os primeiros 4 minutos, quando a britânica Jasmine Joyce anotou o primeiro try. O troco veio com drible de Bianca Silva e uma arrancada de 40 metros para o try, mais conversão de Raquel.

Na segunda etapa, logo no início, as britânicas conseguiram um try com Elle Boatman. Mas as Yaras foram pacientes para mover a bola com eficiência de um lado para o outro, uma tônica do time ao longo do torneio, e viraram com try de Edna Santini e conversão de Isadora “Izzy” Cerullo.

Os últimos minutos do jogo foram de novas viradas eletrizantes. Abble Brown e Emma Uren colocaram a Grã-Bretanha em vantagem. Em mais um tiro de longa distância, Gabriela Lima marcou o try que parecia garantir a vitória e Raquel ainda somou mais dois pontos de conversão. Antes da árbitra Ashleigh Murray-Pretorius encerrar a partida surgiu a jogada inesperada de Grace Crompton. O try britânico não ofuscou o brilho da surpreendente campanha das brasileiras, elogiada pelos narradores e comentaristas oficiais do torneio.

Declarações – “Um torneio em que aplicamos muitas ações treinadas. Quando encaixamos nosso plano de jogo, o Brasil é de fato um time a ser batido”, avaliou Raquel Kochhann. Já o head coach da seleção, William Broderick destacou por que o time está em reconhecida evolução. “Esse resultado representa o trabalho que vem sendo realizado há pelo menos dez anos, com excelentes atletas e profissionais envolvidos. Elas trabalham muito duro e merecem tudo que vêm conquistando. Estou feliz e querendo mais porque sei do nosso potencial”, disse.

As Yaras permanecem em Dubai, onde também disputam nos dias 3 e 4 de dezembro a última etapa do Circuito Mundial de Sevens Feminino de 2021. Mais um bom desempenho pode fazer a seleção brasileira terminar o ano em sua melhor posição no ranking.

 

 

Circuito Mundial de Sevens – Dubai 2021

Sexta-feira – 26/11 – Horário de Brasília

Brasil 21 x 26 França

Brasil 26 x 12 Espanha

 

Sábado – 27/11

Brasil 5 x 38 Austrália

Brasil 12 x 10 Estados Unidos

Brasil 21 x 22 – Grã-Bretanha (Disputa de 5o lugar)

França 40 x 0 Rússia (Disputa de Bronze)

Austrália 22 x 7 Fiji (Disputa de Ouro)

 

Mais informações sobre o Circuito Mundial Feminino de Sevens:

https://www.world.rugby/sevens-series

 

Yaras convocadas para a penúltima etapa do Circuito Mundial de Sevens

1- Luiza Campos (capitã) – 31 anos – Charrua (RS)

2- Raquel Kochhann – 29 anos – Charrua (RS)

3- Mariana Nicolau – 23 anos – São José (SP)

4- Isadora Cerullo – 30 anos – Niterói Rugby (RJ)

5- Marina Fioravanti – 28 anos – Band Saracens (SP)

6- Bianca Silva – 23 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

7- Thalia Costa – 24 anos – Delta Rugby (PI)

8- Aline Furtado – 26 anos – Rugby USP (SP)

9- Leila Silva – 25 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

10- Andressa Alves – 20 anos – Charrua (RS)

11- Marcelle Souza – 25 anos – Charrua (RS)

12- Gabriela Lima – 27 anos – Charrua (RS)

13 – Edna Santini – 29 anos – São José Rugby (SP)

14 – Cláudia Teles – 29 anos – Niterói Rugby (RJ)

 

Comissão técnica das Yaras

Treinador – William Broderick

Manager – Dannielle Abreu

Preparador físico – Aristide Guerriero

Fisioterapeuta – Beatriz Rodrigo