Calendário nacional masculino de 2023 terá oito torneios de XV e dois de sevens

A Confederação Brasileira de Rugby detalhou nesta semana as novidades referentes aos torneios nacionais para a temporada de 2023. As mudanças visam aumentar o número de partidas aos clubes, mantendo um calendário mais extenso e abrindo oportunidades para equipes de todas as regiões do país.

No rugby XV adulto, as disputas ocorrem entre março e outubro, com espaço para que também sejam realizadas competições estaduais ou regionais intercaladas. Serão seis competições Super 12 (1ª e 2ª divisões), Torneios de Acesso, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Troféu Desafio e Torneio de Seleções Regionais.

BAIXE O CALENDÁRIO DOS TORNEIOS AQUI

Super 12
O Super 12, primeira divisão do Campeonato Brasileiro, contará com 12 clubes divididos em três grupos regionais com quatro equipes. Na região 1 estarão clubes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região 2, clubes de Paraná e São Paulo, e na região 3, equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As equipes se enfrentam no sistema todos contra todos, ida e volta dentro de seus grupos, realizando seis jogos cada. Os dois primeiros de cada grupo vão para a segunda fase, em hexagonal final, e se enfrentam também no sistema todos contra todos. Os dois melhores times do hexagonal fazem a final em jogo único. 

A 2ª divisão do Super 12 (antiga Taça Tupi) será composta por 12 clubes divididos em três torneios regionais, com um campeão por região. Cada equipe joga três vezes em turno único, com o primeiro colocado sendo o vencedor. 

A região 1 terá clubes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região 2 terá clubes de Paraná e São Paulo, e a região 3, equipes de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os participantes de cada Taça serão renovados anualmente conforme classificação nos estaduais.

Torneio Acesso
O acesso à elite do Super 12 do ano seguinte, porém, será disputado através do Torneio Acesso, reunindo os times com pior desempenho da 1ª divisão e os de melhor desempenho na 2ª divisão. Novamente 12 equipes divididas em três grupos regionais se enfrentarão em turno único dentro das chaves, em três rodadas. Estarão presentes em cada grupo os dois piores da primeira divisão e os dois melhores da segunda divisão. Os dois primeiros de cada chave regional avançam à primeira divisão. 

Copa do Brasil
A Copa do Brasil é uma das novidades no calendário e reunirá campeões estaduais e/ou regionais se enfrentando em formato eliminatório direto. 

Nas quartas de final, os duelos serão da seguinte forma: campeão de Minas Gerais enfrentando o campeão do Centro-Oeste/Norte; campeão do Rio de Janeiro enfrentando o campeão da Bahia/Nordeste; campeão de São Paulo enfrentando o campeão de Santa Catarina; e o campeão do Paraná enfrentando o campeão do Rio Grande do Sul. O torneio segue com semifinais e a final em jogo único.

Copa dos Campeões
Outra novidade será a realização da Copa dos Campeões, que a partir de 2024 reunirá os campeões do Super 12 e da Copa do Brasil em jogo único, abrindo a temporada. Caso uma equipe tenha conquistado Super 12 e Copa do Brasil, ela também será declarada campeã da Copa dos Campeões. 

Troféu Desafio
Haverá também a disputa do Troféu Desafio (nome provisório), onde o vencedor atual coloca a taça simbólica em disputa durante os jogos oficiais em casa, ou no desafio de pré temporada. Se perder, a taça passa ao clube vencedor, que recoloca ela em disputa. Ela será válida por jogos de torneios estaduais, regionais ou nacionais. 

Torneios de Seleções Regionais
Outra novidade será a disputa de dois Torneios de Seleções Regionais de XV, um adulto e outro de base.

No adulto, contará com quatro equipes se enfrentando ao longo de cinco datas, especialmente em feriados, para que os times possam fazer atividades antes das partidas. 

As seleções que ainda terão seus nomes definidos serão formadas por atletas de São Paulo, atletas da região Sul, atletas do restante do país e Cobras M20 (atletas das seleções brasileiras de base). As quatro equipes se enfrentam no sistema todos contra todos, seguida pelas semifinais, bronze e final.

O Torneio de Seleções Regionais Juvenil de XV será disputado nas categorias M18 e M21, as equipes serão divididas em três grupos com três seleções. 

No grupo 1 estarão seleções de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; no grupo 2 estarão a seleção do Vale do Paraíba (São Paulo), Rio de Janeiro e a união de atletas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia; no grupo 3 se enfrentam as seleções de São Paulo (capital) São Paulo 2 (interior) e Centro-Oeste. O campeão de cada chave e o melhor segundo colocado avançam à semifinal.

Rugby Sevens
O rugby sevens terá suas competições nacionais realizadas em novembro e dezembro. As federações, porém, terão a liberdade de organizar torneios ao longo do ano, conforme a necessidade. A competição adulta será o ‘Brasil Sevens’, composto por 16 times divididos em quatro grupos. 

As vagas serão divididas proporcionalmente para as federações/regiões de acordo com a quantidade de clubes que participam das etapas regionais e pela quantidade de etapas na região. Todas as equipes participantes do Brasil Sevens devem, obrigatoriamente, jogar no mínimo duas etapas regionais com no mínimo seis equipes participantes em cada etapa. A federação/região deverá indicar as equipes no mínimo 90 dias antes da data do torneio.

A base será contemplada com a Copa Cultura Inglesa de Sevens. A forma de disputa do torneio ainda será divulgada. A CBRu está estudando junto às federações e clubes os modelos e faixas etárias que atendam da melhor maneira o desenvolvimento das categorias de base em todo território nacional.

Competições Masculino a partir de 2023:

Rugby XV – Super 12 (1ª e 2ª divisões), Torneio Acesso, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Troféu Desafio e Torneio de Seleções Regionais (adulto e juvenil)


Rugby Sevens – Brasil Sevens (adulto) e Copa Cultura Inglesa (juvenil)