Brasil perde para o Chile na primeira partida pelo triangular sul-americano

Depois de uma primeira etapa em que foi superior ao adversário, a seleção brasileira masculina de rugby perdeu por 13 a 23 para o Chile na tarde de hoje (11) no estádio Charrúa, em Montevidéu, no Uruguai. Transmitida com exclusividade pelos canais ESPN, a partida foi a primeira do triangular sul-americano válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. Agora, a missão brasileira é de vencer os anfitriões uruguaios no dia 25 de julho e seguir sonhando com a vaga.

O jogo começou com os Tupis predominando no ataque até a metade do primeiro tempo, segurando os mauls (evolução dos jogadores erguidos em bloco) e equilibrando os scrums (formação de disputa pela bola). Aos 9 minutos, mesmo sob forte marcação que foi a tônica da seleção chilena, o capitão brasileiro Felipe Sancery anotou um drop kick e trouxe tranquilidade para os companheiros. Aos 39 minutos, Daniel Maranhão arrancou em alta velocidade por cerca de 30 metros para um try impressionante que fez o time ir para o intervalo vencendo por 10 a 7.

Os Condores começaram a pontuar quando aproveitaram o amarelo aplicado no segunda linha Gabriel Paganini, aos 20 minutos, para empurrar a seleção brasileira na zona dos 22 metros. Destaque da partida, o hooker chileno Augusto Bohme anotou dois tries, completados com conversões de Rodrigo Fernandez e Francisco Urroz.

No segundo tempo, os chilenos completaram penal com Fernandez. Os brasileiros responderam logo em seguida com a mesma moeda e Moisés Duque marcou mais três pontos. Urroz deu o troco aos 50 minutos com novo penal. A partir daí, os Condores se impuseram mais nos scrums e mauls e conseguiram try e conversão decisivos. Aos 70 minutos, ainda marcaram penal com o mesmo Urroz que saiu contundido de campo em jogada seguinte. A pressão dos Tupis nos últimos minutos levou os Condores a cometer penais próximos do in goal, mas os pontos para ao menos empatar não vieram..

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase

Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)
Chile W x O Colômbia – 03.07 – Santiago (Chi)
(Seleção colombiana apresentou casos de covid e a seleção chilena foi declarada vencedora por WxO)

Segunda Fase

Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase

Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.