Sudamérica Rugby realiza assembleia e Marjorie Enya é eleita para Conselho da World Rugby

A Sudamérica Rugby realizou no sábado (26), de forma virtual, sua Assembleia Geral Ordinária com a participações das uniões filiadas para deliberar assuntos importantes como renovação de conselho e formalização de atividades. Entre outros trabalhos, a brasileira Marjorie Enya foi eleita por unanimidade para ser a representante feminina da Sudamérica no Conselho da World Rugby. Marjorie substituirá a colombiana Alejandra Betancur no posto.

“É uma responsabilidade enorme ser indicada a esta posição, que o Brasil ocupa hoje em reconhecimento à sua boa governança e ao legado e trajetória das mulheres incríveis do rugby brasileiro. Desde que meu caminho no rugby começou, pude ter contato próximo com múltiplas realidades do nosso esporte: desde o rugby estritamente amador, que vive de voluntárias e voluntários e que trabalha duro para conseguir o mínimo pra praticar, até os mega eventos internacionais que levam nossas atletas para competir ao redor do mundo. Eu fico feliz por ter chegado a esta posição partindo de um começo em que a comunidade do rugby brasileiro se reconhece, e com a experiência de ter passado dois anos na governança da CBRu, onde fui muito bem acolhida por meus colegas de Conselho”, disse Marjorie.

Marjorie conheceu o rugby em 2010 durante sua graduação em História na USP, e pouco depois se vinculou ao SPAC. Atuou como coordenadora voluntária da categoria feminina na Federação Paulista de Rugby, e na sequência trabalhou na CBRu como manager da seleção feminina. Passou a se dedicar à gestão de grandes eventos, atuando como gerente de serviços para o rugby, pentatlo moderno e futebol-de-sete paralímpico nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e na Copa do Mundo de Rugby Sevens em São Francisco, EUA, em 2018. Foi contemplada com a bolsa da World Rugby para o desenvolvimento de lideranças femininas no mesmo ano, com a qual estudou estratégias de impacto social na University of Pennsylvania. Mais recentemente, liderou a organização do World Rugby U20 Trophy no Brasil, que ocorreu em 2019, e atualmente cursa o mestrado em Estudos Olímpicos na prestigiada Academia Olímpica Internacional.

O Conselho da Sudamérica Rugby também teve renovação parcial de autoridades por mais 4 anos, segundo orienta as regras estatutátias. As uniões fundadoras tiveram ampliação de representatividade com o intuito de dar mais voz para todos na região. Dessa forma, será a primeira vez que o conselho terá a representação de 11 confederações.

Entre outros trabalhos, também foram feitas aprovações formalizadas do balanço de 2019. Além disso, cada confederação fez apresentações sobre os trabalhos realizados durante a temporada 2019.

Novo Conselho para o período 2020-24:

Presidente: Sebastián Piñeyrúa (Uruguai)
Secretário: Juan Pablo Bello (Argentina)
Tesoureiro: Carlos Barbieri (Argentina)
Vice-Presidente: Marcello Calandra (Uruguai)
2º Vice-Presidente: Giancarlo Bistrot (Brasil)
Vozes: Michael Black (Chile), María Catalina Palacio (Colômbia), Oscar Moreira Lacasa (Paraguai).
Vozes suplentes: Virginia Carolina Varela (Venezuela), Manuel Alejandro Castillo Mollinedo (Guatemala), Juan José Chacón Quirós (Costa Rica), Néstor Corbetto (Peru).

Texto: Sudamérica Rugby

Imagem: Fotojump